Devassos no paraíso

Devassos no paraíso João Silvério Trevisan

Resenhas - Devassos no paraíso

Delano Delfino 12/03/2022

Esse livro é fundamental para quem quer entender a história da luta dos lgbtqia+ no Brasil, luta por aceitação, reconhecimento e pelo simples direito de se ser quem você nasceu pra ser num país tão preconceituoso como o nosso.

Gabriel Schorr 02/02/2022

Esse livro é uma grande oportunidade para todos os LGBTs tirarem um pouco da cabeça aquilo que incutem sobre "não havia isso na minha época". Com relatos sobre homossexuais desde a Inquisição e tribos indígenas, esse livro permite ter uma boa ideia sobre os avanços da luta do movimento no Brasil até o século passado.

Gu Vaz 20/08/2021

Essencial
Com uma linguagem rica e complexa, o autor traça uma linha do tempo sobre vivências e hipocrisias, preconceito e resistência. Acho esse livro essencial não só para qualquer lgbt+, mas para todo mundo. Maravilhoso.

Bernardes 14/01/2021

Essencial para todo LGBT
O livo traça um histórico das questões LGBTs desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje com a ascenssão do governo de direita Bolsonaro. Leitura obrigatória de um LGBT!

Luiz 11/10/2020

Aprendizado
Queria ler este livro há algum tempo porque acredito que a proposta resgate histórico é muito relevante para iluminar nosso caminho. Não conhecia o trabalho do João Silvério Trevisan e fico feliz de ter tido contato agora. Ele narra com muita personalidade e reflexão suas vivências na história da homossexualidade no Brasil. Aprendi muito nessa jornada e sinto que sua contribuição é vasta e rica para entender o tema. O livro será minha fonte de memória e foi um alento para minha mente e coração enquanto gay.

Isabela 26/08/2020

Altamente recomendável
João Silvério fez uma pesquisa incrível sobre a história da homossexualidade no Brasil, cumprindo o que promete no subtítulo: "da colonia à atualidade". Além de uma pesquisa muito bem documentada, com relatos e nomes que credibilizam sua narrativa, ele traz sua própria experiência dentro da comunidade LGBT* militante e engajada.
Inicialmente, essa descrição da pesquisa histórica torna-se cansativa de tão detalhada, porém ao longo da leitura entendemos sua necessidade: a atualidade, como geralmente ocorre, pode ser explicada, por fatos e experiências anteriores que moldaram e embasaram a contemporaneidade.
Um dos pontos mais interessantes desse livro é que o autor explora diferentes dimensões sobre o assunto, passando pela arte, cinema, literatura, casos judiciais, política (se você, como eu, for um pouco revoltado, vá com calma nessa parte), entre outros. Com isso, conseguimos povoar nosso imaginário de forma mais completa possível - e é por isso que a leitura é indicada para todos, principalmente para aqueles que não se enquadram no público LGBT*, uma vez que a disseminação do conhecimento deve ocorrer em diferentes âmbitos, se se deseja mudanças com relação a preconceitos e barreiras sociais.
Por fim, destaco que, apesar de o subtítulo explicitar tratar da "homossexualidade", Trevisan estuda de forma mais contundente a homossexualidade masculina, não ocorrendo com a mesma intensidade a exploração da história da homossexualidade feminina - e, muito menos, da bissexualidade feminina e masculina. E, também apesar disso, ele trata da transsexualidade de forma bela e muito esclarecedora.

David 21/12/2019

Livro indispensável para qualquer pessoa LGBT+
Conhecer a nossa história é mais importante do que nunca no contexto histórico e político onde nos encontramos.

No livro, João Silvério Trevisan faz um apanhado incrível da história das pessoas LGBT+s no Brasil desde seus primeiro dias. Tudo numa leitura fluída, e o mais importante, cuidadosamente pesquisada e embasada!

Um livro que todo LGBT+ tinha de ler, e uma das melhores leituras do meu ano.

Tom 31/10/2019

Uma obra-prima para gerações pensantes .
Devassos no paraíso é leitura obrigatória para jovens ( héteros ou gays), pois detalha uma história de lutas, horrores, e vitórias ao longo da História do Brasil, passando do Império , ao governo militar , chegando aos dias atuais , não só da comunidade LGBT+ e sim também, da comunidade, negra, pobre, feminina. Desde o descobrimento os governantes só se preocuparam com o futuro dos seus semelhantes ( Brancos, ricos, héteros e homens).

Anderson668 30/10/2019

Extremamente necessário
Um livro mais do que completo, deveria ser obrigatório nas escolas, nas faculdades e qualquer outro ambiente. Apesar da leitura ser longa e cansativa, muita conteúdo por ser apreendido.

O autor realmente dialoga sobre todas as perspectivas históricas, sociais e culturais, é um verdadeiro apanhado conteúdo e informação. Ao ler Devassos no Paraíso lembrei de Casa Grande e Senzala, devido ao volume de informações e páginas.

Como o livro é muito bem dividido em áreas de discussão e momentos hisocos, você consegue passear sobre tudo relacionado a homossexualidade, aos movimentos de resistência LGBT, seu desenvolvimento, dificuldades e o momento em que se legitimou no país.

O autor mostra os movimeos da música arte, sociedade; o comportamento das sociedades, dos indivíduos e, principalmente, do Estado.

A indicação é de pegar e se debruçar por todos os capítulos, compreendendo a homossexualidade em todos os ambientes, da formação do país bdas cidades, dos índios, dos significados e outros.

bobbie 19/09/2019

Importante registro contra o preconceito e a hipocrisia
Este maravilhoso livro de João Silvério Trevisan nos brinda com uma pesquisa séria e muito bem executada (além de bibliograficamente embasada) sobre a homossexualidade no país do "em si plantando tudo dá". Aqui, começamos nossa viagem a partir do descobrimento, quando a homossexualidade é vista com naturalidade - e mesmo respeitada - entre as muitas tribos aqui presentes. Começamos a entender como a hipocrisia judaico-cristã começa a impor, à força, seus dogmas e preconceitos, ao mesmo tempo em que explora e impõe suas crenças sobre a cultura rica dos autóctones. Trevisan passeia pelo período da inquisição, a partir do século XVII, e seus horrores, que têm muitos efeitos e impactos até hoje percebidos em nossa sociedade. A hipocrisia social também é desvelada: aquele que era condenado por pederastia - ou sodomia -, como antes era conhecida a homossexualidade, além da pena de morte com requintes de crueldade, tinha seus bens confiscados pela Santa Igreja, que assim foi acumulando cada vez mais riquezas. Como se não bastasse, a palavra de quem acusasse uma pessoa de homossexualidade era suficiente para garantir o seu julgamento (e sua praticamente certa condenação) e o acusante também poderia receber parte dos bens do acusado/condenado. Vê-se aqui a perigosa rede de poder, vingança e ganância que se instaurou no período. Trevisan caminha até as lutas LGBTI+ do século XX e XXI, seus lentos avanços e retrocessos, barrados, majoritariamente, pela banca fundamentalista religiosa e seus dogmas hipócritas. Curiosamente, esta nova edição tem textos reescritos antes de seu relançamento, pouco antes das eleições de 2018. Trevisan termina o livro de um modo quase otimista, desvelando o ativismo do futuro, sem perceber que o futuro já se divisava muito mais sombrio do que jamais fora.

setantarpgs 30/05/2017

Simplesmente maravilhoso. O livro é uma retrospectiva a respeito da homossexualidade no Brasil, desde os tempos da colônia até as últimas décadas. É muito interessante descobrir o funcionamento das relações homossexuais nos tempos mais antigos e como isto se relacionou com aspectos sociais, artísticos e políticos em diferentes contextos. A narrativa é muito bem escrita e dá vontade de ler sem parar. Um dos meus livros prediletos, sem dúvidas.

Gustavo.Bicalho 19/05/2017

Uma Aula de História
É uma aula de história a qual todo homossexual deveria ter acesso. O livro é ótimo e cuidadosamente embasado em uma séria pesquisa do autor, que oferece todas as suas referências. Além de excelente fonte de consulta para trabalhos acadêmicos, é também uma leitura prazerosa, embora eu o tenha considerado desnecessariamente extenso, com questões exaustivamente abordadas, o que tornou alguns trechos entediantes.