Anatomia da Psique

Anatomia da Psique Edward F. Edinger

Resenhas - Anatomia da Psique

Ane 29/06/2023

Da série minha vida nunca mais será a mesma
Os processos alquímicos são fascinantes especialmente quando aplicados de forma símbolica na compreensão do Si-mesmo ou do Self. Um mundo de significados e interpretações, onde tudo faz sentido.

Carolina 19/02/2022

Riquíssimo. Mescla perfeitamente os processos alquimicos com as etapas da psicoterapia. Tem referências de todas as culturas seja em citação ou em imagens, simplesmente perfeito.

Pedro Evânio 05/12/2021

Uma excelente introdução à temática
Embora seja um livro introdutório é necessário um certo conhecimento prévio, porém nada que com um pouco de esforço não se consiga avançar. O livro é dividido em oito capítulos, sendo o primeiro, a introdução, uma apresentação da alquimia e seu principal objetivo que é a "opus magna". O autor ao decorrer da escrita demonstra bem os paralelos simbólicos da alquimia com exemplos práticos de interpretações psicológicas, usando interpretações de imagens e sonhos. Os paralelos para melhor se compreender as emoções pessoais e coletivas são excelentes, principalmente através da didática de cada capítulo trabalhar com uma dimensão simbólica determinada. É uma leitura que vale apena.

ToniBooks 04/11/2021

Unus Mundus
O psiquiatra Norte-Americano Edward F. Edinger foi um dos Intelectuais do Século XX que mais pesquisou e publicou obras relacionadas à psicologia de C.G. Jung. Em "Anatomia da Psique - O Simbolismo Alquímico na Psicoterapia", Edinger trata do encontro de Jung com a Alquimia, mais precisamente da Opus Alquímica como representação das imagens arquetípicas. Ainda que seja preciso um conhecimento prévio das ideias junguianas, é possível que leigos - como eu - possam tirar proveito do processo de criação de consciência no universo a partir das analogias com o trabalho dos alquimistas. Uma viagem possível.

Lôh 29/10/2021

Muitos insights
Antes de iniciar a leitura pensei que seria muito difícil para entender, já que não tinha nenhuma base solida sobre o estudo da alquimia. Mas assim que comecei a leitura me surpreendi, o autor usa uma linguagem simples, clara e traz varias imagens e exemplos para explicar as ideias alquímicas expostas no livros. Acredito que pelo menos o leitor precisa ter um entendimento básico da teoria junguiana para entender alguns exemplos e termos utilizados, ou estar disposto a pesquisar sobre durante a leitura para ter uma compreensão melhor do que o livro propõem. E um livro indicado para quem quer ampliar e entender melhor como a alquimia se liga aos conceitos e processos psíquicos descritos na psicologia profunda de Jung.

Dividido em 8 capítulos o livro nos apresenta sete operações alquímicas: Calcinação, Solução, Coagulação, Sublimação, Mortificação, Separação e União. No livro são usados os termos em latim, pois o autor tenta com isso fazer uma diferenciação entre os processos psicológicos dos procedimentos químicos. Além de nos apresentar como cada procedimento químico pode simbolicamente representar os processos psicológicos, o autor nos apresenta como estão ligados também aos elementos: fogo, água, terra e ar, representando processos concretos e simbólicos.

?[?] podemos dizer que as imagens alquímicas descrevem o processo da psicoterapia profunda que é idêntico àquilo que Jung denomina individuação. [?] O que torna a alquimia tão valiosa para a psicoterapia é o fato de suas imagens concretizarem as experiências de transformação por que passamos na psicoterapia (Pág. 23)?.

Um livro que não só me apresentou uma análise teórica, mas me fez olhar para processos internos. Me trouxe muitos insights e ampliação de conceitos.

Murillo 09/05/2021

Simbolismos, arquétipos e processos alquímicos com maestria.
E. Edinger reúne uma enciclopédia sobre simbolismos, arquétipos e processos alquímicos com maestria. O livro segue a organização de livros famosos como “O homem e seus símbolos” de Jung e “O herói de mil faces” de Campbell.

Ilustrações, citações de grandes outros autores e suas próprias palavras e conclusões. Para quem gosta de psicologia analítica e/ou alquimia, é um prato cheio de referências.

O livro conta com um “mapa de processos” que mata a pau em cada começo de capítulo. Em ordem respectiva, segue-se “Calcinatio (Fogo), Solutio (Água), Coagulatio (Terra), Sublimatio (Ar), Mortificatio (Morte), Separatio (Separação) e Coniunctio (Jornada).

Se você deseja aprender mais sobre simbolismos nos sonhos, o uso de elementos para construção de personalidade, traumas e versões sobre ego e inconsciência, missões do Si-mesmo… Esse é o livro certo para se ter na biblioteca pessoal.

Eu, Murillo Molissani, daria 5 estrelas para o livro devido a sua organização, ilustrações e coerência na hora de finalizar cada processo, porém, dou 4 estrelas pois as citações são muito focadas em passagens da bíblia (Isso é ótimo como contexto cultural, mas senti falta de assistir à outras culturas, como hinduísmo, budismo, confucionismo, etc…)

Ramalho 25/04/2021

Ao entrar em contato com a psicologia de Jung pela primeira vez, o leitor adquire um carater dubio em seu juramento: autoconhecimento e negaçao. Fora isso comigo quando me integrei a iniciar seus estudos lá em 2019, no entanto, agora sinto as coisas mais maduras dentro de mim e por conta disso mais preparado na aceitaçao dos arquetipos e das simbologias.

O autor, nada mais nada menos, continua os estudos efetuados por Jung dentro das simbologias da alquimia para a psicoterapia: isso está no titulo. Mas, onde ele chega com isso, como ele faz isso?

Em resposta para a primeira pergunta, ele cria uma "Anatomia da Psique" com seus processos de aceitaçao, negaçao, autoconhecimento e etc.

E como ele faz isso? É dai que está a parte divertida de tudo. Pois os simbolos tais como sao apresentados, sao arquetipos, presentes na religiao, nos costumes, na etica. Desde o calcinatio, o simbolismo da queimaçao como purificaçao, ate a uniao dos opostos, sao passadas por varios simbolismos dentro da nossa psique e dos processos afirmados.

Eu nao vou contar mais nada, pois eu amei descobrir cada parte dos simbolismos; sem duvida eu me sinto uma pessoa bem melhor e mais consciente ao finalizar este livro; e alem disso, para quem escreve, ele acaba se tornando um livro muito bom para buscar construçao das personalidades de seus personagens, pois ao descobrir os eventos simbolicos que movem nosso estado de espirito, fica muito mais facil colocar isso nas suas historias; por exemplo: colocar o personagem para andar de aviao ou escalar uma montanha quando quer mostrar que tal esta passando por um processo de libertaçao; tomar uma banho para quando este esteja passando por uma limpeza das impurezas para se encontrar com seu eu inocente ou infantil. Enfim....muitos outros. Recomendo muito pelo menos uma lida, mas caso nao tenha nenhum conhecimento de Jung, melhor iniciar pelo O Homem e seus Simbolos.