Verdade Tropical

Caetano Veloso

Resenhas - Verdade Tropical

Salino 16/01/2024

Autobiografia Histórica
Caetano foca suas reflexões na fase tropicalista, seus momentos na prisão e as aflições do exílio. Muito mais que autobiografia, Caetano Veloso relembra os momentos turvos da Ditadura Civil-Empresarial Militar e do nascimento e estopim do movimento tropicalista. Senti falta de comentários sobre os álbuns mais atuais, mas é evidente que seria impossível realizá-los, visto que o livro foi escrito há muito tempo. Também destaco a maneira formal pela qual o aqui escritor imprime seus pensamentos, tornando algumas partes um poucos confusas para mim. Obra importante para aprender mais sobre a música popular brasileira, seus integrantes e as experiências como cantor de Caetano.

ondejacyviu 04/06/2023

Em "Verdade Tropical", Caetano mescla suas memórias a uma erudição intelectual invejável. Dissertando sobre o surgimento do Movimento Tropicalista e a elaboração de seus discos, mas não só. Ele fala também sobre as correntes de pensamento que originaram e inspiraram seus trabalhos como Transa (O meu preferido), Araçá Azul e o próprio Tropicalismo.
A partir das suas relações com outros intelectuais, dentre eles, escritores, filósofos, cineastas, outros músicos, situa o Brasil, inúmeras vezes, no contexto histórico, geopolítico, filosófico, entre outros, das décadas de 60 e 70. Com um destaque para o período da Ditadura Civil-Militar e as violências a que foram submetidos, ele e Gil, principalmente.
Pode ser uma leitura cansativa para pessoas "normais", mas para os estudantes de ciências humanas, assim como eu, pode ser considerada uma leitura leve e prazerosa, especialmente, aos fãs de Música Popular Brasileira e de Caetano Veloso.

Patrícia.Bilibio 08/01/2023

Termino Verdade Tropical deslumbrada, fascinada e apaixonada por Caetano. Que inconteste alegria tê-lo apreciado em cada passagem. Que inteligência deliciosa e destemida tem Caetano. Salve Caetano, O Grandioso.

Iago.Messias 21/12/2022

As entranhas do Brasil se aventuram para fora de seu corpo.
Enquanto Caetano Veloso nos revela os primeiros passos e desdobramentos de sua carreira como cantor e compositor de música popular, ele desvela toda uma conjuntura política e cultural do Brasil. A resistência nacionalista contra influências imperialistas, as discussões entre intelectuais a cerca dos caminhos culturais a percorrer e os embates contra a ditadura civil-militar, aos quais ele e Gil foram tragados arbitrariamente, concedem profundidade e mesmo grandeza ao esforço tropicalista - em partes, bem sucedido - de promover transformações de ordem estrutural na forma em que se concebe a MPB.
Com ampla reverência ao Brasil profundo, encontrado pelo autor nos locais mais inusitados, fica muito aparente, no livro, a forma como João Gilberto e Glauber Rocha, além dos concretistas, influenciaram o pensamento e a produção artística de Caetano, e da tropicália como um todo, de maneiras assimétricas e em aspectos diferentes cada um, mas quase complementares em apresentar possibilidades que até então estavam ocultas.
Um livro assumidamente pessoal que passa pela juventude, pela prisão, pelo exílio e mesmo pela reintegração de Caetano Veloso ao país, sem perder a leveza ou a profundidade da análise sobre o Brasil de então, e mesmo o atual.

Rony 10/08/2022

A palavra-chave para entender o Tropicalismo é sincretismo
A experiência de ler esse livro agora, sequencialmente e com a calma apaixonada, me foi muito boa. Consegui criar uma outra relação com algumas leituras, usando esse livro como experimentação. A escrita de Caetano me "arrebatou", prendendo minha atenção mesmo quando eu já pensava em fazer uma pausa (e sinto que isso tenha relação direta com os períodos longos). Perceber também como era aquele cenário cultural para o surgimento do Tropicalismo também expandiu meu gosto musical, que possibilitou abrir minha mente a outros tipos de ritmos e melodias. Sem contar com as várias risadas em momentos cômicos e a identificação e empatia na dor que Caetano passou durante esse período tão doloroso na história nacional. Foi uma ótima leitura e não deixo de recomendá-la às pessoas que gostam de MPB ou do Caetano, ou queiram conhecer mais a visão dele sobre esse cenário cultural no país.

Felipe.Mello 24/05/2022

A expectativa é a mãe da decepção
Comecei a leitura de ?Verdade Tropical? com uma empolgação e um interesse enormes! Afinal de contas, mergulharia na autobiografia de um dos maiores ícones e ídolos da nossa música popular brasileira. No entanto, encontrei um Caetano que não se aprofunda tanto em sua vida, opiniões políticas e relações pessoais.

Essa biografia não nos conecta tanto quanto a de outras artistas (como Tim Maia e Marcelo Yuka). Talvez pelo fato de ser uma autobiografia, Caetano evita tecer críticas a si mesmo e omite suas fragilidades. Isso é compreensível, mas não cria o laço entre autor e leitor. Para não ser injusto, o melhor capítulo dessa obra é o intitulado ?Narciso em Férias? (período em que Caetano esteve preso injustamente por causa do regime militar). Nesse capitulo, a narrativa fica fluída. Além disso, Caetano se abre um pouco mais e desabafa sobre suas angústias, seu dia-a-dia e suas reflexões políticas e sociais.

A abordagem sobre a origem e o desenvolvimento do movimento Tropicalista é outro ponto positivo a se ressaltar no livro, porém eu esperava mais? bem mais?

?Verdade Tropical? é um bom livro, mas fica um gostinho de decepção.

Jess.Carmo 11/03/2022

Uma autobiografia
Verdade tropical é uma autobiografia de Caetano Veloso que tem como bônus a história de sua experiência pessoal na construção do tropicalismo.

Me surpreendeu bastante sua descrição do que foi a prisão e o exílio. Apesar da dificuldade, Caetano sempre mantém seu bom senso, reconhecendo que a tortura que a ditadura e o estado de exceção impôs para a classe artística permanece presente até hoje para os negros e pobres brasileiros.

site: https://www.instagram.com/carmojess/

Ana.luisa.campos 17/01/2022

Eu achei esse livro na biblioteca do meu kindle e comecei a ler, como fã de mpb eu já sabia de quase tudo assim perdendo um pouco a graça.

lara rayssa 11/01/2022

a verdade tropical de caê
assim como na interpretação e composição semântica de suas incríveis e memoráveis canções, Caetano usou de sua mais verdadeira genialidade no processo construtivo do livro. capítulos que retrataram, resumidamente - embora haja um cenário detalhista que paira toda experiência de leitura -, fragmentos imprescindíveis da vida pessoal e artística desse revolucionário e eterno tropicalista.

alex 27/11/2021

Verdade tropical, de Caetano Veloso (1997)
Um livro que é a cara do autor. Texto poético, com muita história pessoal, contexto social e político, e "viagens" filosóficas e artistas.

Um olhar íntimo (e que me soou bem sincero) sobre a vida do Caetano e a construção do tropicalismo.

Curti muito!

Luccas.Soares 15/11/2021

Coleção de ensaios demasiado longos mas interessantíssimos sobre as memórias de uma das principais trajetórias artísticas do país.
Confesso que por vezes a leitura foi cansativa.
Os longos períodos e referências que nem sempre me eram familiares (outros autores e filósofos) me "perdiam" em meio aos relatos que vão desde a infância de Veloso a sua volta do exílio, passando pelo início de sua carreira, o surgimento da Tropicalia e sua prisão na ditadura.
No geral uma leitura ótima, mas desafiadora.

Hélio 10/10/2021

Valiosas reflexões sobre a moderna cultura brasileira por um de seus protagonistas, além de relatos em primeira mão de acontecimentos fundamentais da nossa história recente. O texto é um pouco prejudicado, porém, pela escrita um tanto prolixa e descuidada de Caetano, com frases e ideias sobrepostas, e explicações desnecessárias. Uma experiência enriquecedora é acompanhar a leitura pela audição das músicas, à medida que são citadas.

LiaLimaCE 29/06/2021

Caetano é F#da!
Pra começar, quem espera uma biografia bem pessoal, com intimidades da vida em família, não vai encontrar. Esse é um livro de memórias e impressões sobre pessoas, lugares e acontecimentos. São impressões por vezes profundas, mas não necessariamente íntimas. Caetano não compromete ninguém. Descreve toda uma época histórica e artística, a partir de sua visão extremamente culta e, ao mesmo tempo, simples, no sentido de pureza. Sua escrita é rebuscada e cheia de elementos da filosofia, política, sociologia. Dá pra perceber que ele é um estudioso apaixonado. É inspirador! Mais inspirador ainda é que, na sua genialidade - óbvia -, há uma dose enorme de modéstia e humildade. Caetano menciona amigos, colegas de trabalho, artistas diversos (da música, teatro, artes plásticas, tv) e ídolos de uma forma linda, vendo em todos algo a aprender e a admirar. É lindo! Já admirava antes, agora mais ainda. Caetano é realmente f#da!

Tiago.Porto 12/06/2021

Admiro mais ainda Caetano depois do livro
Caetano começa falando do vazio da estética Rock and Roll dos santamarenses, que se conectavam apenas ao figurino e não ao perfil revolucionário americano. Fala das hipocrisias de uma cidade católica, sagrada e profana. Fala de sua vida lá quando criança, da criança extrovertida e artista que foi, das influências do cinema europeu, das músicas tradicionais brasileiras (João Gilberto, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga). Bethânia e Caetano se mudam pra estudar em Salvador e começam a se envolver com arte. Vão pro Rio e Bethânia começa o espetáculo cantando Carcará e depois se fixa nas noites cariocas. Nessa época a bossa nova é o principal ritmo. Caetano tem mais interesse pelo cinema e acredita que seus dotes musicais são muito modestos. Começam as primeiras composições que irão fazer parte do tropicalismo, como Paisagem Útil e Alegria Alegria. Nessa época Elis Regina fazia sucesso nos programas de TV, duelava com Nara, que juntamente com Gil, Caetano, Bethânia, Gal, os Mutantes e Tom Zé lançaram o primeiro disco do Tripicalismo, esse movimento cultural que envolvia várias expressões artísticas. Caetano começa a ter mais aparições na TV, nos festivais de música, e começa a ganhar dinheiro. Se muda pra SP e vive bem feliz com Dedé, recebendo amigos, hospedando artistas; ele relata suas primeiras experiências com drogas, mas não curtiu. O relato da censura, da ditadura e da prisão são fortes e tristes. Caetano é detalhista no relato e dá pra imaginar os tempos sombrios do período. Seu relato do primeiro Carnaval na Bahia após a prisão foi muito poético, emocionante.

Rodrigo.Yugi 16/04/2021

Biografia do Tropicalismo
Caetano conta a trajetória de sua vida, o nascimento do troplicalismo, seus momentos na prisão e a vida no exílio.