O Símbolo Perdido

O Símbolo Perdido Dan Brown

Resenhas - O Símbolo Perdido

Fernanda631 05/07/2023

O Símbolo Perdido (Robert Langdon #3)
O Símbolo Perdido (Robert Langdon #3) foi escrito por Dan Brown.
Em O Símbolo Perdido, a nova aventura do simbologista Robert Langdon após O Código da Vinci, nós somos apresentados aos mistérios da maçonaria. O professor é levado a acreditar que vai dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos a pedido de seu velho amigo Peter Solomon – um maçom de alto grau -, mas lá ele descobre que seu amigo foi sequestrado por um homem que se apresenta como Mal’akh. Ele está em busca de um velho segredo maçom (a Pirâmide Maçônica) e acredita que Robert Langdon é o único que pode decifrá-lo.
O professor de Simbologia, Robert Langdon, mais uma vez se meteu em uma enrascada ao aceitar, por telefone, o convite de um velho amigo maçom, Peter Salomon, para dar uma palestra urgente em Washington. O problema é que ele foi ingênuo em acreditar que o convite foi realmente feito pelo suposto amigo, pois chegando lá, não havia palestra. Não demora muito para Langdon descobrir seu amigo foi sequestrado e que o homem por trás disso precisa da ajuda do professor em troca da vida de Peter.
Simultaneamente, Katherine Salomon, irmã de Peter, o aguarda em seu laboratório, sem consciência do que estava acontecendo. Ela estuda Ciência Noética (que resumidamente é uma disciplina que estuda a subjetividade da mente e dos pensamentos pelo ponto de vista científico) e nos últimos meses havia descoberto coisas que mudariam o rumo da humanidade.
O livro todo se passa durante a noite em que Robert chega em Washington. Passando por diversos locais relacionados a maçonaria, ele se vê obrigado a solucionar um enigma para salvar seu amigo. Inevitavelmente seu caminho se cruza com o de Katherine e tudo se torna muito mais sério quando a CIA precisa se envolver.
Dan Brown é um autor que utiliza de diversos elementos reais para dar veracidade às suas histórias e nos fazer acreditar que tudo que estamos lendo é verdade. Obviamente não é o caso, mas a sensação ao ler suas obras é essa. Eu já havia lido Anjos e Demônios, então comecei O Símbolo Perdido tendo ciência desse estilo do autor.
Mais uma vez o autor entrega uma obra muito parecida com as anteriores e cheia de padrões que quebram o clima de acompanhar o enredo do livro, mas que consegue deixar o leitor preso ao mistério.
Em uma espécie de combinação de 'Anjos e Demônios' e 'O Código da Vinci', 'O Símbolo Perdido' combina as emocionantes reviravoltas de descobrir os segredos de uma pirâmide maçônica com a pseudociência da Noética. O livro é viciante como sempre, a pesquisa e a escrita do autor reforçam demais a verdade dessa história ficcional.
Especialmente com o foco no “tesouro” dos maçons na maior parte do livro, eu esperava que a perseguição fosse em uma escala maior do que apenas pular de um monumento de Washington DC para o próximo conforme o quebra-cabeça se desenrola deixando toda trama um pouco sem graça, apesar desse novo quebra-cabeça ser um o mais assustador até agora da série.
Apesar do tema não ser tão envolvente pra muitos – maçonaria –, Dan Brown continua utilizando dos recursos que vi em Anjos e Demônios: mistérios envolvendo lugares reais, longas explicações históricas e capítulos com desfechos instigantes, que te fazem não fechar o livro enquanto você não descobre o que aconteceu.
Outro aspecto positivo da narrativa de Dan Brown que se faz presente em O Símbolo Perdido é o uso de mais de uma perspectiva pra narrar a história. Apesar de grande parte do livro se passar sob a ótica de Robert Langdon, vemos também o que se passa com Katherine Solomon, irmã de Peter; Sato Inoue, a diretora do Escritório de Segurança da CIA; Bellamy Warren, o Arquiteto do Capitólio; e, é claro, Mal’akh. O que eu mais gosto nesse tipo de narrativa é que ela permite que o leitor possa ter uma visão mais ampla da história, dos personagens e de seus objetivos, sem ficar preso à visão limitada do protagonista.
A escrita de Dan Brown é muito fluida e o ritmo de seus livros são muito bons. É um livro que eu recomendo muito. Empolgante, com bom conteúdo e fácil de ler.

Vitor813 04/07/2023

Já se passaram 5 anos e eu continuo procurando o símbolo
Esse foi o primeiro livro que eu li do Dan Brown, pra ser um dos primeiros livros que eu li ele foi até que interessante, os livros desse autor sempre tem muitas reviravoltas (e cliffhangers a CADA capítulo) que serviram bem pra me prender na leitura. É um livro até que bom, mas segue sendo mais um dos livros do Dan Brown que seguem a mesma história.

E o fim é extremamente broxante, até hoje fico indignado com isso.

vivy 28/06/2023

?? Vivermos no mundo sem tomarmos consciência do significado do mundo é como vaguear numa grande biblioteca sem tocar nos livros. ?

LelahP 18/06/2023

Não sei porque demorei tanto tempo para ler, acredito que tudo tem o seu tempo e esse livro chegou em um momento que eu estava com a mente aberta. Muito bom. É uma ótima história. Com certeza vai estar entre os meus livros preferidos.
Só para resumir bem a história sem spoiler, esse livro conta um pouco da história da maçonaria e alguns segredos e mistérios que ao longo da história eles vão desvendando. A história também nos faz refletir sobre o mistério da vida e da morte.

Larissa3666 17/06/2023

Dan Brown é muito criativo
Gostei muito do livro, porém achei que ela poderia ter umas 50 páginas a menos. Achei muita enrolação em alguns momentos, principalmente no final.
Não é o meu favorito do autor. Mas a leitura vale a pena.

Leandro423 15/06/2023

Ai meu ver, segundo melhor livro do Autor, porém com os mesmos cliches de sempre... Robert Langdon (tá na hora dele se benzer), a mocinha malhada gostosa, o vilão que fica em frente ao espelho se admirando "nossa, como sou mau".

Conta uma história baseada sobre a massonária, mas não conta nenhum segredo grande sobre a ordem., somente coisas especulativas. De resto é tudo ficção.

Lucas.Santos 09/06/2023

Esse junto com o Código Da Vinci são os melhores livros da saga do Robert Langdon, o enredo e os plots são bem construidos.

eveaguiar 06/06/2023

Dan brown nunca decepciona!
É incrível o poder de misturar ficção com realidade e me deixar com a pulga atrás da orelha. O final é esclarecedor e surpreendente, eu amei! Esse livro é uma mistura de maçonaria, religião, ciência, misticismo, o poder da mente humana, que ao mesmo tempo, no final, ele faz parecer que a base, é tudo uma coisa só.

Jorge.Raitz 04/06/2023

Espetacular
Como todos os livros de Dan Brown, surprendente do início ao fim, vale muito a pena a leitura. Tensão do início ao fim!

Angela.Freitas 28/05/2023

Símbolo Perdido é uma leitura que fluir bem, que nos faz refletir sobre a criação do universo e a existência de Deus pois afinal somos todos Deus.

vitóriaalice 27/05/2023

Ordem a partir do caos.
Foi uma leitura beem lenta pra mim, meio arrastada pela quantidade de ponto de vista e pelas páginas cheias (não tinha folha em branco). Mas, genial.
A discussão religiosa e científica além da infinidade de referências são impressionantes, os plots são bons e a trama não é parada, tem sempre algum questionamento instigando a leitura.

Yasmin679 26/05/2023

Trás história e conhecimento.
Te prende desde as primeiras páginas, trás culturas diferentes, muito sobre história e artes, com um final surpreendente. Por esse motivo se tornou um clássico tão recomendado.

Alessandro.Aguilera 25/05/2023

Uma História com Robert Langdon
Terceiro livro com Robert Langdon, e que personagem Dan Brown criou. Não é a melhor história, mas é envolvente e como sempre muitos dados históricos que Brown nos apresenta. Vale a pena ler.