Lorna Doone

Lorna Doone R. D. Blackmore...

Resenhas - Lorna Doone

AlineLucia 23/01/2024

Surpresa boa
Comecei a leitura desse livro um pouco reticente por causa de algumas resenhas negativas aqui no Skoob.
Levei alguns capítulos para me adaptar à escrita do autor, mas depois fui completamente absorvida pela história.
O mais surpreendente é que o principal personagem do livro não é a Lorna Doone (aliás, que nome esdrúxulo), mas seu grande amor: John Ridd!
E é ele quem narra toda a obra, conversando com o leitor, expondo seu ponto de vista de fazendeiro do interior da Inglaterra, e quando você se dá conta, já o tem na mais alta estima!
Como pano de fundo temos os reinados de Carlos II e Jaime II da Inglaterra, culminando na Revolução Gloriosa.
Foi uma ótima leitura, com direito a um final de tirar o fôlego!

Beatriz 23/04/2023

8/10
O que fala:
É um romance que se passa por volta de 1600 na Inglaterra. Mostra uma família de fazendeiros no interior do país.

Como foi minha leitura:
Fiquei entretida, porém, por ter descrições muito grandes, tive um pouco de dificuldade de engajar na leitura e achei ele meio denso.

Sobre os personagens:
Gostei da maioria dos personagens, principalmente de John, o protagonista.

Sobre a história:
Tem os seus dramas, aventuras e ações, porém foca bastante no modo de viver dos fazendeiros daquela época, o que me interessou bastante, pois aprendi muito sobre os costumes daquele tempo.
Também abordou diversos acontecimentos da história da Inglarerra, parecendo ser fiéis, para uma pessoa leiga como eu, que acrescentaram mais veracidade na história para mim. Portanto, a história de John e Lorna parece algo que poderia ter acontecido de verdade.

Coisas que me incomodaram:
Apesar da história girar em torno dela, queria que Lorna  aparecesse mais e não fosse apenas citada.
O fim da prima Ruth, me apeguei a essa personagem e achei que ela merecia mais.
O negócio de amor a primeira vista e a idade deles, mesmo sabendo que tenho que levar em conta o contexto histórico, ainda acho estranho, porém isso é algo meu.

Justificativa da nota:
Só não dou mais estrelas, porque tive um bloqueio literário e demorei para terminar de ler. E porque provavelmente vou esquecer boa parte da história no futuro.
Mas foi uma boa leitura para passar o tempo, conhecer um clássico e saber mais sobre a Inglaterra de 1600.

Nado 03/02/2023

A história de Lorna Doone me cativou desde o início. O narrador, John, também me conquistou de primeira, a forma com que ele narra alguns fatos são bem peculiares. Lorna aparece em menos da metade do livro, mas a importância dela na vida do narrador está praticamente em todas as páginas. Acredito que é isso que o autor quis passar, não narrar apenas a história da personagem que dá nome ao livro, mas o significado que ela tem na vida de quem a ama. Eu achei isso genial e imprevisível, pois você começa a se dar conta disso após vários capítulos. Eu daria 5 estrelas facilmente, mas eu seria injusto com outras obras. Recomendo para quem gosta de clássicos e que tenha paciência, pois o narrador mostra que tem isso de sobra.
Natty 07/02/2023minha estante
John é apaixonante !??

Nado 08/02/2023minha estante
Simmm?

ramiromat 27/12/2022

É uma história muito gostosa, mas não é um livro fácil. Teve dias que pensei ter lido 50 páginas, quando li só 10. É bem denso, mas tenha paciência, pois o melhor começa quase na metade.
John Ridd é filho de um fazendeiro, cuja localidade onde vivem é maltratada pelo clã, de ladrões, Doone. Em uma de suas inscursões pelo vale dos ditos cujos, ele conhece, e depois acaba se apaixonando por, Lorna Doone. Tida como neta do chefe do grupo, os dois passam por poucas e boas para ficarem juntos, principalmente por causa do vilão: Carver.
Há partes muito detalhadas, como a da grande nevasca e da (até fácil demais) fuga de Lorna, do vale Doone, no meio disso. A parte da 1ª ida à Londres também.
Porém, até agora estou com raiva da Gwenny por ter surrupiado as cartas, de sua senhora, pensando que só pq descobriu-se que a Lorna era de família rica, ela não deveria mais ficar com o John. E ele também foi burro logo em seguida. Todo mundo sabe que, em 1600, o Tâmisa já era bem poluído. E mesmo assim ele vai e toma banho.
Recomendo muito, muito, a leitura.
Natty 06/01/2023minha estante
Eu tô amando ,apesar de não estar fazendo histórico de leituras. Tô amando o John?

ramiromat 07/01/2023minha estante
É muito bom mesmo.

Camila 18/12/2012

Lady Lorna Ridd
Leitura fácil para quem está cursando o Inglês. A leitura é proveitosa e envolve o leitor.

The Doones are terrible people. One day Carver Doone killed John Ridd'father. John grow up and becomes a big farm, but he doesn't forget the revenge with Carver Doone. John Ridd fights in many wars with Doones but he never find Carver.
The best part of the film is when John falls in love for Lorna Doone, a rich girl. She helps him and she has a mysterious history about her life.
The end I won't tell, but is very good!