O Símbolo Perdido

O Símbolo Perdido Dan Brown

Resenhas - O Símbolo Perdido

Lalalala 02/02/2022

O símbolo perdido
Como sempre me surpreendo com os livros de Dan que são cheios de curiosidades incríveis, e aprendo muito. Mas não gostei tanto desse quanto dos outros. É muito bom, mas não incrível!

Ari 18/01/2022

Como todo bom livro de Dan Brown, é impossível não querer devorar sua obra toda de uma vez. A tempestade de conhecimento, mistura de culturas e pensamentos, a crescente da história e do mistério faz com que suas histórias não deixem brechas. É o terceiro livro que leio do autor e cada vez gosto mais do que leio.

DistintoFelps 24/05/2022

Robert Langdon e os antigos mistérios
Robert Langdon, um simbologista professor de Harvard, aceita o convite de seu antigo amigo, Peter Solomon, para realizar uma palestra para um determinado grupo de pessoas, Langdon aceita a proposta.
Contudo, Robert Langdon se vê envolvido em uma trama com diversos assuntos, na qual nem mesmo ele acreditava, tendo que lidar com aquilo que julgava uma mentira inventada por um grupo de pessoas, os francomaçons.
Durante sua jornada, Langdon recebe a ajuda de algumas pessoas, algumas desconhecidas e outras muito conhecidas. Ademais, enquanto corria contra o tempo, foi necessário assimilar algumas lembranças às suas antigas aventuras, tanto no Museu do Louvre, tanto no Vaticano.
Dan Brown inovou mais uma vez, trazendo a tona um assunto que ainda não fora tratado em seus livros, os francomaçons. Durante toda a trama, sou obrigado a elogiar a maneira de escrita do autor, já que não alterou em nada de seu best-seller, O Código DaVinci. Finalizando, preciso dizer que o livro é incrível, transpondo no leitor o suspense clássico dos livros de Dan Brown, sempre com muitas perguntas a serem respondidas e revelações surpreendentes. Recomendo este livro a todos os interessados em mistérios e suspense.

Gabriel Dias - @Done.em 16/07/2020

O Simbolo Perdido
Após um convite de Peter Solomon, Robert é convidado a ministrar uma palestra no Capitólio dos EUA, na realidade é uma grande armadilha, a vida de Peter está em perigo e Robert ira enfrentar novos enigmas para decifrar, e tentar salvar Solomon, dessa vez ele irá confrontar um dos maiores segredos da maçonaria, através de um convite inusitado a aventura e os mistérios iniciam.
⠀⠀⠀⠀
Dan Brown se tornou um dos autores mais populares da literatura, e de forma preconceituosa também subestimado, é nítido que ele possui uma “formula” de escrita, mas isso não deixa o livro menos envolvente, que por sinal é o que ele demonstra ainda mais em “O símbolo perdido”, sua capacidade de envolver o leitor em um mistério que nem o protagonista entende o desfecho.
⠀⠀⠀⠀
Gosto do autor ser desprendido do universo “Europeu” em um livro estruturado em Washington, e se você já assistiu a algumas series policiais, e conspiratórias, sabe que o território americano possui muitos mistérios, tanto quanto a Europa, e é ai que o autor nos faz aprender, pelos símbolos, por uma organização antiga e também pela ambientação bem construída e fundamentada que o autor nos proporciona.
⠀⠀⠀⠀
Em uma narrativa dividida pelo ponto de vista do “vilão” e o do “herói”, uma formula que pra mim funciona, e enaltece ainda mais a característica de “caçada”, que sempre caem bem na atmosfera que o autor cria, nós prende pelas revelações, mistérios e principalmente pelas motivações dos personagens.
⠀⠀⠀⠀
Essas motivações também apresentam uma problemática, em determinados momentos ficamos desnorteados em não saber o “grande objetivo” do livro, e sim, em alguns momentos me peguei “lendo para acabar“, mas na experiencia final não senti que isso atrapalhe de forma significativa, mas me fez afirmar que o autor é um recurso que busco para aprender e pensar pouco, por que de certo modo, como leitor, sabemos o desfecho do protagonista, e principalmente que tudo vai dar certo.
⠀⠀⠀⠀
Vale a pena pela experiencia, pelo aprendizado e principalmente pelo entretenimento, vamos ler pelo prazer? E isso é um aspecto que me tranquiliza em Dan Brown.

site: https://www.instagram.com/p/CCo4HZVjUts/

GoomesH 27/06/2020

Plot Twist Inesperado!
Com os elementos de sempre das aventuras de Robert Langdon, O Símbolo Perdido é genial em seus aspectos, assim como os outros! No meio do caminho achei um pouco massante, mas o Plot Twist no final, compensou tudo e fez valer a pena!

Loopzig 05/06/2010

Já li alguns livros chatos, mas esse o Dan Brown bateu todos os recordes!!!
Começa lento e termina lento, paragrafos inteiros descrevendo coisas simplesmente bobas e pior de novo ele usou a formula do drama familiar. No Anjos e Demonios foi "ele é seu pai" e agora "eu sou seu filho". Triste. Chato. Massante. Ele realmente nao estava inspirado e bem provavel que escreveu para satisfazer sua editora, pois é isso que parece.

vitoorrmanuel 23/06/2022

Esperança
?Desde as Cruzadas até a política norte-americana, passando pela Inquisição, o nome de Jesus vinha sendo usado em vão em todo tipo de disputa de poder. Os ignorantes haviam gritado mais alto, convocando as massas incautas e forçando-as a fazer o que mandavam. Defendiam seus desejos mundanos citando Escrituras que não compreendiam. Celebravam sua intolerância como prova de suas convicções. Agora, depois de tantos anos, a humanidade finalmente conseguira erodir por completo tudo aquilo que Jesus outrora tinha de belo.?

Dan Brown, como sempre, fazendo tudo! Há quem diga que ele sempre escreve a mesma história, mas não consigo deixar de elogiar o conhecimento desse homem. A riqueza de detalhes que ele trás em cada um dos capítulos é algo surpreendente. Terceiro livro que leio dele e mesmo assim fico chocado com os plot twists e com as especificidades da história que acrescentam muito!

Já quero ler o próximo da saga ?

Ioná 14/04/2010

Pecou no final
É um prato cheio para os apreciadores das histórias de mistério e segredos que envolvem as ditas "ordens secretas", especialmente a maçonaria.
Novamente o autor concentra todos os acontecimentos num curto espaço de tempo, dando ao leitor a sensação de que, se largar o livro, quando retomá-lo, os persongens já estarão todos mortos ou, no mínimo, muito encrencados.
Apenas o desfecho, na minha opinião, foi muito longo e um tanto confuso. Diferente dos outros livros do autor, cujos finais foram de tirar o fôlego. (com exceção de "Fortaleza digital", que não gostei muito).
Mas, ao todo, o livro é muito bom.
Recomendo a leitura.
Aline 18/10/2013minha estante
Achei este melhor que os anteriores. Apesar da mesma narrativa chata.

João Luiz CF 28/08/2022

Incrível quantidade de detalhes históricos...
Dan Brown tem a fascinante capacidade de nos prender a história, nos deixar vidrados e consumidos em cada capítulo. A leitura, assim como em todos os outros livros do autor, é fluida e rápida. Plot-twists acontecem a todo momento e deixam-nos atônitos em meio a tantas reviravoltas. O clima de tensão é recorrente. Você começa a ler um capítulo e quando percebe já se passaram 5 ou 6!
O personagem principal, Robert Langdon, é um professor da universidade de Harvard. Um homem muito entendido de história e simbologia. Com o desenrolar da obra, aprendemos muito sobre a construção da capital dos Estados Unidos da América, Washington, e a forte influência da maçonaria pra a realização de tal feito.
Eu era um completo ignorante em relação à irmandade maçônica antes desse livro, e por mais que não tenha aprendido e me aprofundado tanto assim, sinto que já tenho uma noção bem interessante acerca desse grupo.
Só não darei 5 estrelas pois sinto que o livro segue uma "fórmula" muito semelhante aos outros do autor. Tirando os detalhes relacionados a temática de cada um dos livros, eles são quase idênticos, seja no início, meio ou final.

Luan 13/07/2020

Excelente livro. Muitas curiosidades sobre coisas relevantes que praticamente não são divulgadas.

Lorran 28/06/2010

WWW.SUBTITULO.COM.BR
Resenha publicada no blog Subtítulo - www.subtitulo.com.br

É engraçado como referências ruins podem facilmente nos conduzir ao erro. Após ler o excelente O Código Da Vinci, procurei outros títulos do autor, esperando encontrar a mesma qualidade. Mas o problema de se usar o "melhor" livro de um autor como referência é que acabamos esperando que todos os seus livros estejam no mesmo nível. Nem sempre estão.

Contei aqui que resolvi ler Eu Sou o Mensageiro, de Markus Zusak, após ler A Menina que Roubava Livros. Neste caso, a experiência foi positiva. Mas nem sempre é. O segundo livro que li de Dan Brown foi Fortaleza Digital, seu primeiro livro - sim, eu tenho mania de querer ler as obras dos autores por ordem cronológica - e, neste caso, acabei relegando Dan Brown a segundo plano. Fortaleza Digital não é ruim. Mas também não tem nada demais - pelo menos comparado a O Código Da Vinci. Acabei não lendo nenhum de seus outros títulos. Tampouco fiquei empolgado com o lançamento de O Símbolo Perdido. Tudo por causa da má impressão que Fortaleza Digital me causou.

Um dia desses resolvi assistir Anjos e Demônios na TV, num canal à cabo qualquer.

- Opa... até que não é ruim não, ein?!, pensei. Acho até que vou comprar o livro.

Foi aí que resolvi ler O Símbolo Perdido. Meu erro foi comparar livros com objetivos diferentes. A narrativa envolvente e o thriller eletrizante - marcas de Dan Brown - estão presentes em Fortaleza Digital, mas o grande diferencial do autor são seus temas pouco ortodoxos e seu gosto por mistérios.

E esses aspectos estão de volta na mais nova aventura de Robert Langdon. Os livros de Dan Brown são uma espécie de catalizador de novos conhecimentos. É impossível lê-lo por inteiro e não fazer pelo menos uma pesquisa no Google sobre alguns temas abordados - por menor que seja. Tenho na minha estante pelo menos cinco livros comprados por influência de O Código Da Vinci. Pode parecer exagero, mas é verdade.

O Símbolo Perdido segue também esse caminho. Só que nesse caso terei que comprar a Bílbia. Minha grande crítica a este livro é justamente no ponto onde ele é mais interessante. Acho que dessa vez Dan Brown pegou pesado no misticismo. O livro vem eletrizante, com um vilão daqueles e uma charada simbólica muito boa. Mas o desfecho... não me convenceu muito.

O tema central gira em torno da Francomaçonaria, da Ciência Noética e dos Antigos Mistérios. Dan Brown faz uma salada mista com esses temas e desenvolve uma teoria sobre como a releitura dos saberes antigos de forma correta é importante, uma vez que grande parte dos grandes avanços modernos se deram através de estudos de textos milenares. O que se deve fazer então é abrir os olhos e compreender a verdadeira mensagem dos antigos ensinamentos.

"Leite para as crianças e alimento sólido para os adultos." - Coríntios

Fer 19/07/2022

Um dos melhores livros do Danzinho. Gosto muito da escrita dele, principalmente das surpresas que tenho ao longo da história. Ele me fez pensar coisas que nunca tinha pensado.

Evandro 21/07/2020

Excelente
Aventura maravilhosa. Dan Bronw é o mestre da ação. Extraordinário a forma como ele consegue prender sua atenção até o fim.

Bruna 22/07/2010

...
Só vou dar 2 estrelas por causa de algumas informações interessantes e algumas reflexões propostas.

A história em si não me conquistou, demorei séculos para ler( algo que para mim não é normal ). Achei o ritmo meio caído, Robert não estava nem um pouco interessante, aliás estava beirando a chatice. Diferentemente dos outros que eu li do DB, não tiveram momentos chocantes, surpreendentes. Ou melhor teve sim, mas apenas um em 500 páginas. Além de repetir a mesma 'receita' de seus outros livros. Enfim, não me convenceu.