A história revelada dos papas

A história revelada dos papas Jörg Werremeyer

Resenhas - A História Revelada dos Papas

Cris 24/07/2023

Tive uma surpresa positiva com relação a esse livro, trata de um apanhado histórico dos papas da igreja católica, desde os mais remotos até o papa João Paulo II, não traz com floreios a história, além de trazer curiosidades ao longo dos capítulos sobre títulos, nomenclaturas e afins da igreja.

- Viih O 01/03/2021

Longa jornada dos papas...
Apesar de ser um livro um tanto cansativo, cansativo pela minha falta de conhecimento sobre as políticas do Vaticano, é um bom livro.
O livro começa com a história (bem resumida) do primeiro papa, São Pedro, e vai até João Paulo II e a eleição de Bento XVI. Não passa por todos os papas, é claro, pois, muitos no começo não se tem nem dados históricos.
Tem muitas curiosidades sobre as origens e termos de leis papais, sobre as roupas dos papas, sobre a guarda suíça, concílios conclave, etc.
Ele é separado pela linha temporal histórica (antiguidade, idade média, renascimento, revolução francesa e iluminismo e tempos atuais).
É um livro interessante, porém não recomendo para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto, pois, torna-se cansativo, tive que parar várias vezes a leitura para pesquisar ?.
Conta as passagens desses papas durante seu governo papal. Confesso que os primeiros papas me assustaram um pouco; principalmente os da idade média e final do renascimento. Alguns um tanto "sanguinários" outros mais mornos (?) e outros muito bons. Na verdade, a partir do momento em que eles perdem seu poder sobre a política, vai melhorando suas ações.
É como aquela famosa frase, que não lembro de quem: "Dê o poder ao homem e ele se revelará". A ideia de um representante de Deus se deturpou muito diante do olhar do homem, infelizmente e com certeza Jesus não aprovaria muito do que foi feito em nome Dele, sem dúvida.