Virtudes fundamentais

Virtudes fundamentais Josef Pieper

Resenhas - Virtudes fundamentais

André 30/11/2010

Virtudes Fundamentais
Em primeiro lugar, Pieper é um filósofo, e não escreve livros de auto-ajuda. Virtudes fundamentais é um tratado riquíssimo sobre virtudes.

Sem se alongar em casuísticas ou na enumeração exaustiva de todas as qualidades humanas desejáveis, concentra-se em quatro virtudes cardeais, assim chamadas porque todas as outras de certa forma orbitam em torno destas quatro. São elas: a Prudência: que corresponde à reta razão no agir; a Justiça: que consiste a dar a cada um o que lhe é devido; a Fortaleza: que possibilita a conquista do bem árduo; e a Temperança: que ordena os apetites humanos.

Embora os conceitos apresentados remontem à filosofia clássica da Grécia antiga, hoje em dia estes são pouco difundidos e encontrados apenas de forma superficial e fragmentada nos tais livros de auto-ajuda a que me referi anteriormente.

Nada cativa tanto quanto o bem e a beleza apresentados integralmente. Antes de procurar ter uma virtude, faz parte do processo encantar-se e enamorar-se dela. Nesse contexto o livro do Pieper é fundamental.

Recomendo a todos que buscam conhecer melhor o ser humano e debruçar-se no problema fundamental da busca da felicidade humana.

Uma outra edição, mais recente do que esta apresentada, inclui, além das quatro virtudes cardeais, outras três virtudes chamadas teologais: fé, esperança e caridade.