Outros Contos Africanos

Outros Contos Africanos Rogério Andrade Barbosa

Resenhas - Outros Contos Africanos

Samira_santos 12/10/2023

Importantíssimo
Li fora de ordem porque peguei primeiro este e não o vol.1. Mas uma coisa não interfere na outra visto que os dois volumes trazem contos independentes. São duas narrativas que trazem explicações para características de alguns animais. Sem spoiler, tem que ler pra saber.

Valfloripa 10/04/2011

Konkén e o Elédi.
Como é mágico e bonito, o mundo da literatura, estou embarcando em mais uma viagem de conhecimento e o ponto final é o Continente Africano aonde os nossos personagens principais são uma galinha e um porco.
Sim pessoal, é uma galinha o nossa estrela da vez, porém não é qualquer ave, mas sim, a famosa e elegante galinha d’Angola...Quem nunca viu uma galinha preta com pintas brancas?
A nossa heroína, salvou os habitantes dos vilarejos, das piores secas ocorrida nas savanas ao Sul da África. Um dia, porém, uma mancha escura despontou no horizonte,... Só que um elefante desengonçado, atrapalhou tudo, afugentando a nuvem.
A galinha d’angola, tinha uma crista avermelhada no alto da cabeça, tinha as pernas inteiramente pretas, não se conteve.
Por favor, Senhora, volte. Por favor, Senhora, volte - repetia sem cessar, enquanto o sangue escorria por suas feridas, decorre dos espinhos encontrados no caminho.
E, como você se dirigiu a mim de um modo tão respeitoso, receberá de presente o brilho das gotas da chuva, que cairão sobre o seu corpo. Assim, será uma das aves mais bonitas da terra.
To fraca, to fraca, to fraca, to fraca,...
Outro animal simpático e bonitinho que tem muitas significações é o porquinho. Ok! Quem nunca teve um cofre com formato de porco, para guardar as suas moedas, assim pode fazer fortuna!
Ta bem, voltamos a nossa história africana, o porco tem muitas virtudes, era um habilidoso comerciante. Incansável, ele capinava, de sol a sol, o seu verdejante milharal. da terra cultivada com tanto suor, tirava alimento suficiente para sustentar a numerosa família, e o que sobrava da produção, vendia para os outros animais...
Oi pessoal até a próxima viagem!