Melhores Poemas de Casimiro de Abreu

Resenhas - Os Melhores Poemas de Casimiro de Abreu

Tami 22/10/2023

Bom!
É uma boa leitura.
É preciso relevar a visão da época sobre algumas coisas, mas apresenta muitos sentimentos complexos e o amor e a saudade do Brasil no tempo do exílio, o que eu adoro.
O Brasil é maravilhoso.

Joyce.Gomes 30/05/2023

Gostei... Com poemas coerentes, românticos e melancólicos.

"Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
? Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é ? lago sereno,
O céu ? um manto azulado,
O mundo ? um sonho dourado,
A vida ? um hino d'amor!..."

barbarag 15/04/2023

Lindo
"Se eu tenho de morrer na flor dos anos, Meu Deus! não seja já; Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde, Cantar o sabiá!"

Josimar_Cruz72 15/04/2021

Saudade,Sofrimento,Amor e Gorjeios: A Poesia de Abreu
Camisiro de Abreu, um grande poeta brasileiro escreveu um onra razoável de poemas, e nessa espécie de "antologia" conhecemos bastante sobre este poeta.
Nos poemas, os temas principais são a saudade da sua infância, os amores da sua vida e o sofrimento comum aos poetas românticos. Conseguimos sentir esta saudade que ele sente que ele nos trás com seus belos versos.
Esta minha nota, consideravelmente baixa, se dá ao fato de que após um tempo de leitura, mesmo os poemas mudando, eles aparentam terem os mesmo temas e serem trabalhados do mesmo jeito, o que acaba trazendo um certo tédio a obra mas isso não significa que seja um mau poeta mas sim que está "antologia" é um tanto tediosa.