A dança do universo

Resenhas - A Dança do Universo

1 | 2 | 3 | 4

Bruno 06/03/2012

A dança do universo
Marcelo Gleiser, físico brasileiro, vencedor de vários prêmios e não é a toa. Aconselho a todos!
Este livro nos trás desde os mitos da criação até além do big bang, contando como a ciência se desenvolveu, a física em seu nascimento.. a superação, as dificuldades, os becos de teorias sem saídas, a vida dos físicos, sua admiração por Einstein.

Enfim, saiba porque o universo dança =)

Raquel 03/12/2010

Bom, mas abandonei...
Pois bem, esse ano abandonei um livro! A Dança do Universo, de Marcelo Gleiser. Há muito que eu ansiava por ler esse livro, desde que ele apareceu no Fantástico explicando de uma forma bem simples os mistérios do Universo. Fazendo com que minha admiração pelo céu aumentasse. A primeira vez que tive a oportunidade de lê-lo, eu meio que não conseguia entender direito, tudo muito complicado, umas coisas filosóficas no meio, uns termos que eu nunca ouvira até então. Devo ter conseguido chegar no máximo ao capítulo 3. A semana acabou e eu tive que devolver à biblioteca. Dois anos se passaram para que eu voltasse a ter outra oportunidade de ler, dessa vez consegui pegar vários pontos interessantes, já estava toda contente! Mas aí chegou uma parte que, não sei se por causa dos acontecimentos ocorridos comigo ou mesmo porque não estava com paciência, não consegui entender e resolvi abandonar mais uma vez. Mas agora eu já fui bem mais longe, faltava poucos capítulos para o fim, mas... Abandonei mesmo!
Marcelo Gleiser é um cara muito inteligente, e consegue passar para os leitores muito conteúdo e com esse livro ele tira todo o estereótipo de que todo cientista é louco, pouco sociável e anti-religião. Não, muito pelo contrário, não terminei o livro, mas consegui entender que os cientistas (em sua maioria) optam pela ciência justamente por crerem em Deus, ou, se preferirem, em uma força maior. Eles, por meio da ciência, tentam entender a maestria da natureza.
Mas lembrando que para que se entenda o livro, você tem que ter um pouco de conhecimento científico, mesmo com tanta didática, o autor (pelo menos a meu ver) tem momentos de viagem, sim, tem partes em que eu fiquei perdida em tanta viagem louca que ele faz!
Talvez daqui a um tempo eu tenha mais uma oportunidade de ter esse livro em mãos e finalmente ler até o fim, entendendo tim-tim por tim-tim! Assim espero!
filhodocarbono 18/02/2013minha estante
Talvez a literatura infantil estivesse mais condizente com suas faculdades intelectuais.

silvian 08/08/2010

Mistério!!!
Este livro faz a Física se tornar um assunto apaixonante!De maneira clara e didática, o autor vai falando dos mitos da criação do universo e também da história de vida de físicos e astronomos como Kepler,Isaac Newton,Galileu Galilei,das teorias desde os filósofos Aristóteles,Platão etc.Muito instrutivo.
Eu fiquei curiosa para ler este livro desde quando assisti a entrevista do autor no Programa Roda Viva da cultura e ele disse que não acreditava em Deus,que para ele a teoria que mais explicava a vida na terra era do Big Bang,mas ao ler o livro a gente continua na incerteza,na dúvida.De fato não sabemos nada. O mistério continua.

Lúcia Ramos 07/09/2009

Física descomplicada
O físico Marcelo Gleiser escreve tudo de um jeito tão fácil que qualquer apaixonado ou curioso por astronomia acompanha e compreende este livro. Adorei. Sem dúvida recomendo aos interessados pelo assunto.

desto_beßer 16/07/2009

Grata surpresa
Sintetizar a história da ciência em um livro é uma tarefa pavorosamente complexa, o que resulta em obras pavorosamente ruins com uma grande freqüência. M. Gleiser, porém, realiza um trabalho fantástico em ‘Dança do Universo’, no qual expõe a evolução das idéias sobre a cosmogênese, evitando simplificações grosseiras e elencando de maneira estupenda os fatos e biografias mais significativas para a compreensão de como os cientistas sabem hoje o que sabem. Como surgiu Tudo? De onde o Universo surgiu? Havia algo antes dele? A linha de raciocínio para respondê-las está muito bem traçada na obra, que compete de igual para igual com outros títulos internacionais mais famosos de divulgação científica escritos por bambambãs da física.

Nando 17/03/2009

Um livro acessível para leigos.....
Muito interessante este livro que trata da origem do universo começando com os mitos da criação, passando pelos filósofos gregos até chegar paulatinamente nas teorias científicas de criação do universo pincelando os principios de física clássica e quântica de forma leve e acessível para leigos. Qualquer pessoa que, assim como eu, havia lido anteriormente o livro de Stephen Hawkins "Uma breve história do tempo" e, posteriormente, "O Universo numa Casca de Noz" pode notar que Marcelo Gleiser é mais bem sucedido que Hawkins na missão de apresentar os conceitos científicos de forma simples e didática para leigos.

1 | 2 | 3 | 4