Antígona

Cegalla

Resenhas - Antígona

Mariana 24/11/2021

Antígona, de Sófocles.
Uma tragédia grega que conta o destino da heroína Antígona, que foi condenada a morte por obedecer as leis divinas e não a dos homens.

Paula 24/11/2021

Li para uma matéria da faculdade e adorei!!! Ao redor da obra, podemos ter um debate interessante sobre moral e etica, além do papel da mulher.

Helô 13/11/2021

Livro fininho e super fácil de ler. Adorei a Antígona, personagem feminina super forte que não abaixou a cabeça para os homens que queriam forçá-la a obedecer. Preferiu morrer seguindo a própria consciência do que viver de acordo com ordens com que não concordava.

Joca Templário 07/11/2021

Mais que uma peça teatral, é uma obra prima.
Para quem gosta dos contos gregos, este é mais uma que você DEVE ler, sofócles não só consegue transmitir a mensagem de que o homem é terrível, mas faz isso de maneira com que a leitura não se torne maçante para o leitor, os personagens não são muito bem explorados, mas mesmo assim, você consegue entender as motivações de cada um deles, Antígona não se trata apenas de uma tragédia, mas é também uma história de amor, e compaixão com os outros, e que nossas ações, podem influenciar o mundo ao nosso redor, mas não como esperamos.

Milly 28/10/2021

A desmedida do drama grego!
Como irei comentar sem dar spoiler dos vários momentos da peça? Uma missão quase impossível e prefiro dispensar. As únicas coisas que posso dizer sobre "Antígona" são: leitura fácil, fluída e viciante; fábula incrível e por fim, uma maneira viva para compreender as características do drama grego.

'Ao sol do deserto em desespero, nas minas de sal cego ou sedento, no mar tranqüilo ou furioso, o homem ama, e por amor tantas vezes sucumbe. Mas nunca é do amor que parte a violência e sim dos que, incapazes de amar, odeiam." - Antígona, Sófocles.

Lilizinha 21/10/2021

Ótimo
Li a Antígona logo depois de um livro que consumiu a minha paciência mas eu teimei em terminar mesmo assim. Claro que não estava acostumada com aquela estrutura de tragédia grega, mas o livro aborda aspectos interessantes sobre o poder que trazem reflexões relevantes mesmo tanto tempo depois.

Kauana.Palma 13/10/2021

Livro muito famoso e clássico da literatura. Demonstra a força de uma mulher que acredita em seus ideais e leis divinas em contraposição ao governante que impõe sua vontade a despeito do melhor ao povo.

Kauana.Palma 13/10/2021

Caroline 06/10/2021

Li esse livro em uma matéria chamada "linguagem jurídica" lá em 2015, no meu primeiro ano na faculdade de Direito (alô PUCCAMP) e tenho um carinho enorme por esse livro. Até hoje quando tô lendo qualquer outro livro que faz alguma referência a Antígona, lembro de quando era uma caloura na faculdade que caiu de paraquedas nesse livro e comecei e conclui a leitura na biblioteca do saudoso "Pátio dos leões", do antigo solar do barão de Itapura (Campinas/SP) antes da mudança do curso de Direito para o campus da cidade universitária (PUC 1, próximo a Unicamp).
Algumas coisas marcam sem explicação. Bons tempos.

@li.varal 27/09/2021

Texto claro e com muito significado
A peça narra a disputa entre Antígona (filha de Édipo) e seu tio Creonte. Antígona se opõe a uma decisão do Rei Creonte para honrar seu irmão. Há um conflito entre obedecer as ordens e fazer o que é o certo - a tradução fala em "leis", mas a natureza me pareceu mais uma decisão ou uma ordem, porque proíbe especificamente a que sejam concedidas honras fúnebres a  Polinices. A leitura foi mais fácil do que eu esperava. Comecei a ler as notas de rodapé a partir do meio do livro, e são muito úteis - mas talvez atrapalhem o ritmo da leitura no início.
"Não há como conhecer, verdadeiramente, a mente, o espírito e as intenções dos homens, antes de se exercitarem no poder e nas leis" (p. 31)

Melissa469 21/09/2021

Incrível e muito divertido!
Realizei a leitura para argumentar em minha tarefa de Filosofia, mas aproveitei cada segundo da leitura de tal maneira que eu tinha a sensação de ler um livro bem leve!

Tirando a parte final que é cheia de desgraça, o livro nos introduz a conceitos de filosofia grega de uma maneira tão suave, é uma leitura muito prazerosa!

stephanie 16/09/2021

li por causa do curso mas acabei gostando bastante, uma peça envolvente com uma personagem feminina muito forte que trás várias críticas interessantes, até mesmo para a atualidade.

Pamylla.Souza 14/09/2021

Incrível!
Devo respeitar mais os mortos do que os vivos, pois é com eles que vou morar mais tempo.
Que frase?
Que livro!

MaSantana 25/08/2021

Uma ótima peça que ajuda a compreender a questão de como os gregos viam a morte e os rituais a respeito desta.