Arquitetura

Arquitetura Francis D. K. Ching

Resenhas - Arquitetura - Forma, Espaço e Ordem

HinaCarol 13/04/2024

Incrível para poder consultar quando se está no inicio da faculdade, e após...

Gostei de como ele exolica as coisas e a sua didática.

É inspirador os desenhos que tem lá. E forma de apresentação.

Bela Mombach 25/03/2024

Um ótimo livro para quem está no início do curso de arquitetura, pois traz de forma breve e com várias ilustrações alguns conceitos que iremos usar ao longo da nossa jornada de estudos.

Já.lia 28/12/2023

Uma leitura bem de boas pra faculdade
É bem útil no início da faculdade porque o autor apresenta termos e definições que são MUITO utilizados. Além de a leitura ser bem simples e didática.

Cazuz0 21/04/2023

A base da arquitetura
Da bibliografia que tive até agora no curso, este foi o livro que eu mais gostei, pois ele apresenta muitos conceitos que são fundamentais para a compreensão do espaço.
A arquitetura exige como um de seus primeiros passos a compreensão e a análise do espaço. Ao ler este livro (que é repleto das mais diversas ilustrações que são excelentes para exemplificar os conceitos) minha visão crítica sobre o espaço foi aguçada, afinal posso compreender conceitos como as formas de organização espacial, a forma e suas transformações, a maneira como a forma interfere no espaço e os meios de circulação.
É um livro extremamente didático, que mesmo tendo muitas páginas é uma leitura breve. Esse tanto de páginas é por conta das ilustrações que fazem toda a diferença na hora de assimilar os conceitos.

kamylism 02/04/2023

Iniciei a leitura para complementar o conteúdo estudado na faculdade, afinal, o livro está disponível na bibliografia do plano de ensino e adquiri bastante conhecimento. Pretendo ler mais Francis Ching.

Madu24 23/03/2023

Boa proposta
O livro se propõe à explicar a semiótica por trás da arquitetura e é isso que ela trás, corri para esse livro afim de ter mais noção sobre formas de representação e pelo desfalque que tive nos primeiros semestres da faculdade. Acredito que foi uma boa escolha.

Guilherme.Iorio 25/01/2022

Arquitetura - forma, espaço e ordem

(resenha transcrita de áudio autoral)

Um livro entusiasta da análise de projetos, principalmente focado na análise de projetos em planta, que acho que é a forma mais básica de analisar a estrutura do pensamento dos projetistas. Ele vai dar uma bagagem bem técnica de relações desde o início do desenho de um ponto, uma linha, um plano, um volume; até a manipulação destas formas e posteriormente até a organização de todas estas formas manipuladas em um contexto.

Ele é um livro básico da arquitetura, um livro básico para o discernimento do arquiteto, das relações do espaços, da relações visuais, de composição, de ocupação do espaço e de circulação. Um livro muito interessante, um livro completo, bem graficado e com ótimas ilustrações. Eu diria que o Sr. Ching é um dos melhores desenhistas conhecidos atualmente dentro do contexto da arquitetura. Com seus desenhos em preto e branco, ele consegue esclarecer os pontos mais complexos para o entendimento de organizações e propostas intrínsecos as obras projetadas.

Os assuntos expostos são sempre exemplificados através de obras, tanto obras atuais (do modernismo, principalmente) mas também muita contextualização de obras mais antigas. Deixando bem claro que a boa arquitetura não se torna velha, mesmo idealizada em períodos anteriores, se o projeto tinha uma regra de composição, um discernimento no desenvolvimento, tinha os porquês, as razões (como diria Paulo Mendes da Rocha): o projeto nunca deixará de ser atual, ou seja, nunca deixará de ser analisado e nunca deixará de ser importante. É um livro que permeia desde as relações arquitetônicas como as relações urbanas. Então um livro completo nota 10! 5 estrelas.

24/12/2021

KarolK 26/08/2016

Excelente!
Livro fantástico para ampliação e esclarecimento de conceitos e enriquecimento de argumentos projetuais.

Gisa 29/01/2012

Completão e ideal para os bixos (calouros) de Arquitetura
Não aproveitei muito este livro, pois quando o ganhei já estava em Projeto Arquitetônico III -- sendo que o livro é bem voltado a iniciantes. No entanto, ele é bastante completo, com todo o conteúdo abordado em disciplinas preparatórias para Projeto Arquitetônico. Quem der uma olhada nas páginas que coloquei nas fotos do meu exemplar vai acabar lembrando das primeiras aulas nos tempos de calouro :)
Loise 21/08/2014minha estante
Eu queeeeeero! to no primeiro ano de arquitetura em LAUP II, preciso muito dele!

arantes 23/09/2014minha estante
Estou precisando deste livro, se tiver interesse em vender ou souber quem tenha ou onde posso baixa-lo me avise.