Quel Ratajczyk 14/03/2023
Cada qual com seu desfecho
Trocar brilhantes por dinheiro e doar a "bolada". Esse foi o crime de D. Ângela que, uma vez descoberta e não compreendida, sofreu com a reação do marido, Hermenegildo. Assim começa a narrativa de "Os brilhantes do brasileiro", obra escrita por Camilo Castelo Branco e contada em medias res.
Depois que o marido descobre o que a esposa fazia nas suas costas, a narrativa contrapõe a realidade dos fatos com a versão acreditada por Hermenegildo, que é aconselhado por amigos a enviar a esposa ao convento devido à gravidade do acontecimento. Aqui, ilustra-se a moral presente na sociedade portuguesa da época:
"Você sabe bem que nós, os homens, não somos mulheres. Elas tem outra casta de obrigações. Se a mulher for igual ao marido, então não há honra nem vergonha neste mundo, não acha?" posição 529/30
Apesar do marido, o leitor é informado pelo narrador onisciente das intenções por detrás da ação de D. Ângela, que sim ajuda um homem, mas não necessariamente tem más intenções. Antes disso, ela faz o que faz na tentativa de consertar um erro do seu passado.
Entremeio às desaventuranças do casal, o narrador conta o princípio de todos os personagens, desde o primeiro contato de D. Ângela com o marido e até mesmo as aventuras que a senhora teve na juventude, quando foi também julgada e desfeita pelo próprio pai.
Considerações
Diferente de muitos textos contemporâneos, "Os brilhantes do brasileiro" tem um desfecho detalhado para cada personagem, o que varia entre a morte e a bem-aventurança. Trata-se de uma narrativa curta, mas com profundidade e reviravoltas, destacando a todo momento o que se passava na sociedade da época.
"Satisfações à sociedade? São justas, quando ela não condena antes de ouvir os réus, quando não escarra nas faces das vítimas, antes de examinar os vincos por onde passaram as lágrimas" posição 1975/7
A leitura é um pouco pesada e eu não a faria senão por necessidade para a disciplina de literatura. Ainda assim, é possível tirar boas reflexões sobre o período e sobre a produção literário de então.