Princípios de Administração Científica

Princípios de Administração Científica Frederick Taylor

Resenhas - Princípios De Administração Científica

Isa Romero 08/05/2022

tive que ler pra fazer trabalho da faculdade
e ainda tive que fazer um fichamento de três páginas sobre esse livro

(Mas considerando tudo, foi uma leitura tranquila, com exemplos práticos que fazem você compreender a teoria tranquilamente)

Gilvanelma 30/03/2020

Um clássico enfadonho
Pode ser clássico e essencial aos estudiosos das administração, mas ninguém pode negar que a leitura é densa e enfadonha ? De qualquer maneira, vale a pena ler, a título de conhecimento e empoderamento intelectual.

TalesVR 10/07/2019

Iniciativa
Não sou exatamente da área de Administração, porém como todo bom livro introdutório à matéria diz: todos nós somos em algum momento administradores. Pois bem, vim em busca dos clássicos da matéria e começo aqui, com Frederick Taylor, um dos pais do assunto. A mim me pareceu extremamente interessante a visão dele sobre a maximização da produção (efetividade) em menor tempo e ganhando mais do que antes. Sim, é preciso (e possível) fazer mais em menos tempo sem procrastinação e o ''lucro'' dessa atividade será maior. E como fazer isso? Iniciativa.

Taylor define um método de iniciativa e recompensa. O trabalhador tem de ser instado a ter iniciativa a partir de uma recompensa. Pessoalmente falando a minha recompensa é ter meus sonhos realizados, então que venha a iniciativa. O recurso essencial da Economia é o tempo, aprender a gerir bem o tempo para conseguir alocar o máximo possível desse recurso em efetividade é chave para o sucesso pessoal. Não é coaching (odeio isso), é administração científica.

Enfim, é uma visão capitalista dos EUA no início do século XX e que gostando ou não moldou as nossas organizações. Eu diria que é um clássico do capitalismo.

Vitor.Rossatti 14/08/2013

Resenha do livro ‘’Os Princípios da Administração Científica’’
Escrito por Frederick Winslow Taylor (1856-1915), considerado o ‘’O Pai da Organização Científica do Trabalho’’, o livro proporcionou-me uma visão abrangente de que é possível substituir os métodos empíricos por métodos científicos no trabalho, e não somente nas indústrias como é o ponto nevrálgico do livro, mas em qualquer atividade, seja prestação de serviços, comércio até um simples pedreiro ou um levantador de pá, exemplificado no livro. Com relação ao pedreiro uma análise feita por Frank B. Gilbreth, diz-se que ‘’interessou-se pelos princípios de administração científica aplicados a este setor. Fez uma análise extremamente interessante, estudou cada fase do trabalho do pedreiro, eliminou um, depois outros, sucessivamente, todos os movimentos inúteis e substituiu os movimentos lentos por outros rápidos. Realizou experiências com cada fator que, de algum modo, afeta a rapidez e fatiga o pedreiro’’. Taylor foi ousado ao estudar o tempo e os movimentos de cada operário, seleção de pessoal e as melhores ferramentas. Com a consolidação de suas ideias, Taylor observou na indústria os princípios científicos que o estudo levou a crer, eis os princípios:
1- Atribuir a cada operário a tarefa mais elevada que lhe permitisse às aptidões;
2- Solicitar a cada operário o máximo de produção que se pudesse esperar de um trabalhador hábil de sua categoria; e
3- Que cada operário, produzindo a maior soma de trabalho, tivesse uma remuneração adequada, ou seja, de 30 a 50 por cento superior à média dos trabalhadores de sua classe.
Nesses três princípios está ínsito a principal orientação dos trabalhos de Taylor – Obtenção de mão-de-obra econômica, retribuída, entretanto, com maiores salários.
Mais tarde, Taylor evidenciou de forma explícita os seguintes objetivos:
1 – Desenvolver uma ciência que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano, em lugar dos velhos métodos rotineiros.
2 – Selecionar o melhor trabalhador para cada serviço, passando em seguida a ensiná-lo, treiná-lo e formá-lo, em lugar do antigo costume de deixar a ele que selecione o seu serviço e se formasse, da melhor maneira possível. (A isso ele elucida no livro como Administração por Iniciativa e Incentivo).
3 – Criar um espírito de profunda cooperação entre a direção e os trabalhadores, com o objetivo de que as atividades se desenvolvessem de acordo com os princípios da ciência aperfeiçoada.
4 – Dividir o trabalho de quase iguais processos entre a direção e os trabalhadores, devendo cada departamento atuar sobre aquele trabalho para as quais estivesse mais bem preparado, substituindo dessa forma as antigas condições, nas quais quase todo o trabalho e a maior parte da responsabilidade recaíam sobre aqueles.
Além desses princípios e técnicas usadas nas indústrias Taylor criou outras técnicas importantes com as quais não irei discorrer, para não tornar cansativa a leitura, mas que é de suma importância o leitor conhecer. Taylor era um visionário, dedicado ao trabalho e estudos da melhor receita com o menor custo, da harmonia entre gerência e trabalhador da aplicação da ciência sobre o empirismo, destaca-se até os tempos hodiernos para a Engenharia Mecânica e Administração de Empresas como um modelo a ser seguido e seus princípios aplicados, trazendo prosperidade para a empresa e o desenvolvimento econômico social.

Ricardo 29/03/2010

Atual
É um livro centenário, mas absolutamente atual. A moda é falar em programas de qualidade e certificações ISO, porém se as empresas brasileiras aplicassem os princípios contidos neste livro haveria um salto fenomenal de qualidade e produtividade. O texto é extremamente didático e os exemplos contundentes. Quem vive o dia a dia do chão de fábrica vai se reconhecer nas situações vividas pelo autor.Li este livro pela primeira vez quando fazia faculdade há quinze anos e resolvi voltar à fonte.