A Fácil Viagem a Outros Planetas

A Fácil Viagem a Outros Planetas Srila Prabhupada

Resenhas - A Fácil Viagem a Outros Planetas

caio.lobo. 13/03/2024

Enganou-se em matéria de física quântica
Prabhup?da pensou que antimatéria era não-matéria, ou seja, algo espiritual, mas antimatéria é outra categoria de matéria. Então a intuição de Prabhup?da de que os cientistas tinham erguido uma pontinha do véu de Maya estava equivocada, pois adentrando nas esferas quânticas da matéria mais materialistas se tornam. Mas fora isso, as pequenas comparações cosmológicas da ciência com a Tradição Védica foram interessante para a época das "grandes descobertas" do espaço.

Há uma diversidade infinita de mundos dentro o Sanatana Dharma, mas mais além disso, infinitos universos, e cada um com grande diversidade qualitativa. Quando olhamos para um planeta como Urano podemos não ver vida nele, mas em outras camadas de existência ali está repleto e mundos em si. Os cientistas tentam explorar estes planetas, mas com muita dificuldade, por isso Prabhup?da vem com uma proposta de como fazer uma mudança de planeta após a vida nesta Terra. O momento da morte é importante demais, pois para onde nossa mente direciona seu pensamento, para lá Atma, a Alma, irá. Yogis direcionam suas mentes através de exercícios para estes outros mundos para viverem como divindades, titãs ou outros seres fantásticos para poderem viver em relativo conforto e paz.

Entretanto são ainda formas de existências relativas e até mesmo a mais elevada de nosso universo, a existência como Brahma, o criador deste universo, tem vida morta, mesmo sendo uma vida e trilhões de anos. Então nenhuma dos modos de ser do universo é realmente livre do sofrimento e podem decair nas mais diversas formas de seres, até nos infernos. Nós mesmos já fomos diversas vezes Brahmas e vermes, mas apesar dessas aparências relativas há uma essência absoluta que reflete infinitesimalmente o Absoluto dos absolutos: Krishna, ou seja, Deus.

Deus é existência absoluta e a Alma quer estar próximo desse Deus, é seu desejo e sua saudade, saudade do paraíso perdido. Se na hora da morte nos apegamos a Deus retornamos a Ele. O difícil é pensar em Deus na hora da morte, os apegos e dores afastam nossos pensamentos, por isso se deve lembrar de Krishna constantemente toda a vida, principalmente cantando um dos infinitos nomes de Deus, por isso os Hare Krishna cantam: Hare K???a, Hare K???a K???a K???a, Hare Hare Hare R?ma, Hare R?ma R?ma R?ma, Hare Hare!