Roberto Carlos em Detalhes

Resenhas - Roberto Carlos Em Detalhes

Vânio 12/12/2009

A Homenagem e o Homenagiado

(Escrito a 29/06/2006)

Finalmemente, acabo de ler as 504 páginas do livro mais comentado e polêmico do ano, "Roberto Carlos Em Detalhes", do historiador e jornalista Paulo Cesar de Araújo. O livro em questão, lançado no dia 1° de dezembro de 2006, persegue o desafio, como propõe o autor, de "contar a trajetória artística de Roberto Carlos desde o início, canção por canção, detalhe por detalhe".

O autor, fã de carteirinha do rei desde criança, fez um trabalho de pesquisa exaustivo durante 15 anos, e quase 200 entrevistas exclusivas para nos brindar com a biografia do cantor mais popular do Brasil na atualidade.

Mas Roberto Carlos, o grande homenagiado, se sentiu ofendido. Dia 11/12/2006, em sua tradicional entrevista de fim de ano, ele se queixou do jornalista-autor, mas admitiu que ainda não tinha lido o livro.

No fim de fevereiro de 2007, sob a alegação de invasão de privacidade, "os advogados do rei haviam conseguido uma liminar suspendendo provisoriamente a comercialização da biografia, nunha ação cível cujo descumprimento obrigaria [a editora] Planeta a pagar uma multa diária de R$ 50 mil. A editora acatou a liminar, mas, como as livrarias continuavam a vender o livro, Roberto Carlos resolver entrar com uma ação criminal" (Folha de S. Paulo - 28/04/2007).

Na tarde do dia 27/04/2007, após cinco horas de audiência na 20ª Vara Criminal da Barra Funda, São Paulo, "os advogados do cantor Roberto Carlos e da editora Planeta fizeram um acordo que prevê a interrupção da produção e comercialização da biografia não-autorizada 'Roberto Carlos Em Detalhes'" (idem).

Os 10.700 exemplares que a editora tinha em estoque estão agora em poder ro rei, que ainda não decidiu o que deverá fazer com eles: talvez recicle ou os guarde (para quê, eu não consegui entender). A editora teria um prazo de 60 dias para retirar das livrarias o tão famigerado livro.

Pois é. Acabo de lê-lo. Antes mesmo que retirassem das prateleiras, corri a um hipaer-mercado aqui de Aracaju e comprei o meu. Não que eu seja fã do cantor, nem tão pouco porque goste de "fofocas", de saber da vida alheia... nada disso. Comprei-o para meu amigo Ademir Henrique, que mora em Lagarto e, como eu, está sempre antenado no que acontesse no meio cultural. Li algumas páginas e me interessei por seu conteúdo, e resolvi comprar o meu também.

Interessei-me porque o livro mostra a trajetória da Música Popular Brasileira, desde seus primórdios passando pela Bossa Nova de João Gilberto, o Tropicalismo de Caetano Veloso, o Rock dos anos 60/70 com a turma do iê-iê-iê, a passeata contra a guitarra eletrônica, os Grandes Festivais, etc. Histórias que não vivi, não participei, mas que me emocionam!

"Roberto Carlos Em Detalhes", portanto, está proibido para comercialização, mas no universo da internet, onde tudo é permitido, principalmente o que é proibido, a biografia censurada pelo rei pode ser encontrada por valores que chegam a variar de R$ 10,00 (o e-book) a R$ 300,00 (livro original), preços que podem mudar muito com a procura e a demanda.

UM ALERTA IMPORTANTE!
Há cópias falsas circulando pela net. Ao receber qualquer arquivo executável, aqueles que pedem para você salvar o programa no seu micro, não aceite em hipótese alguma! Pode ser um cavalo-de-tróia, ou trojan, um daqueles programinhas que rouba sua senha ou os dados de seu cartão de crédito assim que você fizer qualquer transação na web.

O melhor mesmo é procurar os blogs, que disponibilizam todo o conteúdo do livro na rede, gratuitamente.

E boa leitura!

Garanto que, se você é apaixonado por música, principalmente a História da Música Popular Brasileira, não vai se arrepender com a leitura da biografia censurada "Roberto Carlos Em Detalhes".

VOCÊ JÁ LEU O LIVRO "Roberto Carlos Em Detalhes"?

Participe da enquete. Clique no link abaixo e vote. Deixe sua opinião. Critique, comente, elogie... A PALAVRA É SUA!

seufuviu 17/07/2009

Clan'destino
Paulo Cesar de Araujo descortinou desde de Cachoeiro de Itapemirim até nossos dias, o nascimento & a glória do Rei.

Eliezer 19/12/2023

"Roberto Carlos em Detalhes" propõe uma imersão profunda na vida e na carreira do icônico cantor brasileiro. Paulo César de Araújo traça uma narrativa que vai além dos palcos e dos sucessos musicais, explorando os bastidores, os relacionamentos pessoais e os momentos cruciais que moldaram a trajetória de Roberto Carlos.

O autor adota uma abordagem minuciosa, detalhando desde a infância de Roberto Carlos até os altos e baixos de sua carreira, proporcionando uma visão mais completa do homem por trás da figura pública. O livro busca revelar aspectos pessoais, muitas vezes desconhecidos pelo público, abordando temas como a relação do cantor com familiares, amigos e colegas de trabalho.

A escrita de Araújo é envolvente e investigativa, lançando luz sobre episódios marcantes na vida do cantor. No entanto, é importante considerar que a retirada do livro de circulação, devido a questões legais, gerou polêmica e debates sobre a liberdade de expressão e os limites da biografia não autorizada.

O autor busca equilibrar a admiração pela obra de Roberto Carlos com uma abordagem crítica e analítica de sua vida pessoal. A narrativa é construída com base em entrevistas, depoimentos e pesquisas extensas, oferecendo uma perspectiva que vai além do glamour da fama.

"Roberto Carlos em Detalhes" é uma leitura que desafia o leitor a reconsiderar sua percepção do ícone da música brasileira. Ao revelar os aspectos menos conhecidos da vida de Roberto Carlos, o livro propõe uma reflexão sobre as complexidades da fama e os sacrifícios pessoais que muitas vezes acompanham o sucesso.

Em resumo, "Roberto Carlos em Detalhes" é uma biografia ambiciosa que busca desvendar os segredos e as facetas menos conhecidas do "Rei" da música brasileira. O livro oferece uma visão profunda e, por vezes, controversa de Roberto Carlos, convidando os leitores a contemplarem a complexidade por trás da imagem pública do artista.

Victor Vale 07/11/2013

Um ícone revelado a contra-gosto. Humanizado e por isso mesmo revelando-se grandioso. Apenas um insensível, talvez surdo, não percebe o tamanho do homem que se tornou rei pela vontade do povo, de todo o povo, rico e pobre, norte e sul.

Bit 27/02/2011

a vida do rei
Roberto Carlos em Detalhes é um livro de 2006, escrito por Paulo Cesar de Araújo. Trata-se de uma biografia não-autorizada do cantor Roberto Carlos.
A obra foi lançada no dia 2 de dezembro de 2006, porém, em 10 de dezembro, o cantor Roberto Carlos entra na justiça com duas ações, uma contra a Editora Planeta e outra contra o autor do livro. O livro foi retirado das livrarias.
O livro conta a trajetória de Roberto: sua vida simples em Cachoeiro junto a família, o acidente no trilho de trem, a luta para conseguir um espaço na vida artística, as festas e orgias da jovem guarda, as composições, as mulheres e namoradas de sua vida, o sucesso, a fé, a família, os sofrimentos. É um livro interessante!

Alexandre 29/11/2009

Biografia proibida a pedido do cantor e compositor Roberto Carlos.

novojunior 16/07/2009

Concordo que Roberto Carlos seja um dos maiores cantores do país, se não o maior. Mas essa história toda de "Rei" parece ter lhe subido a cabeça, servindo para "justificar" algumas sandices do próprio, como por exemplo a de mandar recolher um livro que conta a sua história. Qual é o problema disso? É algum segredo para alguém que ele sofreu um acidente e perdeu uma perna? Por acaso sua história é tão vergonhosa assim que não se possa publicá-la? Estranho, tudo muito estranho. Penso que 'quem não deve, não teme' e, neste caso, RC parece não fazer jus a este dito popular...
Quero muito ler este livro, mas devido a esta censura absurda e sem cabimento, já não sei se conseguirei...
Ailson 01/09/2012minha estante
Existe em pdf. Está disponível na internet

Cyntia Bandeira 31/07/2014minha estante
Adoro Roberto cantando, mas essa de tirar o livro das lojas ele bancou o tonto.