A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker




Resenhas - A Cor Púrpura


1814 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Manuh 17/02/2024

Um clássico!
?Eu acho que Deus deve ficar fora de si se você passa pela cor púrpura num campo qualquer e nem repara.?

Leitura difícil, precisei dar várias pausas para aguentar chegar ao final? mas mensagem é maravilhosa!
comentários(0)comente



AnaD.Brito 17/02/2024

O livro não poderia ter outro nome ?
Uma leitura incrível e absurdamente linda!
Emocionante do começo ao fim, trazendo temas tão urgentes e necessários. Adorei, em especial, os debates filosóficos, sociais e religiosos entre a Celie e a Shug, que amor e que relação incrível que as duas construíram. ??
comentários(0)comente



Lorena 17/02/2024

Vibrante
História muito fluida mas densa. Fala de racismo, da complexidade dos processos de construção de relacionamentos femininos, do filtro religioso como componente da estrutura social.

Mas, para quem procura uma perspectiva de leitura mais leve, é possível só acompanhar a troca de cartas entre as irmãs e torcer por elas!
comentários(0)comente



BeatrizLeone 16/02/2024

Virou um dos favoritos da vida
?Eu mesmo acho que a gente tá aqui pra se admirar. Pra admirar. Pra perguntar. E admirando as grandes coisa e perguntando sobre as grandes coisa é que a gente vai aprendendo as coisa pequena, quase que por acaso. Mas a gente nunca sabe mais sobre as grandes coisa do que sabia quando começou. Quanto mais eu admiro as coisa, ele falou, mais eu amo.?
comentários(0)comente



Carla1468 16/02/2024

A Cor Púrpura
No início do século XX,em meio ao Sul dos Estados Unidos, temos Celie, jovem,pobre,negra e com uma vida de violências e traumas... Em meio a essa realidade Celie escreve cartas a Deus, desabafando ao final de cada dia e com a esperança de dias melhores no futuro, e também a sua irmã,separada na adolescência.

Um livro com diversos temas corriqueiros da época e que infelizmente ainda estão presentes em nossa realidade social,como: estupro, evasão escolar,analfabetismo, violência doméstica, violência psicológica e emocional,lutas por gênero,etnia e classe social.

Um enredo com momentos tristes e cruéis mas que levantam temas importantes para serem debatidos e muito reflexivos.

Um clássico da literatura norte-americana para uma boa leitura ?
comentários(0)comente



JoAo366 16/02/2024

Uma história surreal!
Esse, com toda certeza do mundo, é um dos melhores livros que já li.
A narrativa é fluida, dramática, envolvente, triste em muitos momentos, engraçada em alguns e extremamente intensa.
É um livro que deveria ser leitura obrigatória, uma vez que aborda tantos temas importantes.
Eu amei amar a Celie, Sofia, Nettie e viver outros sentimentos com personagens tão ricos e fortes.
comentários(0)comente



TainA.Baracho 16/02/2024

Faz semanas que terminei esse livro mas esqueci de deixar uma resenha. É uma história forte e muito marcante. Chorei igual uma coitada. E quando terminou finalmente eu pude respirar
comentários(0)comente



brennobarreto 16/02/2024

Emocionante
A história é contada por cartas e isso já encana. Celie é uma personagem muito real e carismática. Além dela, as mulheres negras da trama são muito complexas.
É um livro maravilhoso!
comentários(0)comente



thamaralho 15/02/2024

Celie
A Celie é uma personagem fantástica, amei todas as palavras dela principalmente quando ela percebe que esta contente sozinha.
Um livro triste, profundo e bastante poético. Me envolvi bastante com a leitura e me arrependi de não ter lido ele antes.

"Eu tento ensinar o meu coração a não querer nada que ele não pode ter."
"Eu não acredito que você ta morta, como você ta morta se eu ainda sinto você?"
"Eu nem olho pros homens. Essa é que é a verdade. Eu olho para as mulher, sim, porque não tenho medo delas.
"E como você vai, querida irmã? Os anos vieram e se foram sem uma única palavra sua. Só o céu acima das nossas cabeças é o que temos em comum. Eu olho muitas vezes para ele como se,
de alguma maneira, refletida na sua imensidão, um dia eu me encontrarei olhando nos seus olhos. Os seus queridos, grandes, límpidos e lindos olhos."
comentários(0)comente



Anita.Pacheco 15/02/2024

Nota 9/10
Leitura gostosa, enriquecedora e reflexiva! Como é bom relembrar a história por meio de perspectivas pessoais, com muita fé e amor! Amei ler ?
comentários(0)comente



MilenaSales00 15/02/2024

Palavras não são suficientes.
Nem acredito que demorei tanto pra ler esse clássico. Do início ao fim, completamente presa na narrativa e esse formato de cartas me encantou. Apesar de toda temática pesada, que é o racismo, abuso e misoginia, as páginas não deixam de emocionar e encantar.

Me encantei com a história dessas mulheres fortes e resilientes. Em vários momentos precisei parar pra respirar e digerir o que estava lendo.

Mil estrelas. LEIAM !!!!!!!

Obs1: após finalizar a leitura corri pra ver o filme e é incrível mesmo como o Steven Spielberg conduziu/compactou o enredo. Poético. Dramático. Perfeito. Não entendo nada de cinema, mas? quem entendeu deu Oscar né ? Hahahah

Obs2: me apressei pra ler o livro porque queria MUITO ver a nova adaptação no cinema, mas depois vi que era um musical: perdi a vontade haha
comentários(0)comente



Giovanna 15/02/2024

Celie. apenas Celie.
Que leitura pesada e ao mesmo tempo filosófica. Nunca imaginei ler sobre questões raciais, machistas, sexuais e religiosas de maneira tão direta e simples, mas que, mesmo assim, foi debatido de forma tão profunda.
A trajetória de Celie é muito triste e cheia de gatilhos para aqueles leitores mais sensíveis, mas a autora não aborda essas temáticas apenas pra dramatizar o enredo, elas são o ponto de partida pra construção de Celie como uma pessoa não subserviente e uma mulher capaz de dar e receber amor.
Que livro fantástico!
comentários(0)comente



Ludimyla Lopes 14/02/2024

THIS IS A WORK OF ART
Eu odeio ter que escrever resenhas aqui pra poder contabilizar nos desafios. Um dos motivos é não ter palavras pra descrever um livro como este e acabar escrevendo uma coisinha porca como essa que eu acabei de escrever aqui.
Celie, te amo
Nettie, te amo
Sofia, VOCÊ FOI GRANDONA SEM MEDO
Alice Walker, sem palavras pra você
comentários(0)comente



Eduardoow 13/02/2024

A cor púrpura
Esse livro me surpreendeu de algumas formas, antes de ler achei que focaria mais em cenas pesadas que iriam retratar a desigualdade de gênero ou racismo/preconceito na época, mas achei ótimo que não precisou ser tão explícito para ainda assim estar evidente e passar a própria ideia da autora, no início foi meio confuso e cansativo de ler por conta da escrita fonética da personagem a toda hora, não achei que seria o livro inteiro, mas deu pra entender o motivo, obviamente, bom, aos poucos foi melhorando, a história é boa, os personagens também são e o final igualmente, valeu a pena ter lido.
comentários(0)comente



Evelyn.Micheline 13/02/2024

Livro muito necessário
Livro muito necessário. Retrata a história de Celie e todos ao seu redor onde podemos ver o quanto as pessoas pretas continuaram a sofrer mesmo após o fim da escravidão. Aborda o tabu da sexualidade feminina e acima de tudo sobre o amor. Quem ama deixa ir e não prende o outro jamais.

Gostei muito do livro, a única coisa que me incomodou foi a escrita através de cartas, onde eu ficava muitas vezes confusa, mas nada que tirasse o valor profundo do livro para mim. Ameiii!!!
comentários(0)comente



1814 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |