As Minas do Rei Salomão

As Minas do Rei Salomão Henry Rider Haggard

Resenhas - As Minas do Rei Salomão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

z..... 28/03/2021

Edição Martin Claret (2002)
Li em 2008, guardei pouca lembrança, o reencontro através de adaptações em resumo revelou porquês.
Em minha percepção não é aventura excepcional conforme se propaga. Se assim fosse, Allan Quartemain teria maior projeção na cultura, mas seus principais atributos destoam do conceito de heroísmo atual, sendo fundamentalmente famoso caçador. Tem partes do livro que o exaltam nisso, algo sem glamour na atualidade.
O livro também denota o pensamento colonialista, de visão de barbárie dos povos nativos e presença europeia com idealização de superioridade.
Penso que essa obra envelheceu com o tempo, perdendo bastante de sua sedução e impacto.

Leitura em Macapá, idos da pandemia...

z..... 28/03/2021

Edição Rideel (Coleção Aventuras Grandiosas, 2004)
Edição em resumo, lida para relembrar a obra.
Allan Quatermain é um aventureiro que parte em missão de resgate a nobre inglês no continente africano, encontrando as lendárias minas do rei Salomão e ajudando povo local a se libertar de rei tirano.
Foi publicada no fim do século 19 e reproduz muito do pensamento colonialista, explícito na visão de barbárie do povo nativo e presença europeia com ares de superioridade e perfeição civilizatória..

Leitura em Macapá, contexto da pandemia, lockdown mais acirrado que já teve no estado, lei seca, nova cepa de vírus atacando e saúde pública em vias de colapso diante do aumento dos casos...

Acaui 16/02/2021

Um bom livro
Peguei esse livro do meu irmão, e gostei bastante.
A história começa um pouco chata, meio morna, mas depois ela se desenvolve muito bem.

Lucia101 25/01/2021

Aventura divertida e despretensiosa. Teve umas partes, no início, que me deixaram um pouco desconfortável, quando ele descreve uma caçada. Mas é coisa da época do livro.

vasilisamorozko 21/11/2020

Quando Você Não Gosta Dos Personagens Principais Fica Difícil
❝O que é a vida, na verdade? É a semente da erva que o vento sopra aqui e além. Às vezes cai em boa terra e frutifica; outras vezes, na rocha dura e definha... O homem nasce para morrer. Mais tarde ou mais cedo, que importa? É sempre a morte.❞

#51 - O mesmo problema que tive com Tarzan eu enfrentei aqui, eu sei que os livros são datados etc e tal mas isso não me impede de querer atropelar meio mundo de gente, principalmente o principal, que homem insuportável!! Ele pensava umas coisa que só me faziam querer descer o cacete nele. E é meio estranho ter que dizer que mesmo que eu soubesse que o homem ia ficar vivo até o final eu me perguntava a cada três segundos “você vai morrer agora né? homenzinho chato”- depois que eu pego implicância acabou - sério não teve um momento que eu torci por eles.
Mas nem tudo foi dor e sofrimento, Gagula com certeza foi a minha personagem favorita, ela é esperta e traiçoeira e eu me vi facilmente torcendo por ela, e sim a parte que ela trancou deles na minas eu pensei “finalmente, obrigada Deus eles vão se dar mal” mas como sonhar é de graças e o livro não era o final de a múmia de 1999 eles ficaram bem (#revoltada).

Enfim, fora os pensamentos preconceituosos e a caça animal e um livro 'legalzinho' - livros sobre aventuras sempre sãos - com uma história que te cativa se você estiver realmente interessado mas, eu particularmente não recomendaria - eu cresci vendo Os Thornberrys e tenho senso suficiente então nada neste mundo vai me fazer falar verdadeiramente bem deste livro - ainda mais para uma criança, só que eu não posso proibir ou falar “NÃO LEIA” - mesmo que eu faço isso às vezes com certos livros, mas quem liga? - porque é sempre bom a gente conhecer para debater e avaliar nosso senso crítico.

JL Marcal 24/10/2020

Leitura surpreendente
Livro muito bom, apesar do racismo presente em muitos momentos do livro. Um bom livro e recomendável. Indico, com certeza!!

Marcos 31/08/2020

Clássico
Mais um livro que li inspirado pelo filme A Liga Extraordinária. O filme coloca diferentes personagens dos clássicos da literatura ocidental em uma mesma trama, após assistir o filme resolvi ler todas as obras que o filme usa como base. Este, assim como alguns livros do Verne, me fez ter uma certa repulsa devido aos relatos das caçadas. Mas é um bom clássico com uma história bem ao estilo Indiana Jones... Talvez, Indiana Jones é que seja bem ao estilo de Alan Quatermain.

daiane301 03/07/2020

Que sensação boa ler a série reencontro que ajudou a me encantar pela leitura quando era criança. Leitura rápida, leve e contagiante.
As minas do Rei Salomão conta a história de Quatermain, um caçador que recebe uma proposta de Sir Henry Curtis e do acompanhante Capitão Good. Junto com mais três servos, um que mais se destaca, Umbopa, partem em busca do irmão do Sir Curtis. Quartermain havia conhecido George (com outro nome) e sabia que ele partira em busca das minas do Rei Salomão, da qual apenas um homem já conseguiu voltar vivo. Os seis, em busca de George, tentam sobreviver nessa grande aventura.

RainhaUchiha 01/05/2020

Era um dos meus livros preferidos na infância. Tentei procurar várias vezes e não encontrei, ainda bem que achei aqui:O

Vincent 28/04/2020

Breve e leve
A primeira metade desta breve aventura é bem fraquinha, depois consegue criar curiosidade suficiente para que o leitor embale e termine a leitura rapidamente. Se passa uns 80 anos antes da época retratada em sua adaptação ao cinema.

Cello 20/03/2020

Herói bastante humano
Adorei Quatermain aqui! Apesar de herói aventureiro suas motivações não são coisas vagas como bondade e justiça. Ele não vai se arriscar numa aventura perigosa se a "compensação" não for justa, mas jamais trairá seus aliados não importando quão amedrontadora é a situação.

Luc Candelore 22/02/2020

Um Clássico envolvente.
Um verdadeiro livro de aventuras. A África é o cenário ideal para o desenrolar dessa trama.
Os personagens são vivos, fortes e por vezes misteriosos.
Manadas de elefantes saltam das páginas e a secura na boca em momentos de sede pode tomar o leitor de assalto.
Com início e final envolventes e um livro que imprime no leitor sentimentos dos mais diversos.
Agora, só entre nós: A macaca é bizarra.

Toshisam 12/09/2019

História pacata
A história do livro “As minas do Rei Salomão” se passa em Durban, na África do Sul, onde um aristocrata e seu amigo pedem ajuda a Allan Quartemain (o personagem principal), um caçador profissional, para achar seu irmão Henry, que está desaparecido, atrás das minas do Rei Salomão.
Creio que em algumas partes da história possam soar preconceituosas e ignorantes com o que se refere á África e os habitantes. Podem até associar algumas “piadas” racistas, pois a mentalidade da época não era como hoje em dia.
Lendo as partes da aventura me lembra de muito a Indiana Jones, pois é um livro com ação e caçadas, o que atualmente pode ser considerado um problema para a sociedade atual, por conta do quem pensam sobre caçadas a elefantes.
Não bastando à parte da aventura, o livro conta com um enigma que nos faz ler até o final, se perguntando, será que realmente existe as minas?
Minha opinião final: história pacata e leve, personagens presentes na narrativa, mas só com a linguagem e mentalidade de antigamente que é preconceituosa comparada a atualmente.

suzyjard 15/08/2019

livro cheio de aventuras que prende ate o fim.
Gostei. Linguagem um pouco rebuscada como de tempos atras mas que não tira o mérito do livro. Hoje em dia , com essa mania do politicamente correto, alguns podem criticar, principalmente em relação a caçadas. Mas no passado isso era comum.

Valério 26/07/2019

Aventura à moda antiga
Ler "As minas de Salomão" me lembrou muito os filmes de Indiana Jones (tirando as estripulias inacreditáveis em que ele se envolvia para escapar de problemas, lógico).
Tesouro escondido, civilização perdida, envolvimento na política dessa civilização, riscos a não mais poder, personagens próximos da morte em diversas situações. E a salvação quando tudo parecia perdido. Está tudo ali.
Não à toa, "As minas do Rei Salomão" fazem relativo sucesso até hoje.
Se não fazem mais é porque o gênero evoluiu, as tiradas dos heróis aventureiras hoje são mais intrincadas e quase sempre, há um ou mais romances de fundo (aqui, não os há). Contudo, poucos são bem escritos como esse.
Livro divertido. Mais um clássico para a lista.

1 | 2 | 3 | 4 | 5