Antígona

Cegalla

Resenhas - Antígona

Ray 24/07/2022

Definitivamente uma tragédia
Tive que ler para um trabalho do curso, mas não imaginava que fosse gostar tanto. Uma peça curtinha e com uma baita lição de moral no final.

Moral da história: todo mundo morre. Brincadeirinha, é mais do que isso, mas se você quiser saber, vai ter que ler para descobrir.
Machado Neto 24/07/2022minha estante
Li no primeiro ano da faculdade. É o tipo de obra que molda seu pensamento.

Michela Wakami 25/08/2023

Espetacular
Esse livro fechou com chave de ouro, essa trilogia, amei demais acompanhar essa história.
E o autor não brinca em serviço, quando ele diz que vai escrever uma peça sobre tragédias, ele capricha, não economiza.

Esse é o terceiro livro da trilogia.

folksewis 20/04/2021

OBRA PRIMA
Não sei nem por onde começar a falar sobre isso aqui, nem o que falar na verdade. A tamanha genialidade de Sófocles, não só em Antígona mas em toda trilogia tebana, me deixa de queixo caído até hoje.

Nati Sampaio 07/10/2023

Um livro incrível que todos deveriam ler. O livro conta a história de Antígona, uma mulher que se defende feroz e abertamente perante todos de uma cidade de Tebas, após desobedecer o Rei. Essa leitura nos traz muitas reflexões a respeito dos direitos de todos os seres humanos que devem ser resguardados até mesmo na morte.
Embora um clássico datado de muitos anos, a leitura não é complicada, muito pelo contrário - é gostosa e fluida.
Adorei a leitura, e recomendo.
Amanda2041 07/10/2023minha estante
Nossa, eu amo essa história de paixão?

Nati Sampaio 07/10/2023minha estante
É demais, né? Eu amei também!

Reccanello 18/04/2024minha estante
O erro de se tornar a lei como parâmetro de moralidade.

Layla.Ribeiro 30/07/2021

Uma leitura muito interessante que podemos fazer alusão a nossa atualidade política , consegui relacionar também a alguns casos pessoais, me deixou bastante reflexiva, gostei de conhecer os costumes da Grécia antiga principalmente por vim de um contemporâneo da época. A leitura é em formato de peça, porém o que me atrapalhou um pouco foi a linguagem da obra. Eu acho que faria mais sentido para mim ver a representação teatral da estória, mas vale a pena ser lida.

William LGZ 06/04/2022

Uma sequência de altíssimo nível
Eu estava com sentimentos mistos sobre essa sequência de Édipo Rei, cuja existência sequer passou pela minha cabeça durante muito tempo, e enquanto estava ansioso para lê-la também tinha um pé atrás achando que não seria tão boa assim.

Mas pelo contrário, para mim ela chegou muito próximo ao original! E, acima disso, deixou sua própria marca. A trama duma mulher que, apenas para dar um enterro digno à seu irmão, enfrentou à tudo e à todos mesmo tendo sua vida e noivado em jogo.

Fiquei bem indeciso entre dar 4,5 ou 5 estrelas de tão boa que a leitura foi, mas optei pela primeira nota por achar que as reações dos personagens, principalmente as de Creonte, foram desproporcionais demais em relação aos acontecimentos, o que tirou um pouco da minha imersão.

Porém isso é um mero detalhe diante de tanta genialidade nesse texto, e nem preciso dizer que o recomendo demais! Acredito até que seja mais facilmente apreciado do que Édipo Rei para quem não é muito chegado em tragédias gregas.

Ricardo 31/01/2023

Canto de sereia
História bem curta. É possível ler em apenas um dia. Vários aspectos sobre questões sociais podem ser refletidas a partir do texto. Destaco a questão da autoridade de um governante. Interessante observar a reflexão por trás de como é bom que um governo não trabalhe de forma unilateral. Outro ponto são as questões das normas e leis sociais. Vale refletir que muitas vezes são resultados de construções ideológicas humanas criadas por motivos particulares e, em muitos casos, para reprimir uma parte da sociedade. Por isso, o problema de ter essas leis como universais. Naturalizar algo que é construção social é um perigoso "canto de sereia" usado por muitos anos.

Martinha.Souza 17/07/2021

Um clássico
Uma tragédia que tem como fundamento o poder, o amor e a cumplicidade.
Uma leitura prazerosa, com todo drama dos teatros gregos. Situações que são levadas à atitudes extremistas.

Mauricio Gonçalves 17/02/2021

Uma tragédia clássica
Livro de leitura um pouco mais pesada mas muito fluido. A história é muito boa, com uma trama envolvente logo de início, acontecimentos e desfechos empolgantes. Conta também com muitas frases bonitas e interessantes, inclusive peguei uma emprestada para descrição no meu perfil.
É muito interessante saber que está lendo algo que foi escrito há mais de 2400 anos, e mais interessante ainda quando o leitor percebe, ao longo do livro, que os seres humanos não mudaram muito em relação às interações pessoais e aos sentimentos básicos como o amor e o orgulho. Constatamos que o ser humano inventou muitas coisas todo esse tempo, mas evoluiu pouco, no seu âmago, como indivíduo e como sociedade.

Alberto 06/07/2021

Tragédia antiga; temas atuais
A peça, na maior parte do tempo, tem linguagem acessível, mesmo sendo um texto tão antigo. Ela discute vários temas: democracia contra a tirania; direito natural x positivismo; justo x injusto... É a terceira peça de uma trilogia, mas as duas anteriores não são necessárias para a leitura desta. Vale comentar que esta disponível no Kindle unlimited.

Lilizinha 21/10/2021

Ótimo
Li a Antígona logo depois de um livro que consumiu a minha paciência mas eu teimei em terminar mesmo assim. Claro que não estava acostumada com aquela estrutura de tragédia grega, mas o livro aborda aspectos interessantes sobre o poder que trazem reflexões relevantes mesmo tanto tempo depois.

Steph.Mostav 04/05/2020

Contra as injustiças estabelecidas por lei
Com Antígona, se encerra a trilogia Tebana e, embora nenhuma das sequências supere Édipo Rei, a terceira parte também é excelente. Aliás, essa peça tem o melhor conflito, pois Antígona representa a obstinação pessoal de justiça contra a tirania de um governante que se acha acima dos próprios deuses. Todos os diálogos servem ao propósito de alimentar e aprofundar esse confronto contra Creonte, seu tio e atual rei de Tebas. Antígona deseja enterrar um dos irmãos seguindo as leis "naturais", de acordo com as quais todos os seres humanos tem direito a rituais fúnebres. Já Creonte não admite que um homem que lutou contra a própria cidade, um traidor, nas palavras dele, seja abençoado em território tebano. Creonte é mais um dos personagens de Sófocles que comete erros graves guiado por sua prepotência, apontada por todos, até por seu filho Hêmon, que simboliza muito bem a discordância da juventude diante do autoritarismo dos pais. O resultado desse orgulho cego não poderia ser outro que não o desespero e a tragédia. Além de todas essas qualidades do texto e do tema, a protagonista se tornou uma de minhas favoritas. Antígona é justa, perseverante, leal e corajosa, lutou por amor aos seus contra leis injustas e se opôs diretamente ao tio intransigente quando ninguém mais tentou (em outras palavras, jantou cedo). "Sófocles levantou [...] questões fundamentais para o espírito humano, principalmente a do limite da autoridade do Estado sobre a consciência individual, e a do conflito entre as leis da consciência — não escritas — e o direito positivo. A sua Antígona é o primeiro grito de protesto contra a onipotência dos governantes e a prepotência dos adultos. Nela Creonte encarna o dever de obediência às leis do Estado, e a heroína simboliza o dever de dar ouvidos à própria consciência."

Caroline 06/10/2021

Li esse livro em uma matéria chamada "linguagem jurídica" lá em 2015, no meu primeiro ano na faculdade de Direito (alô PUCCAMP) e tenho um carinho enorme por esse livro. Até hoje quando tô lendo qualquer outro livro que faz alguma referência a Antígona, lembro de quando era uma caloura na faculdade que caiu de paraquedas nesse livro e comecei e conclui a leitura na biblioteca do saudoso "Pátio dos leões", do antigo solar do barão de Itapura (Campinas/SP) antes da mudança do curso de Direito para o campus da cidade universitária (PUC 1, próximo a Unicamp).
Algumas coisas marcam sem explicação. Bons tempos.

livs 01/12/2021

Pod governar com mãos de ferro s ou n?
Se Maquiavel fosse uma personagem, ele com certeza terminaria se matand0. Quem entendeu, entendeu; quem não entendeu, fica pra próxima.