Livro de Mágoas

Livro de Mágoas Florbela Espanca

Resenhas - Livro de Mágoas

1 | 2 | 3 | 4

Karoline291 20/02/2024

Ainda que eu usasse muitas palavras aqui não seriam suficientes para descrever o quanto apreciei essa leitura. Foi meu primeiro contato com a poesia de Florbela Espanca e muito me identifiquei com seu jeito de pensar, que é o mesmo que o meu em outros tempos. Seus versos são tristes, profundos e arrebatadores. Impossível sair ileso desse livro!

Isabela 24/01/2024

Uau
O tipo de poema que vc sente na alma. Tem uma escrita maravilhosa e que descreve perfeitamente como alguém triste se sente.

Rafael.F 16/11/2023

Minha primeira experiência com Florbela Espanca foi um de seus poemas mais famosos: "Eu", e de cara já me apaixonei pela sua escrita e temática da solidão. O "Livro de Mágoas" é composto por 33 poemas em formato de soneto e já no primeiro quarteto do primeiro poema é anunciado o tema dos outros:

"Este livro...

Este livro é de Mágoas. Desgraçados
Que no mundo passais, chorai ao lê-lo
Somente a vossa dor de torturados
Pode, talvez, senti-lo... e compreendê-lo"

Todos os outros 32 poemas descrevem a solidão, o sofrimento, a dor e a tortura de diferentes formas, seja porque ela se sinta sozinha, ou porque não acreditava na qualidade de seus poemas, ou devido à amores não correspondidos, e todos são de extrema qualidade, realmente te faz sentir cada palavra, cada emoção que, acredito, ela tenha ela tenha sentido quando escreveu os poemas.
Pessoalmente, achei essa coleção de poemas fantástica e já é um dos meus livros favoritos da minha vida, eu li e reli alguns poemas diversas vezes e eles sempre tem o mesmo impacto e já estou ansioso para ler seus outros livros. Alguns dos meus poemas favoritos foram: "Vaidade", "Eu", "Tortura", "Lágrimas Ocultas" (meu favorito!), "A minha dor", "A maior Tortura", "Alma perdida", "Para quê?!", "Tédio", "A minha Tragédia".

Lágrimas Ocultas

Se me ponho a cismar em outras eras
Em que ri e cantei, em que era querida,
Parece-me que foi noutras esferas,
Parece-me que foi numa outra vida …

E a minha triste boca dolorida,
Que dantes tinha o rir das primaveras,
Esbate as linhas graves e severas
E cai num abandono de esquecida!

E fico, pensativa, olhando o vago …
Toma a brandura plácida dum lago
O meu rosto de monja de marfim …

E as lágrimas que choro, branca e calma,
Ninguém as vê brotar dentro da alma!
Ninguém as vê cair dentro de mim!

Danielle 01/11/2023

Chega a ser um pouco estranho dizer que poemas lindos e bons quando eles sao carregados de tanta dor, tristeza e solidão.
Espanca é realmente uma poeta, sao versos que te pegam e ficam com voce.
Eu amei cada pedacinho e ja quero mais e mais.

Malu 30/08/2023

De uma tristeza e melancolia constante e intensa a poesia de Floberla é extremamente poderosa de uma maneira incrível.

jackpveras 10/07/2023

Esplêndido
Este livro parece ter sido parido da substância uterina do suprassumo da dor, unida a um cordão umbilical absurdo e depressivo, com tentáculos mórbidos de dramas e dores. Triste, charmoso, melancólico e amargurado. Os poemas aqui contidos são como pedradas que acertam o núcleo caótico do desespero silencioso que, em meio às desgraças, agarra-se às palavras para formar esta apoteose do rastejamento mórbido e espiritual.

juuuwidy 27/03/2023

De café em café levando Florbela entre os braços, sob o outono sereno... em buscando do amor como ela fizera, buscando respostas entre tantas incertezas para mais adiante encontrar apenas a própria solidão.
juuuwidy 27/03/2023minha estante
em busca* cega pela tristeza desse livro!kkkk

theluvslie 21/02/2023

Bleh
Não me prendeu, acabei em uns 4 ou 5 dias um livro de 40 paginas ent assim ?
acabei ele hj só pq eu realmente queria acabar.

com certeza n é um livro ruim, até pq gosto é totalmente relativo, apenas n é um livro pra mim.

oursapphism 13/12/2022

?E os meus vinte e três anos ... (Sou tão nova!)
Dizem baixinho a rir: ?Que linda a vida! ...?
Responde a minha Dor: ?Que linda a cova!?

Mari 17/11/2022

Amei cada poema dessa mulher, as palavras de cada poema toca a gente de uma forma inexplicável, você sente com ela os sentimentos presentes em cada poema.

Nalva 31/10/2022

Florbela espanca
O livro de magoas trás relatos e sentimentos vividos pela poetisa em um período em que ser mulher a afastava do reconhecimento de ser uma escritora notável e promissora.
É intenso, forte e verdadeiro.

Jaqueline 12/08/2022

Florbela Espanca
O livro é muito sensível, fala sobre dor, depressão. Parecia que fui eu que escrevi, pois sentia à autora.

Foi tocante! ?

lezinha 23/05/2022

alguns poemas ficaram confusos pra mim, como o que ela cita um tigre no final do nada, mas de maneira geral são lindos e sinceros. Gostei

Emily717 06/05/2022

É autora eu também me sinto muito triste, é bom ler e saber que tudo estar mal e que não existe idade pra isso.

1 | 2 | 3 | 4