Anne Frank

Resenhas - Anne Frank: The Diary of a Young Girl

1 | 2 | 3 | 4

Jean.Guimaraes 03/02/2024

Reflexivo e Contemporâneo
Esse livro é uma obra clássica que faz refletir nosso papel no Mundo. É absurdamente interessante entender como uma menina de 14 anos viu a guerra de dentro de um esconderijo e faz em todo momento você pensar como agiria se você estivesse naquele lugar. A qualidade de escrita é inegável e muito surpreendente levando em conta que era apenas uma criança que estava escrevendo. A obra faz você refletir o que milhares e milhares de crianças passam todos os dias em guerras pelo Mundo que não existem previsão de acabar. Livro triste, mas necessário.

Gabi 30/01/2022

O livro é o diário publicado de Anne Frank, uma menina judia que passou os seus últimos anos se escondendo com a família e outros judeus no Anexo.
Eu já vi pessoas dizendo que ela era dramática e chata, mas eu entendi ela: uma adolescente presa dentro de um apartamento com 7 pessoas mais velhas, só podendo estudar e escrever.
Ela fala várias vezes da intenção de publicar um livro chamado "O anexo secreto", e de usar esse diário como base.
Eu chorei muito com a explicação no final do livro sobre o que aconteceu com cada um deles.

ca ;) 13/04/2022

Já tinha lido a versão completa do Diário de Anne Frank em português, e decidi ler a versão resumida dele em inglês para praticar! Gostei bastante de ter relembrado os principais momentos do livro :)
Esther 13/04/2022minha estante
eu nem sabia que existia essa versão, que legal!

Dark Lady 24/04/2024

The diary of a young girl, Anne Frank
Terceira vez lendo esse livro, dessa vez em inglês.
Por eu já ter lido antes achei o inglês fácil.
Mesmo depois de já ter lido antes, ainda me surpreendo, me entristeço e fico feliz com certas coisas que acontecem no livro, como se fosse a primeira vez que li.

Cristian.Alves 15/08/2022

Profunda como ela sempre quis ser
Esse livro/diário me fez refletir bastante durante a leitura.
Consegui observar os eventos e consequências da guerra dentro da vida cotidiana das pessoas. Tudo isso através dos olhos ingênuos da pequena Ana.
Ao mesmo tempo que é uma aula de história é uma aula sobre relacionamento interpessoal.
Ana sempre foi a frente se seu tempo em tentar entender os conflitos que ocorriam dentro da casa mesmo antes dos seus 15 anos.
Foi intensa em tudo que pode e acredito que viveu cada momento, por isso tenho certeza que você foi profunda, como sempre quis ser.

Juliete.Lourenco 06/12/2021

Entrar nos pensamentos de uma menina que passou por todos esses horrores e não sobreviveu é realmente perturbador, nós faz pensar em como o ser humano pode ser cruel.

paulaferrazp 23/06/2023

?Who else but me is ever going to read these letters? Who else but me can I turn to for comfort? I'm frequently in need of consolation, I often feel weak, and more often than not, I fail to meet expectations. I know this, and every day I resolve to do better.?

?I catch myself laughing and remember that it's a disgrace to be so cheerful.?

?(?) and keep trying to find a way to become what I'd like to be and what I could be if ... if only there were no other people in the world.?

Aline Luz 01/06/2015

Anne Frank
O livro conta a história de uma garota chamada Anne Frank que viveu durante a Segunda Guerra Mundial, onde Adolf Hitter liderava o nazismo na Alemanha. Anne ganhou seu diário em seu aniversário de 14 anos e tudo que acontecesse na sua vida a partir dali iria contar a sua melhor amiga Kety (o diário). Anne Frank era uma garota normal sua família e ela eram judeus, como todas as outras tinha amigos e paqueras era muito nova para ter relacionamentos mais ela não ligava só os curtia, Sua vida passou a mudar no ano de 1940 onde Hitler anuncia a exterminação dos judeus e estrangeiros ou pessoas que fossem contra o nazismo, que uma nova era estava começando para vingar a primeira guerra mundial. Com essa anunciação Anne e a família foram morar em outro cantou, Neste lugar abrigam-se a família de Anne – a adolescente, os pais e a irmã -, e a do Senhor Van Daan – ele, a esposa e o filho Peter, que se torna o melhor amigo da garota, e por quem ela se encanta cada vez mais. morando por lá foi difícil a adaptação da nova casa mais Anne conseguiu ficar bem, durante o dia eles não podiam fazer num um barulho para nem um vizinho ouvir e denunciar. Passou-se muitos dias e Anne não estava se sentindo bem por isso não escreveu, ela chegou a uma conclusão que no meço a Sra. e Sr. Vandam eram mais pacientes e generosos mais a partir de alguns dias eles começaram a ser ingnorantes e sem educação começando a criticar Anne de tudo que ela fazia. ela narra a rotina do seu dia todo durante o período em que seus país permaneceram refugiados no porão do gabinete em que seu pai trabalhara. Anne registra a vivência destas pessoas sob a ameaça constante da morte e sua visão pessoal sobre este terrível confronto.
Anne tem a ideia de escrever um diário que pudesse realmente ser publicado após ouvir uma transmissão radiofônica que incentivava as pessoas a documentar os eventos ligados à guerra, pois este material teria, futuramente, um alto significado. Ela inscreve em seus escritos tudo o que se passa no cotidiano de sua vida, inclusive do relacionamento muito bom e compreensivo com seu pai , que considerava amoroso e nobre, ao contrário da mãe, com quem a menina estava sempre em confronto.
Depois de tempos difíceis, oficiais da Gestapo descobrem o esconderijo, em 4 de agosto de 1944, prendem os refugiados e os conduzem para diversos campos de concentração. Neste mesmo dia o pai, Otto Heinrich Frank, recebe o diário da filha e, como é o único prisioneiro , luta pela publicação de seus textos, realizando finalmente o sonho de Anne. Com o auxílio da escritora Mirjam Pressler, ele alcança o seu objetivo e lança o diário em 1947.
Na primeira versão muitos trechos foram censurados pelo próprio pai, que tinha consciência do quanto seria controvertido, nesta época, divulgar os conflitos entre mãe e filha, depois o diário foi finalmente publicado.
Anne morreu em pleno campo de concentração, em Bergen-Belsen, em fins de fevereiro de 1945.

marcosm 08/08/2020

The Diary of Anne Frank
I finally decided to read this 'classic'. As it should be, it was quite an experience, although somehow different from what I had imagined. In the end, I have mixed feelings about the book. Even though it's a 14 y/o girls narrating the traumatic experience of hiding in the middle of an all-out-world-war, I feld 'disconnected' from the whole situation through most of the book, she says it herself that some things seem petty. Other my own pettiness on that, some of her remarks are impressive due to her maturity and approach on some subjects that until today are up to discussion.

rutepontee 28/08/2023

Doloroso.
Dói cada pedacinho da alma saber desta história e da inocência desta criança. Agonizante e encantador.

vitoria293 08/02/2022

Pra pessoas que reclamam da leitura ser entediante: é literalmente um diário de uma pessoa presa dentro de um esconderijo por 2 anos, vivendo a mesma rotina com as mesmas 7 pessoas, todos os dias. Queriam que ela escrevesse sobre o que?

Sobre a Anne: ela era uma criança quando foi pro anexo e se tornou uma adolescente lá dentro. Claro que o diário dela ia ser cheio de drama interno, crises existenciais, reclamação sobre os adultos e convencimento. Todo adolescente em algum momento acha que sabe mais que todo mundo e tem seus episódios de arrogância.
A Anne era uma garota extremamente inteligente, visionária e apesar de algumas palavras insensíveis as vezes, parecia ser uma menina com um bom coração e super amável. Tenho certeza que se ela tivesse sobrevivido, hoje teria contribuído ainda mais pra literatura e teria alcançado grandes coisas.

Uma tragédia desumana tudo que essas pessoas tiveram que passar e ver o acontecimento pelos olhos dela trouxe uma nova luz sobre o holocausto. Nunca vou superar que a maioria das pessoas do anexo morreram pouquissimo tempo antes dos campos serem liberados.

Enfim, excelente leitura. Pode não ser do gosto de todo mundo, mas não deixa de ser uma boa obra importantíssima pra história.

Juliana 31/12/2023

Impactante
Li o diário da Anne muitos anos atrás e desde então sempre achei uma obra impactante. Desta vez, li em inglês, e sigo com a mesma opinião. O diário, como se espera, é cheio de altos e baixos, assim como a vida de Anne, que apesar do contexto cruel em que vivia, no fundo ainda era uma adolescente descobrindo o mundo. Ela também insere muitos fatos históricos e análises em meio aos seus relatos, o que nos insere ainda mais no contexto da época. É uma leitura que deve ser deita pelo menos uma vez na vida.

Síntique 21/04/2021

Muitas lições importantes
Esse clássico com certeza já foi exaustivamente comentado... Mas ler esse livro durante a pandemia foi muito importante pra mim. Com todos presos em casa, reclamando por banalidades ou paranóicos, é válido entender a perspectiva de um povo que sofreu tanto e viveu em condições tão mais precárias por tanto tempo. Quando nos deparamos com as dificuldades passadas pelos judeus no claustro, escondidos durante o holocausto, aprendemos uma lição valiosa de mundo para lidar com a presente situação.

1 | 2 | 3 | 4