Vento da lua

Vento da lua Antonio Muñoz Molina

Resenhas - Vento da Lua

Bruna 16/10/2017

A história é contada pelo narrador,através de suas lembranças de adolescência em Mágina,Espanha.
Um adolescente,apaixonado por livros e ciências em fase de descobertas e transições,e sua família humilde e católica.
Em meio ao lançamento da nave Apollo 11 e sua fascinação pelo espaço,seus devaneios e cobranças de seu pai para ler menos e ir trabalhar na lavroura,ele se impõe e faz-se ouvir.
A Espanha entrando em uma era de consumismo e modernidade em contraste com uma população carente,falta de estruturas básicas e muita repressão política.
Nesse palco ele se refugiava na poesia do espaço e beleza do universo,e claro, nos seus livros.Ele defendia suas ideias modernas demais para pessoas tão desprovidas de conhecimento,não fazia sentido acreditar nas histórias bíblicas e suas crenças, e os diálogos com o padre,sobre o obscurantismo religioso,sobre inconsistências cristãs são libertadoras, quando explicava sobre astronomia para pessoas leigas que fazia piada com ele,mostra o quão ingnorantes somos,um universo vasto e incompreensível,praticamente inexplorado.

"Fé e razão,parece que as duas são contraditórias.Darwin contra o Gênesis: o homem criado numa manhã,no sexto dia,ou o resultado de milhões e milhões de anos de evolução,da ameba até esses seres que nesse exato momento estão viajando pelo espaço rumo à lua"