Introdução ao Budismo

Geshe Kelsang Gyatso

Resenhas - Introdução ao Budismo

Alan fborges 27/03/2024

Introdução ao budismo
Introdução ao Budismo, escrito por Geshe Kelsang Gyatso, é uma obra fundamental para aqueles que desejam conhecer os princípios e ensinamentos básicos dessa milenar tradição espiritual. O autor, um renomado mestre budista tibetano, apresenta de maneira clara e acessível os fundamentos do budismo, explicando seus conceitos-chave, práticas e filosofia.

O livro é dividido em três partes principais: a primeira trata da vida do Buda, sua iluminação e ensinamentos; a segunda aborda os princípios fundamentais do budismo, como as Quatro Nobres Verdades e o Caminho Óctuplo; e a terceira parte explora a prática da meditação e como aplicar os ensinamentos budistas no dia a dia.

Gyatso apresenta os ensinamentos budistas de forma didática e acessível, sem perder a profundidade e complexidade da tradição. Sua escrita é clara e envolvente, tornando o livro uma leitura cativante e enriquecedora para aqueles que desejam conhecer mais sobre o budismo e suas práticas.

Além disso, o autor enfatiza a importância da prática da compaixão, da paciência e da meditação para alcançar a libertação do sofrimento e a sabedoria última. Ele destaca a relevância dos ensinamentos budistas para lidar com os desafios e dificuldades da vida moderna, oferecendo orientações práticas para cultivar a paz interior e a felicidade genuína.

Em suma, Introdução ao Budismo é um livro essencial para aqueles que buscam uma introdução clara e abrangente aos ensinamentos do budismo, apresentados por um mestre experiente e respeitado. Recomendo a leitura para todos que desejam explorar os ensinamentos ancestrais desse caminho espiritual e encontrar as respostas para as grandes questões da vida.

Leolilies 22/03/2024

Foi bem esclarecedor para mim, que nada sabia sobre o assunto. Amei a forma como foi explicada e como os termos também são explicados, agora é continuar no caminho

trdll 02/01/2024

O título faz jus à obra
Tenho faz um tempo acompanhado monges e páginas zen-budistas e confesso que tenho me interessado bastante sobre esse assunto. Fuxicando alguns livros introdutórios para conhecer o budismo, eu me encontrei com essa obra aqui; vi elogios e críticas portanto decidi ver por mim mesmo. Dito isso, não me arrependo nem um pouco de ter lido.

Como disse, o título faz jus à obra, realmente é apenas uma introdução a alguns conceitos budistas. Me serviu bastante para entender certos conceitos que ainda estavam embaçados em minha mente, então creio que, para quem se interessa sobre o assunto, é uma leitura riquíssima.

A única coisa, que não chega nem a ser uma reclamação e sim uma observação, é que o autor trouxe uma "perspectiva" do budismo no qual eu não estou acostumado. Estou quase certo que isso se deve a ele ser de uma escola diferente do Zen (no caso, Kadampa). Dito isso, no Zen não vejo essa parte "mística" do budismo como vi no começo do livro, senti como se tivesse lendo uma história hinduísta (o que faz sentido já que ambas as religiões são próximas). Outra observação é que essa relação de "méritos para melhoria do carma e reencarnação" é muito enfatizada no livro, o que é pouco comentado no Zen e, ao meu ver, soa até um pouco individualista hahaha mas eu peguei a ideia da parada. Sendo assim, para os que quiserem se aventurar, espero que aproveitem essa obra!

Bemagno 30/12/2023

O começo é bem interessante, mas na segunda e na terceira parte do livro fica muito confuso.
Acho que eu teria que ler outros livros antes pra entender uns conceitos que o cara não explica direito

Alìce 02/10/2023

Pratico.
Simples, pratico e de fácil absorção.
Recomendo para quem está iniciando no budismo e quer conhecê-lo de maiores mais rápida e fácil. Há muitos ensinamentos com exemplos, eu recomendo muito.

Julie.Braghetto 22/09/2023

Honra o título
Um importante livro para quem sabe zero de Budismo (principalmente o Kadampa). Como eu era esse público, atendeu bem.

mia 01/07/2023

Culto?
Apesar de ser um livro introdutório, achei muito maçante e algumas vezes confuso. Eu senti que o autor queria me introduzir em um culto, pois o livro foca na vertente budista dele e ainda diz que se deve ler apenas os livros escritos por ele. Me senti como se tivesse lendo um manual e foi pouco efetivo pra me conectar com o budismo e compreender realmente os pilares dessa filosofia/religião. Meio decepcionante.

Gio soares 02/04/2023

O começo do livro é realmente muito bom, mostra como o budismo vê as coisas e eu achei muito interessante e gostei bastante, só achei que o final do livro ficou um pouco tedioso mas o livro é show

A Leitora Compulsiva 19/10/2022

Caminho para a Iluminação
Sempre tive uma curiosidade plena por conhecer o Budismo, pois é uma filosofia de vida que sempre me despertou profunda atenção e admiração.

E agora, conhecendo uma das vertentes ? pois sim, como tudo na vida o budismo tem inúmeras formas diferentes ? fiquei ainda mais encantada.

Acho essa forma de pensar em prol dos outros muito linda, bem como as preces e esforços para sair do sansara (ciclo de vidas intermináveis) muito adorável.

Enfim, que minhas energias positivas alcancem todos os budistas que lerem isso. Vocês são demais :3??

Zihtuan 05/02/2022

Como um livro introdutório é muito bom, e embora fale sobre o início do budismo e algumas explicações sobre como ele é visto, foca muito na prática: como, pra quê, por quê, onde... Não considero ruim, até porque ele é bastante claro e acho que direciona bem pra quem tem interesse em pesquisar mais depois, mas não me prendeu, fiquei com a sensação de ser um manual por ser muito repetitivo.

Ricardo 24/01/2022

Merece releitura.
Introdução ao Budismo - Uma Explicação do Estilo de Vida Budista, de Geshe Kelsang Gyatso, apesar do nome não é o primeiro livro que deve ser lido dos vários trabalhos do autor.
O primeiro, conforme indicação constante no próprio livro, deverá ser Como Transformar sua Vida, seguido de Como Entender a Mente.
Recomendo a leitura de Introdução ao Budismo, porém fica a sugestão de seguir a ordem indicada. Talvez facilite o entendimento.
Nessa primeira leitura não consegui uma plena compreensão de todos os tópicos, portanto pretendo realizar uma releitura, obviamente após ler os livros que o antecedem.

Tai 07/01/2022

interessante
Li na intenção de conhecer mais sobre o estilo de vida budista. Gostei, o livro foi escrito de forma organizada e clara.

Carol 14/05/2021

Maravilhoso!
Livro introdutório maravilhoso para compreender a filosofia budista. O autor vai explicando tudo com muita clareza. Recomendo!

Brunna.Priebe 19/03/2021

Como iniciante, achei um livro incrível para os que se interessam sobre a prática budista. Recomendo a leitura com certeza.

Rodrigo Leão 10/02/2021

Muiito bom
Esse livro e excelente, um belo complemento pra quem estuda sobre o budismo, a linguagem e simples , e bem natural ,algo fácil para iniciantes