A Era do Capital - 1848 - 1875

Eric Hobsbawn

Resenhas - A Era do Capital

Marcio440 26/11/2021

O começo
A formação da sociedade capitalista, suas origens, fundamentos e impactos na sociedade moderna. Essencial para entendermos nosso mundo de hoje.

Lu F. 28/04/2021

Acho incrível como o Hobsbawm consegue juntar economia, política, arte e ciência em um mesmo livro.

As ?Eras? de Hobsbawm são sensacionais e leitura obrigatória para todos que querem compreender mais sobre o mundo ocidental moderno, a formação do Estado e a evolução das relações internacionais.

Hyago.Saraiva 10/11/2020

A era em que começamos a ficar individualistas
Essa é uma obra que, lida separadamente ou em conjunto do livro anterior, traz questões relevantes para entender o mundo contemporâneo. Erik Hobsbawm escreve para um público leigo, sem termos difíceis, de modo geral, com um esforço para ser didático.

O autor aborda a expansão da industrialização e suas implicações sociais, econômicas e políticas. Além de abordar a unificação alemã e italiana, também menciona os efeitos da breve Comuna de Paris. Destaca também o que fez os países vencedores serem vencedores e como os perdedores viveriam sob o jugo de nova submissão diante dos desenvolvidos.

Gosto como ele consegue encaixar muitas abordagens em um recorte cronológico (1848-1875) e trazer uma visão panorâmica capaz de refletir muito sobre a vida ocidental. É um livro fantástico, porém longo e cansativo. Indico.

Marcelo Purificação 15/03/2023

Breve Resumo
É contada a história de uma sociedade que buscava consolidar o processo de transição do feudalismo para o liberalismo clássico, tendo como princípio guia na área econômica a livre iniciativa privada, por meio da qual esperavam conseguir uma melhor distribuição das riquezas materiais. Porém, o livro conta como o processo de industrialização afetou essa concepção e modificou esse pensamento no final do período investigado. No geral, o autor analisa as contradições do período, com o avanço da ciência, da razão, da economia do capitalismo industrial e das operações militares, que tinham sua origem também em focos reacionários que tinham por objetivo frear muitos desses avanços.

Tozatti 03/09/2020

Excelente livro de história e geopolítica. Traz um grande auxílio para entendermos o mundo hoje em dia.

Bela 09/04/2024

Depois de "A Era das Revoluções", que mergulha (em detalhes) nos movimentos revolucionários do fim do sec. XVIII e início do XIX, "A Era do Capital" se aprofunda nas mudanças sociais, econômicas e políticas decorrentes do processo histórico iniciado pelas revoluções do volume anterior e impulsionado pela Primavera dos Povos. Se o livro anterior nos dá um vislumbre das bases da nossa sociedade moderna, esse segundo livro mergulha nos detalhes e, a meu ver, é uma leitura essencial para quem quer entender melhor como o mundo atual funciona.
Não posso deixar de mencionar o espetacular capítulo 15, que consegue relacionar todas as mudanças analisadas nas 400 páginas das anteriores com as artes características do período e que até hoje são referências para nós.

Cristiano123 17/03/2024

A Era do Capital
Com uma extraordinária observação de quando efetivamente começou a se estruturar a vida política contemporânea, Hobsbawm faz uma abordagem temática das contradições que geraram a modernidade do século XX.

Estefania 22/11/2022

Um dos livros mais completos de história que li nos últimos tempos. Não a toa, Eric Robsbawn é considerado um dos maiores historiadores de todos os tempos. Leitura simples e abrangente

Volnei 13/01/2016

A era do Capital
O seculo XIX foi marcado por dois extremos no que diz respeito ao capital . O lado do proletariado e o lado da plebe. Concentrado na mão de uma minoria o capital promove a miséria da maioria. Inicia-se neste período a autonomia do proletariado e com o inicio da classe operaria formado pela plebe. Surgem as primeiras organizações sindicais . Com esse tipo de visão o autor pinta um afresco dessa era densa em contradições que geram a modernidade do século XX , tal qual vivenciamos

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Lipe 10/02/2014

Cansativo
Eu juro que tentei , mas chegada a página 100 dei um basta . Extremamente monótono ( minha opinião ).Talvez um outro dia quem sabe com mais paciência .