Uma Dose Mortal

Uma Dose Mortal Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Uma Dose Mortal

Michela Wakami 21/10/2021

Ágatha, meu amor, pegue leve comigo.
Ela sempre me surpreendendo, quando penso que estou arrasando, ela me dá uns tapa na cara e diz: acorda você está fazendo papel de trouxa.
Gostei muito do desenvolvimento da história.
Com um final, cheio de reviravoltas.
Realmente, muito bom.
João 21/10/2021minha estante
????????

João 21/10/2021minha estante
Gosto assim kkk

Michela Wakami 21/10/2021minha estante
Eu também! ???

Vanessa 21/10/2021minha estante
O final me surpreendeu, eu supus uma coisa e acabou sendo o inverso do que imaginei.

Michela Wakami 21/10/2021minha estante
Me enganou direitinho também.

Karol Alencar 26/10/2021minha estante

Michela Wakami 28/12/2021minha estante
??????

Caio 14/02/2023

Finalmente eu acertei.
Sempre imaginei como seria a primeira vez que eu acertaria o assassino de algum livro da Agatha Christie. E teve um momento no livro que ficou tão óbvio... que eu até estranhei. Mas a história é tão bem escrita, as pistas vão se encaixando de forma perfeita e teve um instante que as coisas ficaram claras para o Poirot e por incrível que pareça pra mim tbm. Foi uma sensação maravilhosa. Obrigado Agatha Christie. Obrigado Poirot. Foi muito bom.
A Leitora Compulsiva 15/02/2023minha estante
A vitória sempre vem, hora ou outra Caio!

Mas até o momento sigo sonhando com o momento que vou descobrir algum assassino de dona Agatha KKKK

Caio 15/02/2023minha estante
Nesse eu não tinha a menor ideia. Do nada uma pista... solta. Eu percebi. E o Poirot também. Foi mto legal.

A Leitora Compulsiva 16/02/2023minha estante
Devo ler esse livro para ver se me saio tão bem quanto você! ??

Caio 16/02/2023minha estante
Recomendo fácil.

Letícia 31/03/2024

Mais um da rainha do crime pra conta!
Bom, sou suspeita para falar sobre as obras da Agatha porque, como não é segredo para ninguém que me conhece, sou muito fã da autora ? Confesso que comprei o livro atraída, principalmente, pelo fato do protagonista (no caso, a vítima) e eu termos algo em comum: a profissão! (Kkkk)

Agatha é conhecida por suas histórias com desfechos inusitados e, na maioria das vezes, inimagináveis para a maioria dos leitores (e me incluo nessa). Com esse livro, não foi diferente. O que parecia ser apenas um crime/assassinato isolado, se mostrou fazer parte de algo muito maior (sobre o que não posso entrar em detalhes para não dar spoilers). Mas, em suma, como sempre, o final surpreendeu. Muito bem elaborado e sem pontas soltas. E, claro, Poirot exibindo sua esperteza e sagacidade, que são sua marca registrada. Adorei!
ronaldsilvadev 31/03/2024minha estante
Olha só, ??????que bom que gostou Ágatha sempre surpreende mesmo. E nesse livro além do protagonista e da autora ainda tinha sua profissão em em cena hauhauahaua. ??????

Letícia 31/03/2024minha estante
Isso aí ??

Leitora_011 30/11/2021minha estante
Esse livro é muito bom! A forma como a Agatha Christie desenrola a trama é demais!

Sandrinha 01/12/2021minha estante
Também adorei o livro!! Leitora_011

Driih (@dinbookerland) 29/07/2014

"One, Two, Buckle My Shoe"
O livro é muito bom, foi meu primeiro livro do gênero e meu primeiro da Agatha, mas já conseguiu fazer com que eu me tornasse fã do gênero e igualmente fã da genialidade da autora. Poirot é um personagem de personalidade, tem traços tão reais que fazem com que você comece a acreditar, que em algum lugar do mundo existe um detetive particular como ele.
Uma Dose Mortal conta a história do suicídio de um dentista, vamos dizer um suicídio muito do suspeito. E por coincidência o dentista morto é o mesmo dentista do nosso Hercule Poirot, que com isso acaba sendo chamado para investigar e assim começa a jornada principal do livro. Poirot com suas dúvidas sempre muito instintivas e certeiras acaba chegando a conclusão de que não foi suicídio, mas será que ele está certo?
Ao longo do livro, você conhece inúmeros personagens, todos muito bem formados e com características e personalidades reais, cada vez mais suspeitos, Poirot chega a se questionar algumas vezes e cada vez mais curiosos os leitores se encontram. Outra coisa que me chamou atenção foi que mesmo com tantas reviravoltas e tantas suposições a história não pareceu menos interessante em momento algum, em alguns até ficou ainda mais interessante...
Eu posso afirmar com sinceridade que esse foi um dos livros que eu devorei com voracidade, estava louca pelo fim e quando ele chegou se apresentou de uma forma inesperadamente genial e incrível, uma coisa que adorei também foi o fato de não conseguir dizer o que aconteceria, e só descobri nas últimas páginas todo o grande mistério.
Por isso para mim Agatha é a minha nova autora favorita! Esse foi o primeiro romance que li da mesma, mas já separei uma lista com os outros 38 livros nos quais Hercule Poirot se encontra e não vejo a hora de lê-los. Então se você ficou com mesmo que seja o mínimo de curiosidade, procure-o. Não vai se arrepender, uma leitura gostosa, instigante e que com certeza desperta sua curiosidade e subjetividade... Mesmo que em momento algum você consiga dizer o que irá acontecer!

site: Essa resenha também pode ser lida em: http://www.elasabemtudo.com/2012/08/resenha-uma-dose-mortal.html
Lary.Momentolitera 31/12/2017minha estante
Que resenha é essa?????? Brasil. Mds quero muito ler os livros dessa autora.
Amei sua resenha?

Driih (@dinbookerland) 31/12/2017minha estante
Obrigada!!! Quero ler todos dela kkk

Marcos 01/01/2023

O primeiro de muitos!
Em meio a uma situação de espera, saquei meu Kindle da bolsa, em busca de alguma história para passar o tempo. Sabe quando a fama condiz com a realidade? Pois é, essa é a Agatha Christie. Fiquei Incrédulo como a história é fluida! Você não nota o passar das horas enquanto lê, certamente o primeiro de muitos dela que lerei.
Lou 01/01/2023minha estante
Rainha

raquelbz 26/07/2012

Um, dois, afivele o sapato

O investigador da vez é Hercule Poirot, que tem em suas mãos um dentista morto no próprio consultório, o sr Morley, e seus clientes como principais suspeitos. Conforme a trama se desenvolve, nos deparamos com inúmeras coincidências entre os clientes, descobrindo diversas ligações que intensificam o mistério.

Mas quem desejaria a morte de um dentista bom e sem inimigos? E se fosse um suicídio? Ou talvez seria Sr. Alistair Blunt, um bancário importante para o país, o verdadeiro alvo? Essas são apenas algumas das perguntas que o investigador Poirot precisa resolver.

Vários personagens com características comprometedoras estavam presentes no consultório na manhã do crime. Um deles é Frank Carter, o qual Morley desaprovava para ser noivo de sua secretária, gerando atritos entre os dois homens. Outra é a Srta. Sainsbury Sale, uma atriz que aparenta ter boa índole e que conheceu a esposa de Alistair na Índia. Há também o Coronel Bumby que arrisca seus palpites para Poirot.

E ao acharmos que o mistério está prestes a ser resolvido, que nós já identificamos o verdadeiro culpado, somos surpreendidos com a sagacidade do investigador que reverte completamente o “jogo”.

Todos os nossos palpites vão por água abaixo e nos perguntamos “Por que eu não pensei nisso antes? Seria tão óbvio…”

Porém, os fatos só tornaram-se óbvios a partir das evidências levantadas pelo investigador. Evidências tão simultaneamente mirabolantes e possíveis, que apenas uma mente como a de Agatha Christie poderia criar.

O clímax do mistério é realizado em total tranquilidade com diálogos inteligentes e simples. Talvez pudesse ter um pouco mais de ação se aprofundando no ato de redenção do culpado. Mas correria o risco de fugir da ideia principal da trama.

Enfim, recomendado para quem gosta de romances policiais ou que está com pouco tempo. A leitura é fácil e flui muito bem, o que considero característica da Agatha.
Will 19/08/2013minha estante
Ótima resenha, disse tudo em relação ao que senti lendo Uma Dose Mortal.

Poirot teve uma participação maior do que em outras obras da Agatha, e isso pra mim foi o grande diferencial do livro, que cai entre nós, não teve uma trama das melhores e nem um nível de suspense que prendesse atentamente os leitores, mas o fato da narração ser bem sucinta e leve conseguiu facilitar o desenvolvimento da leitura, ajudando a manter a curiosidade até o final.

O que não gostei muito foi do motivo, porque ele já existiu em outros dois livros da autora, não foi nada original, mas mais uma vez a explicação do Poirot se destacou perante a essa irregularidade observada, e o plano do assassino também foi de grande inteligência.

Um bom romance policial um pouco mais leve e menos tenso do que o costume quando se envolve o famoso detetive Belga, mas não deixa de ser uma leitura gostosa.

Angela.Ataide 05/04/2024

Esse me surpreendeu, nem imaginei quem era o assassino! Suspeitei de vários personagens, mas não aceitei! Recomendo!
Luana 05/04/2024minha estante
Agatha Christie é uma rainha! ?

Ju. 16/11/2023

Esse é o meu primeiro contato com a autora e gostei bastante do estilo, mas achei a história bem fraca.
Kauã 16/11/2023minha estante
ai amg, tente ler outros mais conhecidos tipo, ?Assassinato de Roger Ackroyd? que é perfeito, se você gostou do estilo e da escrita, esse você gosta porque a trama é muito desenvolvida.

Matheus P. 17/07/2013

Fraco...
Me lembrou "Dead Man's Folly" (A Extravagância do Morto, em português, da mesma autora) pelo final mirabolante e inventivo. O problema é que o leitor não é convencido e tudo parece muito inverossímil. O que me pegou de surpresa foi a forma como assuntos desconexos e inesperados foram se misturando à história. Uma simples ida ao dentista levou à problemas políticos, espionagem, discussões entre comunismo e capitalismo, numa massa pouco consistente.

Aquele jeito único e simples que Agatha tem de escrever continua presente, mas, de fato, há uma infinidade de livros em que Agatha está em seu melhor. Vale a pena ler se você é fã da dama do crime.
Ani 26/10/2018minha estante
Tive exatamente a mesma impressão... E coincidentemente li 'Uma dose Mortal' após a leitura de "a Extravagância do Morto' e a semelhança é notável... Porém é uma leitura agradável, mas não o considerei um dos meus preferidos da Rainha do Crime.

RossiBerti 25/06/2021

Tambem tenho medo de dentistas
O início cômico em que Porrot revela seu medo de dentistas rapidamente se transforma em um dos mistérios mais envolventes de Agatha Christie. Com muitos prováveis assassinos e intrigas internacionais da pré 2 Guerra, fiquei totalmente absorvido em me colocar no lugar de Porrot e tentar desembaraçar um aglomerado de pistas, armadilhas e conspirações.
O ritmo é rápido, com uma nova pista bombástica a cada poucas páginas. As vezes acho os plot twists da autora inverossímeis demais, mas nesse as motivações e revelações finais se encaixaram muito bem e me deixaram bem satisfeito. (Exceto a parte da fivela!)
Indico demais a leitura, seja você um iniciante nas histórias da autora ou um expert em romances de detetive.
Lampert 25/06/2021minha estante
Adorei!

Maria Faria 28/07/2010

Foi o primeiro livro de Agatha que li. Romance policial envolvente. Não merece nota 4 porque a explicação para o crime me pareceu um pouco frívola. Porém, não posso negar que a história envolve, prende o leitor e o leva a desconfiar de todos, menos do próprio assassino. É uma trama inteligente e com certeza lerei outros livros da autora.

Gláucia 21/04/2011

Uma Dose Mortal - Agatha Christie
Sentar-se numa cadeira de dentista já é aterrorizante e já contém muito suspense: será que vai doer? Terrível. Que dizer de um crime ocorrido numa delas?
A história é boazinha e reúne a dupla Poirot-Japps, o que sempre melhora a trama com um toque de humor, mas não gosto muito de livros de espionagem.

Jairo 04/02/2014

Final Inteligente
Ágatha conduz a trama de modo que o final seja surpreendente. Muito bom.

Lili Machado 12/04/2014

Por que um dentista cometeria um crime no meio de um dia cheio de consultas?
Em Uma dose mortal, um dentista muito respeitado, Dr. Henry Morley, é encontrado morto, em Londres, com uma pistola perto de sua mão direita, no chão.
Sua assistente, Gladys, tinha sido afastada do consultório, com a desculpa de visitar uma tia doente.
Mais tarde, um de seus pacientes, um rico imigrante grego, Mr. Amberiotis, é encontrado morto com uma dose letal de anestésico. Um caso típico de suicídio e assassinato.
Mas, por que um dentista cometeria um crime no meio de um dia cheio de consultas? Poirot não consegue entender, mas, como sempre, usando suas pequenas células cinzentas, ele chega a uma conclusão inacreditável...
Além disso, Mabelle Sainsbury Seale, outra paciente, também desaparece após a morte do dentista. Seu corpo é encontrado logo depois.
E a trama de Uma dose mortal se complica mais adiante, quando Blunt, casado com uma judia de uma família de bancários (obviamente referente aos Rothschilds), também é um paciente do consultório do Dr. Morley, no dia de sua morte. O Inspetor Japp acredita que o próprio Blunt era a vítima em potencial. Poderia ser uma conspiração internacional voltada contra uma importante família européia, ligada ao governo britânico?
Howard Raikes, amante de Jane Olivera (sobrinha e herdeira de Blunt), e Frank Carter, um jovem de péssima reputação, são os suspeitos dos crimes.
Mas para o atento Hercule Poirot o caso começa, na realidade, com algo muito simples: um sapato... um sapato feminino de couro preto, com uma fivela grande...
Uma dose mortal é um thriller clássico baseado no sistema de classes britânico, porém, não muito violento quanto os que temos lido hoje em dia. No entanto, as muitas pistas verdadeiras e falsas, que são descritas durante o texto, fazem com que o final seja uma grande surpresa, numa espiral de eventos que fazem o leitor voltar no livro, várias vezes, para poder entender perfeitamente.
É interessante que um tema tão simples (o aparente suicídio de um dentista) possa ter tantos motivos por trás.
Como muitos dos livros de Agatha Christie, Uma dose mortal, com seu título em inglês, One, two, buckle my shoe, este se baseia numa rima infantil. Os elementos da trama e algumas das pistas se adequam perfeitamente a rimas. Além disso, uma menção a um filme de Fred Astaire e Ginger Rogers, torna o texto meio que datado.
Uma dica: se o amigo leitor gosta de criminosos obscuros e perigosos, com passados suspeitos, não leia One, two, buckle my shoe. Você pode acabar se identificando com o criminoso, e ficar querendo que o famoso detetive Hercule Poirot e o Inspetor Japp, encontrem a ligação entre os crimes e o livrem da acusação.
Um bônus para os leitores fãs de Poirot: no início do texto de One, two, buckle my shoe, o encontramos muito nervoso – coisa que não é normal em nosso amigo detetive belga – ele tem uma consulta no consultório do tal dentista, que visita regularmente, de 6 em 6 meses.

site: http://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/