O Símbolo Perdido

O Símbolo Perdido Dan Brown

Resenhas - O Símbolo Perdido

Ellen500 16/08/2023

Bom livro
É um thriller ambientado em Washington, DC, em que o renomado simbologista de Harvard, Robert Langdon, é convidado a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos, a convite aparentemente de seu mentor, um maçom de grau 33 chamado Peter Solomon, que é o chefe da Smithsonian Institution. Quando Langdon chega ao Capitólio, no entanto, ele descobre que o convite que recebeu não foi de Solomon, mas do sequestrador Mal'akh se passando por assistente de Solomon, que deixou a mão direita decepada de Solomon no meio da Rotunda do Capitólio em um recriação da Mão dos Mistérios.

Segue a linha do Dan Brown, com uma leituras que te prende do começo ao fim. Ótimo livro de entretenimento.

maria 31/07/2023

FINALMENTE CONSEGUI TERMINAR
O livro traz alguns acontecimentos interessantes e chocantes, mas n foi uma leitura q me prendeu, q se tornou viciante, pelo contrário achei umas partes bem desnecessárias e muitooo enroladas com coisas demais.

Raphael92 27/07/2023

Questionamentos sobre a realidade
Desde sempre o homem se questiona sobre as coisas. E no Símbolo perdido vemos um constante questionamento sobre aquilo que tomamos por real e não real! Também observamos um longo contraste entre o ceticismo e a fé, que percorre todas as páginas do livro!

Dan Brown para mim sempre foi brilhante! E aqui, ele nos revela que nem tudo é ?revelável? e que nós mesmos somos mais poderosos do que possamos imaginar!

Não achei o final surpreendente como em Anjos e Demônios, por exemplo. Porque o verdadeiro sentido e a grande revelação da história esta no desenvolvimento da obra e não no final dela!
É claro que no final você entende tudo Oq foi lido, mas não espero só pelo final!

Moon? 26/07/2023

Gostei
Gostei de toda a investigação
eu sinceramente não sabia de muitas coisas citadas nesse livro, sobre newton e tudo mais, e acho que é essa a magia do Dan Brown.
gosto muito dos livros dele.

Ali 26/07/2023

Dan Brown arrasa muito!
Já li alguns livros do Dan Brown e não me decepciono nunca. Livro bem escrito, história inteligente, o cara arrasa!

Não sei se foi meu livro preferido mas o plot do final foi um babado!!

O livro conta mais uma aventura de Robert Langdon, dessa fez na capital americana em Washington.

O único motivo de eu não da 5 estrelas para a leitura é o fato de achar o livro um pouco longo, quase 500 páginas é babado, e em alguns momentos eu achei um pouco cansativo. Mas foi em poucos momentos.

Do mais, recomendo essa leitura e vou partir agora para a próxima aventura o livro Inferno.

Monyque 25/07/2023

Em O Símbolo Perdido, o célebre professor de Harvard Robert Langdon é convidados às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - um eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Whashington, a maioria deles mentores maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes dobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.

Geane Cruz 24/07/2023

Que dádiva poder ler este livro
Dan Brown nunca decepciona! Cada livro, fico mais impressionada com a sua escrita, com a sua inteligência e com a abordagem de assuntos tão polêmicos, feitos de uma forma que nos faz refletir sobre tudo o que já ouvimos a respeito.
Te convido a ler O símbolo Perdido! É maravilhoso.

Lu_prim 20/07/2023

A fórmula do Dan Brown funciona
Os livros sobre Robert Langdon sempre seguem uma mesma forma q poderia deixar as histórias repetitivas se n fosse pelo fato que essa fórmula funciona, Dan Brown sabe como inovar e te prender na leitura mesmo usando a mesma receita em todos os livros, oq é sinceramente bem surpreendente.

As informações trazidas sobre arte, história e ciências são intrigantes e conversam muito bem com o tom de mistério e de suspense do livro. Além disso o fato do autor explorar o funcionamento de instituições como a CIA e o próprio governo americano sempre com um pé no real, também contribuem para o enriquecimento da história.

É muito fácil aceitar como verdadeiras as informações compartilhadas no livro justamente pela excelência do autor em mesclar fatos verídicos com suas próprias ideias e significados, muitas vezes você se perde dentro das informações sobre o simbologimo misturando realidade e ficção.

A forma que ele apresenta os fatos e os capítulos curtos também são estratégias narrativas que dialogam muito bem com a história e apesar de eu ter adivinhado várias das grandes revelações ainda assim consegui me surpreender com o desenrolar dos fatos (mesmo achando o final um pouco fraco).

Fehsvr 20/07/2023

Tio Dan nunca decepciona!
Não me importa o que dizem as más línguas: se Dan Brown escreve, eu leio!
A leitura foi simplesmente incrível, me surpreendeu do começo ao fim, me deixando sempre com aquele gostinho de quero mais. Se pudesse esqueceria toda a história só pra ter a sensação de ler de novo.

redwyne_ 19/07/2023

Incrível
Maravilhoso. Dan Brown, como sempre, brincando na linha tênue de o que é ficção e o que é realidade. Impossível ler esse livro e não se sentir impelido a pesquisar sobre as teorias e os mistérios abordados. Mal posso esperar pra ler o próximo da sequência.

Isis243 18/07/2023

Ele não falava nunca
Quando vc começa q ler, já sabe o que vai encontrar e não decepciona nunca !

Aventura, romance, história e estória com uma trama muito bem costurada.

Amei !

Boa leitura !
Divirta-se ??

vivs7 14/07/2023

Mais um livro excelente de dan brown, que HOMEM INCRÍVEL!!!! leiam, leiam todos os livros dele, recomendo mto

iammoremylrds 08/07/2023

Uma leitura incrível assim como os outros livros dessa série, misturando fatos históricos/locais reais com a história de modo fantástico, do jeito que Dan Brown costuma fazer com um final surpreendente que responde as questões deixadas

Fernanda631 05/07/2023

O Símbolo Perdido (Robert Langdon #3)
O Símbolo Perdido (Robert Langdon #3) foi escrito por Dan Brown.
Em O Símbolo Perdido, a nova aventura do simbologista Robert Langdon após O Código da Vinci, nós somos apresentados aos mistérios da maçonaria. O professor é levado a acreditar que vai dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos a pedido de seu velho amigo Peter Solomon – um maçom de alto grau -, mas lá ele descobre que seu amigo foi sequestrado por um homem que se apresenta como Mal’akh. Ele está em busca de um velho segredo maçom (a Pirâmide Maçônica) e acredita que Robert Langdon é o único que pode decifrá-lo.
O professor de Simbologia, Robert Langdon, mais uma vez se meteu em uma enrascada ao aceitar, por telefone, o convite de um velho amigo maçom, Peter Salomon, para dar uma palestra urgente em Washington. O problema é que ele foi ingênuo em acreditar que o convite foi realmente feito pelo suposto amigo, pois chegando lá, não havia palestra. Não demora muito para Langdon descobrir seu amigo foi sequestrado e que o homem por trás disso precisa da ajuda do professor em troca da vida de Peter.
Simultaneamente, Katherine Salomon, irmã de Peter, o aguarda em seu laboratório, sem consciência do que estava acontecendo. Ela estuda Ciência Noética (que resumidamente é uma disciplina que estuda a subjetividade da mente e dos pensamentos pelo ponto de vista científico) e nos últimos meses havia descoberto coisas que mudariam o rumo da humanidade.
O livro todo se passa durante a noite em que Robert chega em Washington. Passando por diversos locais relacionados a maçonaria, ele se vê obrigado a solucionar um enigma para salvar seu amigo. Inevitavelmente seu caminho se cruza com o de Katherine e tudo se torna muito mais sério quando a CIA precisa se envolver.
Dan Brown é um autor que utiliza de diversos elementos reais para dar veracidade às suas histórias e nos fazer acreditar que tudo que estamos lendo é verdade. Obviamente não é o caso, mas a sensação ao ler suas obras é essa. Eu já havia lido Anjos e Demônios, então comecei O Símbolo Perdido tendo ciência desse estilo do autor.
Mais uma vez o autor entrega uma obra muito parecida com as anteriores e cheia de padrões que quebram o clima de acompanhar o enredo do livro, mas que consegue deixar o leitor preso ao mistério.
Em uma espécie de combinação de 'Anjos e Demônios' e 'O Código da Vinci', 'O Símbolo Perdido' combina as emocionantes reviravoltas de descobrir os segredos de uma pirâmide maçônica com a pseudociência da Noética. O livro é viciante como sempre, a pesquisa e a escrita do autor reforçam demais a verdade dessa história ficcional.
Especialmente com o foco no “tesouro” dos maçons na maior parte do livro, eu esperava que a perseguição fosse em uma escala maior do que apenas pular de um monumento de Washington DC para o próximo conforme o quebra-cabeça se desenrola deixando toda trama um pouco sem graça, apesar desse novo quebra-cabeça ser um o mais assustador até agora da série.
Apesar do tema não ser tão envolvente pra muitos – maçonaria –, Dan Brown continua utilizando dos recursos que vi em Anjos e Demônios: mistérios envolvendo lugares reais, longas explicações históricas e capítulos com desfechos instigantes, que te fazem não fechar o livro enquanto você não descobre o que aconteceu.
Outro aspecto positivo da narrativa de Dan Brown que se faz presente em O Símbolo Perdido é o uso de mais de uma perspectiva pra narrar a história. Apesar de grande parte do livro se passar sob a ótica de Robert Langdon, vemos também o que se passa com Katherine Solomon, irmã de Peter; Sato Inoue, a diretora do Escritório de Segurança da CIA; Bellamy Warren, o Arquiteto do Capitólio; e, é claro, Mal’akh. O que eu mais gosto nesse tipo de narrativa é que ela permite que o leitor possa ter uma visão mais ampla da história, dos personagens e de seus objetivos, sem ficar preso à visão limitada do protagonista.
A escrita de Dan Brown é muito fluida e o ritmo de seus livros são muito bons. É um livro que eu recomendo muito. Empolgante, com bom conteúdo e fácil de ler.