Antígone

Cegalla

Resenhas - Antígona

Ellen 24/12/2023

Amo textos teatrais
Não lembro de uma frase em específico, mas gostei de ser o coral junto com duas amigas na aula de redação.

Cristina 22/12/2023

Bota tragédia nisso
Li Édipo e depois esse, achei os dois muito bons, meu início na tragédia grega, gente, que história! Vinganças, intimidações, personagens fortes, quanta morte, adorei, já estou com As traquínias em mãos.

Lore 17/12/2023

Li essa peça grega por conta de um trabalho da faculdade, não estava em meus planos lê-la, mas foi uma experiência bem interessante.

sabren 13/12/2023

é uma peça de teatro grega que perpassa a trajetória (mais precisamente o fim) dos filhos de édipo. o foco é em antígona, mulher imponente e forte, que após a morte dos dois irmãos, onde um tem sua devida sepultura e ao outro é negado esse direito, decide, contra todas as leis, sepultar o seu falecido irmão e trava uma batalha com seu tio. é possível ver que o orgulho é quem mata, tanta desgraça acontece por conta de algo tão simples, uma ordem que tivesse sido desfeita teria evitado a morte de uma família inteira.

Guiggs 03/12/2023

Interessante!
Através dele vc entende oq é o conceito de Édipo q Freud explica ???Foi um livro bom para ler! Mas não tenho tanta certeza se seria a melhor tragédia grega para ler Qm tá querendo começar nesse gênero? não sei tbem tô começando kakakaka, então quem puder me recomendar algo estarei aq aceitando ?

Dani - Amando Leitura 24/11/2023

Antígona
A personagem principal é uma mulher forte e que sempre tenta agir da melhor forma. É a primeira vez que leio, mas espero reler novamente e perceber mais partes da história que me passou despercebida agora.

mel! 08/11/2023

é bem curtinha a história. li pois é obra do PAS1 e confesso que não achei ruim, tinha umas palavras desconhecidas mas fora isso a história é ok

Michelle França 06/11/2023

Nada disso teria acontecido se tivesse inventado o celular
A típica tragédia que poderia ser evitada se naquela época existisse um smartphone ou um pombo correio, uma cartinha pelo correio, uma boa vizinha fofoqueira que faz o boato chegar mais rápido que um raio.
O que eu mais adoro da tragédia grega é o quanto ela é TRRRRRRAAAAAGICA!!!!
É um sofrimento exagerado, o filho crítica o pai o velho vai e se mata com uma punhalada no peito, a filha fugiu com o namorado a mãe se joga do precipício e assim por diante.
Mas brincadeiras à parte é uma bela tragédia gostei.

bia 06/11/2023

Abriria mao do meu sepultamento e permitiria que minha alma ficasse vagando por ai sem rumo por toda a eternidade pela Antigone, ela é tão mãe eu amo ela

banana20 28/10/2023

Não prometeu nada, entregou tudo.
Todo mundo fala sobre a história de Édipo, mas a história da filha dele é muito melhor.
Tem comédia, tem tragédia, tem deboche, tem mitadas. Isso que é beleza viva!!!

carolina 25/10/2023

Muito bom pra pensar o Direito natural e o Direito positivo. Antígona, defende seu direito natural, enquanto Creonte um tirando, impõe uma lei contrária. Era uma crença antiga que os rituais de passagem eram importantes para que a alma não ficasse vagando eternamente sem destino. Com essa preocupação, Antígona preferiu correr o risco da morte para enterrar seu irmão despojado, contrariando a lei de Creonte que proibia o enterro unicamente deste irmão dela.

Nati Sampaio 07/10/2023

Um livro incrível que todos deveriam ler. O livro conta a história de Antígona, uma mulher que se defende feroz e abertamente perante todos de uma cidade de Tebas, após desobedecer o Rei. Essa leitura nos traz muitas reflexões a respeito dos direitos de todos os seres humanos que devem ser resguardados até mesmo na morte.
Embora um clássico datado de muitos anos, a leitura não é complicada, muito pelo contrário - é gostosa e fluida.
Adorei a leitura, e recomendo.
Amanda2041 07/10/2023minha estante
Nossa, eu amo essa história de paixão?

Nati Sampaio 07/10/2023minha estante
É demais, né? Eu amei também!

Reccanello 18/04/2024minha estante
O erro de se tornar a lei como parâmetro de moralidade.