Uma vida em segredo

Uma vida em segredo Autran Dourado

Resenhas - Uma vida em segredo

Ster 07/04/2022

Regionalismo à mineira e a história de uma moça "tão boazinha, a Biela".

Biela vive pequenos segredos em seu mundo particular, com suas memórias da fazenda do Fundão e suas impressões sobre a nova vida na cidade.

É sem dúvidas uma leitura curiosa, que te segura até a última linha. Simplesmente queremos saber o que Biela pensa, se ela vai agir de outra maneira, se ela irá se adaptar e ser notada e respeitada como ela é.

Me lembrei em alguns pequenos trechos (pois são pessoas diferentes), de Emerenc, de A Porta. Seu mundo particular e intransponível, sua dedicação ao próximo e até a conexão com animais de estimação, em substituição ao relacionamento próximo com outras pessoas. Repito que são personalidades/mundos diferentes, mas recordei-me de uma ao ler a outra.
Santos 13/04/2022minha estante
Ótima resenha, deu vontade de ler... Ótimo autor...

DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Maria4556 06/11/2021

Apesar de ser um livro mais monótono, gostei de acompanhar a história de Biela. A parte final, com o Vismundo, me quebrou muito.

Carolina.Gomes 03/05/2021

Uma vida em segredo
Não conhecia nada do autor. Gostei muito da narrativa poética e me envolvi com a história de Biela.
Uma história simples, sem acontecimentos importantes ou reviravoltas.
Biela é uma mulher comum que tem um profundo sentimento de inadequação diante da vida.
Biela me lembrou a Macabéa de Clarisse.
Triste, mas muito lindo.
Alê | @alexandrejjr 05/05/2021minha estante
Pois é, já me indicaram esse livro dele, uma pena que seja difícil de encontrar alguns dos seus livros. As sinopses me agradam...

Carolina.Gomes 05/05/2021minha estante
Quero ler mais livros do autor. Gostei muito!!

Carlos Nunes 30/11/2021

A INESQUECÍVEL PRIMA BIELA
Segundo livro que li do autor, e não tem como se emocionar com a beleza e a simplicidade desse livro curtinho, na verdade uma novela, que conta a história da Biela, uma jovem órfã de mãe e criada em uma fazenda pelo pai, e que com a morte dele, é levada para morar na cidade com a família de um primo. Só que a Biela, apesar de ter muito dinheiro, é um verdadeiro bicho-do-mato, não está acostumada com etiquetas, comportamentos sociais e roupas finas. O que ela gosta é de correr pelo mato, trabalhar nos afazeres domésticos, ter contato com a natureza, com os animais e com a gente simples, que come, se veste, conversa e vive sem frescuras. A princípio Biela tenta se adequar, mas aquela vida vai cada vez mais se tornando um fardo, até que um acontecimento inesperado faz com que ela finalmente tome as rédeas de sua vida. Um livrinho pequeno, rapidíssimo e fácil de ler, mas de uma beleza incomparável, tanto na história quanto na escrita, e que atrás da sua aparente simplicidade, nos dá muito em que pensar, principalmente na forma em que levamos nossas vidas e até onde somos autênticos e vivemos segundo nossa essência ou levamos uma vida aparentemente feliz mas que no fundo é a vida que os outros querem que vivamos. Uma surpresa maravilhosa, com certeza um dos livros mais bonitos que li na vida, recomendo demais!

Ivy 07/12/2021

Lindezas da literatura brasileira
A beleza dessa novela encanta. Está nos detalhes, nas falas não ditas.
Foi meu primeiro contato com as obras de Autran Dourado e adorei conhecer mais de sua literatura. De nossa literatura. Um autor mineiro que não ouvi falar antes, uma pena, porque sua obra é muito bonita.
Conheçam a prima Biela, sua singeleza.
Garanto que ela e seu companheiro Vismundo ficarão no coração de vocês

Michele 03/01/2022

Que delicadeza de história
Às vezes, tudo que a gente precisa é esbarrar numa personagem como a Biela. E mesmo não sendo uma história feliz em sua totalidade, nos encanta pela sua singeleza e deixa o nosso coração mais leve.

Maria 20/02/2022

Simplicidade
Fiquei muito tocada com a vida de Biela.
Ela uma jovem simples que mora na fazenda com o pai e que após a morte dele, é obrigada a ir morar com os tios e primos na cidade. Mas ela é tão humilde que não consegue se adaptar a essa nova vida.
Temos então contato com sua vida, seus desejos, suas lembranças, suas vontades, seus sentimentos, suas escolhas.
Que livro interessante, adorei a escrita, a história, não queria parar de ler e não queria que o livro acabasse.

Karoline67 26/12/2021

Debutei meu primeiro Dourado
É a primeira vez que eu li Autran Dourado na vida e posso dizer que fiquei seriamente encantada. Amei os regionalismos mineiros (melhor sotaque do mundo, quem concorda respira), e apesar de ser uma história completamente simples e sem grandes reviravoltas, a forma como é escrita a torna única. Ansiosa pra ler mais do autor!

Frankcimarks 24/08/2020

Torna-te quem tu és
Autran Dourado tem se tornado um dos meus escritores favoritos. A vida em segredo foi até agora o livro dele que mais gostei. Narra o assombro da simplicidade. Prima Biela é a versão feminina de São Francisco, quase uma santa de tão boa. Faz tudo o que lhe dizem, suporta as zombarias de um primo. Mesmo rica, vive como se nada possuísse, preferindo a companhia dos empregados da casa à companhia dos parentes pomposos. Mal fala, mal é percebida. Se veste com roupas de chita. A prima tenta transformá-la numa mulher da cidade, mas Biela é bicho do mato. As roupas chiques não lhe caem bem. Biela fica noiva a contragosto, para agradar a prima. Quando descobre que o futuro marido foge da responsabilidade, volta a si e abandona o novo estilo de vida que a prima a fez adotar. Passa a trabalhar nas cozinhas das conhecidas, passa a conviver ainda mais com os empregados, muda-se para um quartinho dos fundos. Seu grande amor será um cão viralata, a quem ela tratará com muito carinho.

Essa é uma história bonita e triste. Tenho a impressão de que já conheci uma Biela na minha vida. É uma personagem realista, do interior, sem muito mistério.

Biela é para mim a simplicidade em forma de gente. As coisas simples são desprezadas, vistas com indiferença. Biela é a felicidade sem máscara, que não precisa de quase nada para viver bem. Biela é a virtude que nossa sociedade aprendeu a odiar. Queremos e admiramos a ostentação, mas Biela é pura, sem etiqueta, sem fingimento. Biela somos nós em forma bruta.

Torna-te quem tu és, é o que precisamos pôr em prática. Precisamos abandonar tudo o que não somos, tudo o que não vem de nós, tudo o que é falso. Precisamos ser autênticos, originais. Precisamos ver beleza em nós mesmos, precisamos viver para nós mesmos,ainda que deixemos de agradar a muitos.

Leitura essencial. Fácil, direta, fluída, gostosa. Livro para todas as idades. Mais que recomendado.

Michelle B. 01/04/2024

Sobre a vida
Biela e seu jeito simples de viver, que não é compreendido pela família, mas que ela escolheu depois de experimentar o jeito deles. Um livro sobre a vida e como escolhemos vivê-la.

Inspirações Literárias 31/01/2021

Uma história profunda que nos leva a autorreflexão
*KINDLE UNLIMITED*

Nessa história iremos conhecer Prima Biela e a singeleza da vida simples e a grande luta de ser você mesma num universo tão diferente do seu mundo interior.

Com Biela aprendemos que a felicidade real reside junto aqueles que nos aceitam como somos. Biela nos ensina que a felicidade não está no que temos, e nem, nos lugares sociais que ocupamos. Mas sim, quando ocupamos o nosso lugar psíquico e emocional aonde quer que estejamos.

Primeiro contato com o autor, e sem dúvida, irei reler essa história e realizar a leitura de outras obras do escritor.

Mimi 16/03/2021

História muito bem escrita.
Quero ler tudo desse autor.
A personagem principal é bem escrita, é simples apesar de possuir bens.
Ela suporta tudo, quando seu pai faleceu e tem que ir morar na cidade.