As Uvas e o Vento

As Uvas e o Vento Pablo Neruda

Resenhas - As Uvas e o Vento

Thay 25/04/2024

Gostei muito da poesia de Pablo Neruda, achei o livro bem construído e é uma leitura que flui!!!!!!!

Sabrina 09/05/2023

Neruda e suas paixões
Esse foi o meu primeiro contato direto com neruda e foi bastante inconstante. entre poemas sobre mulheres, amor, pátrias e revoluções, chega um momento do livro em q você se perde sobre o q é de fato aquele poema e eu achei isso lindo. lindo de ver, sentir e ler todas essas coisas em uma mistureba de palavras doces, e as vezes amarga.
houve momentos do livro que me deixaram entediada, mas foi um bloqueio meu com alguns dos países abordados.
de resto digo com toda a certeza que leria de novo e leria muitos outros de pablo, de fato um grande nome da literatura latino-americana.

fumarncama 27/04/2023

Internacionalismo revolucionário? temos sim. e poesias típicas belíssimas do neruda? também.

? vou dar destaque às páginas que neruda dedica a China e o povo chinês. um poema mais lindo que o outro. ?

fernandaararuna 17/02/2022

para reler mais tarde
talvez eu não esteja madura o suficiente para a poesia política construída na obra, ou só o ritmo das poesias que não fora muito cativante para mim - algumas foram até boas, confesso.

acredito que exista um toque de genialidade nos escritos de neruda. quem sabe, com mais pesquisas eu o entenda melhor, mas no momento, não foi uma boa leitura.

talvez eu tente reler no futuro.

Fernanda3262 03/02/2022

Fui com tantas expectativas achando que ia adorar ler algo do Pablo. Infelizmente foi uma péssima experiência, achei tão sem graça e bem chatinho. Achei que não ia terminar nunca.

@larinovaes.solar 05/06/2021

Zero afinidade
Gostaria de ter gostado, mas não rolou. Senti zero afinidade com o conteúdo poético. Não foi uma boa escolha para uma primeira experiência com esse autor. Vou tentar novamente depois. Quem sabe, em outro livro me ganhe.

Gu Henri 11/04/2021

Lido o Canto Geral podemos melhor apreciar este livro, tendo em mente uma parte da história de Neruda e ao que o rodiava até então, sobre que além de poeta era ele um diplomata representante do seu país no estrangeiro e comunista militante. Sendo cotado como candidato a presidente do Chile, mas num acordo apoia Allende, que eleito logo é deposto pelo Pinochet, um general traidor do exército chileno apoiado pelos EUA que se torna um ditador cruel e sanguinário. Nesse contexto Neruda canta "As uvas e o Vento", como se as uvas fossem o fruto da terra das mãos dos trabalhadores que dá o vinho e o vento essa esperança de um mundo regido por outro sistema econômico que não o capitalismo.

O poema todo é algo meio que panteísta, e dá a natureza uma certa sacrilidade, os 4 elementos clássicos gregos, como sempre, estão presentes, assim como uma militância e elogios à figuras políticas, amigos, poetas, e também, em certo ponto (nada incomum para época), um moralismo anti-liberal.

Do discurso que fez ao receber o Nobel também se pode ter uma melhor compreensão de como se deu sua fuga e exílio do seu país, é um relato que se encontra na internert fácil, e apesar de não ser um poema é um dos melhores escritos de Neruda.

Pedro.Constant 04/04/2021

Viagens de Neruda
Bons poemas para imaginar como foram as viagens do Pablo Neruda. É o tipo de leitura para se fazer sem pressa, apreciando cada poema.

Alessandra.Araujo 18/03/2021

Primeira leitura de Neruda
Primeiro livro que leio do Neruda, foi a tentativa de me aproximar da poesia, mas não consegui engajar no livro, acredito que não seja meu tipo de narrativa favorita.

Prof. Edivaldo 30/10/2020

Neruda
Não conhecia ainda a poesia de Neruda. Nesta obra suas poesias tratam de temas engajados, bem como de vivências suas em outros países...

Ananda 02/06/2020

Em Neruda a poesia é fácil por ser bela, se lembrar a primavera e se debruçar em meio as flores, aos rios. Mas também é difcil quando diante dela se vê o sangue e a exploração do povo latino americano, das terras asiáticas. Neruda faz tudo isso e muito mais em sua poesia, além de te deixar com um gosto doce na boca e um olhar mais atento ao seu redor e as almas amigas que te cercam.

Fabio Shiva 15/12/2019

"razão para viver"
Já era fã da Poesia de Neruda, antes mesmo de ter lido o comovente livro de Antonio Skármeta, “O Carteiro e o Poeta” (resenha no link: https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2017/10/o-carteiro-e-o-poeta-antonio-skarmeta.html). Quis o destino, contudo, que o primeiro livro de Neruda que peguei para ler fosse “As Uvas e o Vento”, publicado em 1954 e considerado uma obra polêmica pela explícita militância comunista que extravasa dos poemas.

Foi uma experiência desafiadora e também uma fonte de muito aprendizado ler belos e apaixonados poemas de louvor ao camarada Stálin, estando ainda com a alma marcada pela leitura de “O Arquipélago Gulag” de Soljenítsin (resenha no link: https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2018/08/arquipelago-gulag-alexander-soljenitsin.html). Stálin foi certamente um dos mais horripilantes monstros já produzidos pela humanidade, responsável pela morte, tortura e opressão de incontáveis milhões de seres humanos. Vê-lo recebendo loas de um poeta do quilate de Neruda foi uma experiência chocante. Ao perceber que estava violentando a mim mesmo e, o que é pior, lendo poesia sem estar com o coração inteiro nessa leitura, decidi abandonar o livro na página cento e pouco.

Como estamos vivendo um momento de extrema polarização no Brasil e no mundo, quando um sujeito que declara não concordar com “A” é imediatamente rotulado como “beísta”, “bepata” ou “betralha”, acho necessário expressar que não sou comunista nem capitalista, muito pelo contrário. Confio que, em pleno alvorecer do Terceiro Milênio, seremos capazes de encontrar alternativas mais luminosas para organizar nossa existência coletiva no mundo.

Continuo admirando Neruda da mesma forma, e espero ler suas outras obras. E sou grato por ter lido essas páginas de “As Uvas e o Vento”, por tantos aprendizados que já me proporcionou. Fiquei emocionado ao ver o poeta acreditando tanto em uma causa, ou melhor dizendo, em um caminho para a salvação da humanidade. A princípio cheguei a sentir inveja do que considerei ingenuidade do poeta Neruda, contudo logo em seguida pensei: “Calma aí, que também sou poeta!”

Cabe a mim encontrar, não em algum regime político, mas na própria Poesia, “razão para viver”. Pedi à Musa que me cantasse um canto de esperança e felicidade futura. E já começo a ouvir a doce melodia. Sem pressa, em feliz expectativa, aguardo a chegada do poema.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio