A Cor Púrpura

A Cor Púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Clara.Beatriz 08/01/2024

O que você pensa de Deus?
Primeira leitura de 2024 e já começamos com o pé direito. Que leitura incrível, que livro incrível, personagens bem construídos, uma obra prima.
Me irritei um pouco no final com a Shug e com os capítulos muitos longos que não vi necessidade, por isso dei 4.5.

"Eu mesmo acho que a gente tá aqui pra se admirar. Pra admirar. Pra perguntar. E admirando as grandes coisa e perguntando sobre as grandes coisa é que a gente vai aprendendo as coisa pequena, quase que por acaso. Mas a gente nunca sabe mais sobre as grandes coisa do que sabia quando começou. Quanto mais eu admiro as coisa, ele falou, mais eu amo. E as pessoa, eu aposto, começam a amar você de volta, eu falei."

Lívia 08/01/2024

Sensibilidade.
O título da resenha resume o que esse livro significou pra mim: uma leitura de incrível sensibilidade ao retratar a violência doméstica, o racismo, o abuso infantil e outros tantos temas que são recorrentes ,e que nós conhecemos, mas que é tão difícil de falar sobre. O livro é de extrema importância, fiquei confusa em alguns momentos por conta dos longos diálogos mas logo conseguia me encontrar e compreender. O final foi como eu queria e não quebrou minha expectativa, até porquê sou o tipo de leitora que detesta finais sofridos ?. Indico demais!

Rayane.Bahiense 07/01/2024

Senti a pedrada
Comecei a ler pra ter contexto pro filme que tá pra sair. Comecei a ler sem saber nada da história, nadica de nada. A depressão bateu já no primeiro dia, nas primeiras páginas. Agora terminei dando uma choradinha de alegria de tão bonito que acabou.

Normalmente minha leitura rende muito mais com capítulos contínuos, aqui a gente lê cartas, então no início achei que não fluiria tão bem. Não podia ter me enganado mais! A história me pegou de jeito e fico pensando por que demorei tanto a ler esse livro. Mas o dia chegou e ainda bem que li.

Patrícia 07/01/2024

A cor púrpura
Com uma narrativa linda, fluida e encantadora, Alice Walker aborda temas difíceis, importantes, necessários? ao trazer a vida de Celie com diversos abusos e dificuldades. O desenvolvimento da personagem é gigante. A construção das relações é muito intensa. Terminei em lágrimas, refletindo sobre diversos aspectos, mas com um sentimento de preenchimento e esperança.

itsfepo 06/01/2024

Querido Deus,
Há muito tempo que eu sou apaixonado pelas músicas do musical de A Cor Púrpura e demorei um bom tempo para ver o filme e sempre fiquei intrigado pela profundidade que a história parecia ter.

Ler o livro fez com que essa história ficasse muito mais profunda, mais triste, mais inspiradora. É uma leitura muito fluída, porque como está escrita em formato de cartas, a leitura é muito rápida.

Com certeza, meu ano de 2024 começou muito bem.

Emmanuele.Machado 06/01/2024

Ainda não sei se é um favorito ou não e preciso refletir muito sobre todas as camadas desse livro, mas QUE LIVRO. Com certeza merecedor de todos os prêmios e aplausos que recebe até hoje. Um 5 estrelas fácil e certo.

Raquel.Cesare 06/01/2024

Este livro é uma obra poderosa que mergulha nas complexidades da vida, explorando temas como resiliência, empoderamento feminino e a busca por identidade. A narrativa comovente e a força dos personagens oferecem uma experiência literária enriquecedora, destacando a capacidade humana de superar adversidades e encontrar a beleza na jornada.

Ana Lee 05/01/2024

Merecedor do prêmio Pulitzer com certeza
Um clássico! Sempre quis muito ler esse livro e quando consegui comprar fiquei muito feliz. A maneira como a história se desenrola, te faz ter esperança, ele não é apenas pra mostrar um vida de dor, mas pra lembrar de que isso não te define, que você pode mudar a própria história e mesmo que demore, pode ser feliz.

camila1856 05/01/2024

Uma grata surpresa
Um livro marcante, sensível e verdadeiro. Logo de cara me causou um estranhamento na leitura pela linguagem informal, mas logo se tornou algo peculiar na narrativa. Muito especial e necessário. Perdi a conta de quantas marcações eu fiz nesse livro. Traz muitas reflexões e ensinamentos. Foi incrível acompanhar a história de Celie, que é feita através de cartas, o que torna a leitura dinâmica e fluida. Gostei DEMAIS!!! Já estou ansiosa para ver o filme.

Laiane 05/01/2024

"A cor púrpura" é uma obra significativa e comovente que nos faz lembrar das profundas cicatrizes que o racismo e o sexismo podem deixar na sociedade e na vida das pessoas. No entanto, o livro também enfatiza a capacidade de resistência, de questionar as normas e definir os próprios papéis. Somos incentivados a enfrentar os desafios com coragem e lutar contra a injustiça.
Amei tudo na obra, principalmente a simplicidade com que a autora abordou temas complexos e como descreveu mulheres fortes com diferentes forma de resistência.

Maicon 04/01/2024

Cercada de dores, perdas, abusos e violência de diversas formas, A Cor Púrpura nos conta a história de vida de Celie, uma criança/mulher preta, no sul dos estados unidos em 1906, que vive um pesadelo desde sua infância mas tem sua vida mudada por conta do amor, em suas diversas formas de existência.
Um livro que te machuca logo na primeira página, mas também te acalenta em seu meio, te faz sorrir e acreditar que o amor tem um poder real sobre as pessoas e suas histórias de vida. Um livro que te faz chorar de tristeza e também de felicidade. Um livro que te faz sentir.

Dri 04/01/2024

Excelente leitura. Muitas reflexões, muitos temas importantes abordados e naquela época, onde tudo era mais difícil para os negros, a autora teve a ousadia de escrever uma história assim. Braba demais.

Bya 04/01/2024

Escrito de forma simples mas com um peso enorme. Tudo fica mais difícil quando Celie não sabe o tamanho das dificuldades que passa porque nunca experimentou outra vida. O crescimento dela,a forma como ela foi lidando e entendendo as coisas e tendo mais consciente de si e das próprias vontades, é doloroso e satisfatório.

Ao mesmo passo que foi sentido acompanhar o redor dela, as pessoas que faziam parte da vida dela e o racismo, o preconceito, as escolhas (ou falta delas) pela cor da pele e pela própria sociedade, onde mulheres foram feitas pra ser de uma forma e homens de outra, e ver que existiam pessoas que fugiam desse padrão dentro dos próprios limites.. as consequências que sempre vão existir, invasões, abandono, a própria violência entre o povo, a falta da percepção da indiferença, a falta de liberdade, a humilhação e o julgamento, dói ler.

marifdam 03/01/2024

Um clássico
O livro é no formato de diário, com a Celie escrevendo cartas para Deus.
A história é pesada pois aborda abuso sexual, estupro, violência contra mulher e racismo. Celie é uma verdadeira guerreira por ter aguentado tudo isso.

Isabela 03/01/2024

Um dos melhores que já li!
Deixo aqui minha passagem preferida:

?Amém, ele falou. Aí ele falou uma coisa que de verdade me deixou surpresa porque foi tão refletido e cheio de sentido.
Quando se trata do que as pessoa fazem junto com o corpo delas, quem é que vai saber como são as coisa. Mas quando se trata de amor, eu sei como é. Eu amei e eu fui amado. E eu agradeço a Deus por ele ter feito eu compreender que o amor num acaba só porque tem gente que range os dente. Eu num fico surpreso por você amar Shug Avery, ele falou. Eu amei Shug Avery a vida toda.?