Uma vida em segredo

Uma vida em segredo Autran Dourado

Resenhas - Uma vida em segredo

Michelle B. 01/04/2024

Sobre a vida
Biela e seu jeito simples de viver, que não é compreendido pela família, mas que ela escolheu depois de experimentar o jeito deles. Um livro sobre a vida e como escolhemos vivê-la.

alinepickles 04/03/2024

Um dos que eu mais gostei de ler esse ano, e que eu li mais rápido também porque não consegui mais parar depois que comecei. A narrativa é toda em discurso indireto livre, igual a do Saramago, mas tá longe de ser complicada ou de difícil compreensão. A história é envolvente, delicada e muito sensível, as lembranças de prima Biela tem uma beleza única e é impossível não parar pra imaginar a cantiga do canapé, o riachinho de noite, o chuá-pá do monjolo...
Uma Vida Em Segredo agora tem um lugarzinho no meu coração.

(Pra quem leu esse livro recentemente também ficou tentado em imaginar prima Biela com as características da influencer menina veneno? Porque eu sim Kkkkkk)

Khadija.Slemen 31/01/2024

Eu adorei o livro. Inexplicavelmente não consegui parar de ler, não trata de mistério, nem suspense. A vida de uma menina rural com seus costumes, tradições, uma vida livre e sensível ao mundo que se apresenta a ela naquele espaço, com poucas pessoas ao redor. Na cidade os padrões de comportamento, valores diferenciados e voltados para o que os outros impõem, faz essa personagem, Biela, a menina boazinha, se esconder, de si mesma e de todos. Apenas quando ela permitiu se relacionar, conheceu a alegria de viver

sea.stigma 04/01/2024

Renegar as origens ou aceita-lá e ser julgada?
"Uma vida em segredo" aborda, de forma simples e direta, sobre Biela, uma moça criada na roça e que vai morar com o primo Conrado após a morte do "problemático" pai. Já na casa do primo, onde passa anos, Biela se vê como incompreendida por causa de seus trejeitos que não deixou para trás, sua rotina, seu comportamento e seus gostos. A família de Conrado, em muitos momentos a julga e a menospreza de forma escondida, rindo dos comportamentos descabidos de Biela; frente a este desconforto, Biela tenta se moldar a nova vida que tem, mas sempre acaba deixando suas raízes ultrapassarem seus esforços, por causa de seu jeito desengonçado. Com o decorrer da história, vemos a trajetória de Biela morando na cidade, as suas vivências e percepções, além da convivência com a família de seu primo Conrado e outros conhecidos com quem interage. Nos leva a refletir sobre a importância de nos aceitarmos como somos e sobre o quanto se moldar a uma forma a qual você não pertence pode desumanizar alguém.

Carla.Cerqueira 31/12/2023

Reli este livro após ler um artigo onde Conceição Evaristo o indicava. Li na adolescência e decidi relembrar a história de Biela. Uma história onde ela sofre por não ter se encaixado em um padrão esperado pela sua família. É bom...

leitora 27/07/2023

Não sei se gostei ou não
A história é muito bem escrita e com certeza tem um vocabulário fascinante de interior!
Fiquei só confusa com o fim do livro, não entendi o motivo de tudo isso?

lena130 17/04/2023

A beleza das miudezas
Prima biela só poderia mesmo ser mineira! li o livro praticamente num único dia, também na minha miudeza e solidão de domingo. lindo e telúrico.

InfinitaTBR- Jana 27/01/2023

Lindo demais.
Eu já tinha escutado o nome de Augean Dourado, mas não sabia nada a seu respeito. Até que me deparei com ?Uma vida em segredo?.

Este foi um dos livros mais bonitos que já li na vida. Tanto pela escrita simples, quanto pela história em si.

Biela morava numa fazenda em Minas Gerais. Órfã de mãe, foi criada pelo pai, um homem bem rústico. Aos 17 anos, se viu sem o pai e acumulava uma fortuna de herança.
Biela sai da roça e vai para a cidade, morar com o primo e tutor Conrado.
Mas Biela era uma moça extremamente simples e na casa do primo, junto à família dele, passou por inúmeras humilhações muitas vezes disfarçadas de ?bondade?.

Biela não era uma moça bonita e não conseguiu se adequar aos costumes da casa. Seu jeito, suas roupas, sua timidez, tudo era motivo de desprezo pela família do primo. E foi com os empregados mais simples da casa e com as pessoas humildes da cidade, que Biela encontrou conforto.

?Uma vida em segredo? é uma novela curtinha e foi uma leitura tocante. A prima Biela é uma personagem comovente e sua bondade fez meus olhos marejarem muitas vezes. É um livro que eu vou sempre carregar no coração.

Joao.Paulo 08/12/2022

Biela, nossa prima eterna.
Adorei conhecer Autran Dourado e sua gostosa narrativa.
Adorei conhecer a acanhada Biela e sua história, sua sutileza e simplicidade.
Existem muitas Bielas.
Recomendo a leitura!

Bianca 06/09/2022

Sublime
É uma história sofrida, mas nunca mais nos esquecemos dela. Não é quentinho no coração, mas é um livro que te pega e você fica refletindo muito sobre. Eu amo!

Lorrane333 28/04/2022

Sem palavras
Esse com certeza é um dos livros mais lindos que eu já li em toda minha vida, me tocou de um jeito que nenhum livro havia tocado antes (e de formas que não tenho como explicar)

Me identifiquei com a história da Prima Biela em vários momentos, foi algo muito pessoal e sentimental para mim ler esse livro!

A escrita do autor é tão linda, carinhosa e sentimental, sério (!!!!!)

Perfeito, sem palavras para descrever mais.

Ster 07/04/2022

Regionalismo à mineira e a história de uma moça "tão boazinha, a Biela".

Biela vive pequenos segredos em seu mundo particular, com suas memórias da fazenda do Fundão e suas impressões sobre a nova vida na cidade.

É sem dúvidas uma leitura curiosa, que te segura até a última linha. Simplesmente queremos saber o que Biela pensa, se ela vai agir de outra maneira, se ela irá se adaptar e ser notada e respeitada como ela é.

Me lembrei em alguns pequenos trechos (pois são pessoas diferentes), de Emerenc, de A Porta. Seu mundo particular e intransponível, sua dedicação ao próximo e até a conexão com animais de estimação, em substituição ao relacionamento próximo com outras pessoas. Repito que são personalidades/mundos diferentes, mas recordei-me de uma ao ler a outra.
Santos 13/04/2022minha estante
Ótima resenha, deu vontade de ler... Ótimo autor...

DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro