Os Brilhantes do Brasileiro

Os Brilhantes do Brasileiro Camilo Castelo Branco

Resenhas - Os Brilhantes do Brasileiro

Quel Ratajczyk 14/03/2023

Cada qual com seu desfecho
Trocar brilhantes por dinheiro e doar a "bolada". Esse foi o crime de D. Ângela que, uma vez descoberta e não compreendida, sofreu com a reação do marido, Hermenegildo. Assim começa a narrativa de "Os brilhantes do brasileiro", obra escrita por Camilo Castelo Branco e contada em medias res.

Depois que o marido descobre o que a esposa fazia nas suas costas, a narrativa contrapõe a realidade dos fatos com a versão acreditada por Hermenegildo, que é aconselhado por amigos a enviar a esposa ao convento devido à gravidade do acontecimento. Aqui, ilustra-se a moral presente na sociedade portuguesa da época:

"Você sabe bem que nós, os homens, não somos mulheres. Elas tem outra casta de obrigações. Se a mulher for igual ao marido, então não há honra nem vergonha neste mundo, não acha?" posição 529/30

Apesar do marido, o leitor é informado pelo narrador onisciente das intenções por detrás da ação de D. Ângela, que sim ajuda um homem, mas não necessariamente tem más intenções. Antes disso, ela faz o que faz na tentativa de consertar um erro do seu passado.

Entremeio às desaventuranças do casal, o narrador conta o princípio de todos os personagens, desde o primeiro contato de D. Ângela com o marido e até mesmo as aventuras que a senhora teve na juventude, quando foi também julgada e desfeita pelo próprio pai.

Considerações

Diferente de muitos textos contemporâneos, "Os brilhantes do brasileiro" tem um desfecho detalhado para cada personagem, o que varia entre a morte e a bem-aventurança. Trata-se de uma narrativa curta, mas com profundidade e reviravoltas, destacando a todo momento o que se passava na sociedade da época.

"Satisfações à sociedade? São justas, quando ela não condena antes de ouvir os réus, quando não escarra nas faces das vítimas, antes de examinar os vincos por onde passaram as lágrimas" posição 1975/7

A leitura é um pouco pesada e eu não a faria senão por necessidade para a disciplina de literatura. Ainda assim, é possível tirar boas reflexões sobre o período e sobre a produção literário de então.

Clio0 05/01/2023

Os Brilhantes do Brasileiro segue a mesma linha de outro clássico do autor: Amor de Salvação. Aparentemente, como uma resposta para a obra prévia "A Brasileira dos Prazins", Castelo Branco resgata a figura da mulher sofredora, atacada pelos parentes e pela sociedade em geral.

A trama gira em torno da fidelidade de Angela, posta em prova por ter vendido alguns de seus brilhantes sem comunicar ao marido, Hermenegildo. O autor traça todo o machismo da época, em que uma mulher devia total obediência a figura masculina em sua vida, primeiramente o pai, e depois o marido.

Diferente das protagonistas habituais, Angela recusa-se a se submeter a autoridade pela autoridade, e todos os seus dissabores nascem de atos advindos de sua consciência. Tal já a torna uma personagens mais que especial numa galeria que até hoje pune personagens femininas que ousam assumir os próprios atos.

A escrita, apesar de ser de Castelo Branco - famoso por seu estilo complexo -, é relativamente fácil de acompanhar, não exigindo um grande vocabulário clássico ou especial atenção às reviravoltas.

É um livro típico do autor, mantém sua qualidade.

Daniel 05/03/2022

Uma compensação feliz
Ler Camilo Castelo Branco não é tarefa das mais fáceis. Conhecido por seu estilo hermético e linguagem peculiar, o escritor português também é lembrado pela vasta produção literária que nos deixou. Camilo publicou mais de uma centena de livros, praticando os mais variados gêneros.

Os Brilhantes do Brasileiro (1869), a meu ver, é uma excelente porta de entrada para o universo camiliano. Menos complexo que outros livros do autor, a narrativa pareceu-me bastante acessível e de fácil compreensão. Segundo o crítico Carlos d’Alge, o livro seria uma compensação feliz para o trágico A Brasileira de Prazins, tal como Camilo fizera anteriormente com Amor de Perdição e Amor de Salvação...

(para resenha completa, consulte link abaixo.)

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2022/03/os-brilhantes-do-brasileiro-de-camilo.html