Mundo Fantasmo

Mundo Fantasmo Bráulio Tavares

Resenhas - Mundo fantasmo

Davenir - Diário de Anarres 28/11/2023

Fantástico brasileiro pelas letras de um dos nossos melhores!
Mundo Fantasmo do inefável Bráulio Tavares é antes de tudo uma aula de como escrever um livro de contos. Não é um amontoado de histórias contadas pelo mesmo autor, mas tem uma coesão entre as histórias que formam uma unidade. No caso, a unidade é o mistério, o inescrutável. É aquele livro que você mostra para calar a boca de quem fala mal da literatura fantástica brasileira, o que é bem legal, mas acima disso você mostra para encantar leitores com excelentes contos. Sabemos que num livro de contos, não tem como gostar de todos os contos mas pessoalmente o elo mais fraco deste livro ainda é muito bom.

"Oh lord, won't buy me" é uma bem humorada viagem a um fim de tarde miserável de um leitor de ficção científica pacato de meia-idade que tem um encontro com um estudante de física que alega ser uma entidade cósmica com uma missão relacionada a própria existência do nosso leitor. O autor brinca com o fandom, apaixonado por historias e que por vezes escondem uma megalomania reprimida. E eu, como um leitor de meia-idade de Porto Alegre que só iria para São Paulo para encher uma mala de livros de um sebo, fiquei comovido.

"História de Cassim, o Peregrino, e de um crime perfeito que Deus castigou" temos mais uma história no mundo fantásico ibérico, onde uma dupla de cantadores encontra um contador de histórias e começa um desafio para que o misterioso homem conte uma excelente história. Agora os desafiantes não conseguem tirar essa história da cabeça. Uma narrativa que parece mais uma noveleta, a mais longa do livro e a que considerei mais instigante. Esse ciclo merecia um livro só para ela.

"Paperback Writter" personagens de uma Londres estranhamente gótica vão a um concerto em que um autor digita uma história e a plateia acompanha extasiada os caminhos que ela segue enquanto debatem com a frivolidade de uma elite burguesa. Achei uma homenagem ao prazer da escrita, que geralmente não conseguimos compartilhar pois o autor só entrega a história já pronta e não o seu desenvolvimento.

"Expedição as profundezas do oceano" um caso policial que utiliza a forma de depoimento como são coletados pela polícia, que nos leva a uma brasilidade que nos aproxima muito da história, pois é exatamente como uma delegacia brasileira funciona.

"Exame da obra de Giuseppe Sanz" acompanha a trajetória de um autor, pelo depoimento de um admirador que descobre que seu ídolo escreveu suas grandes obras de sucesso simplesmente juntando partes de outros romances consagrados, despindo-os de seu contexto original. É a forma bastante irônica que o autor nos traz a baila uma discussão do que é literatura. Do quanto que lemos e consumimos, não é novo. Mas não necessariamente de uma forma ruim.

"E assim destruímos o Reino do Mal" conto que aborda de forma alegórica, usando o épico para mostrar como se comete atrocidades sem ter consciência disso. Não é apenas sobre a imbecilidade da guerra, mas sobre o imbecil que a cultua.

"Breves histórias do tempo" conta a história de um contador de histórias tetraplégico e que vai se fundindo profundamente a sua finalidade de contar historias. Esta mesma mesma habilidade de u aproxima e o distancia tanto da humanidade. Habilidade que argumentamos como diferença entre nós e os animais.

O edição que li, foi a da Bandeirola, que obtive ajudando no financiamento coletivo tem um posfácio sensacional do autor explicando as intenções por trás de cada conto. Tentei não incluir suas impressões nas minhas impressões sobre os contos, mas as vezes é inevitável. De qualquer forma, vale mesmo é conferir por si.

site: https://wilburdcontos.blogspot.com/2023/11/resenha-312-mundo-fantasmo-braulio.html

Paulo 23/04/2021

Coletâneas de histórias curtas podem parecer apenas uma reunião de histórias curtas (duh) colocadas aleatoriamente em um livro. Ênfase no "podem parecer". Aqui temos um exemplo de uma coletânea que reúne uma série de histórias com a temática do estranho e do insólito permeando todas elas. A organização está muito bem feita e todas elas fazem sentido no todo. No que diz respeito a que todas elas compartilham de uma mesma pegada e estilo narrativo. Ou seja, se já não bastasse eu te dizer que essa é uma coletânea do grande Bráulio Tavares, um dos grandes da ficção científica no Brasil, eu te digo que esta é uma coletânea bastante competente. É óbvio que pegando um livro possuindo vários contos, terão aqueles que você vai curtir mais e outros nem tanto. Absolutamente normal. Só te digo que esta é uma coletânea bem acima da média.

Analisando a coletânea como um todo, achei a edição incrível. Ainda não pus as mãos no livro físico (só estará disponível para os leitores depois que todos os apoiadores do Catarse receberem suas edições), mas a editora Bandeirola me enviou gentilmente uma edição digital. Aliás, fica aqui o convite ao pessoal a não fecharem o livro depois da última história. Bráulio Tavares faz ótimos comentários em seu posfácio onde ele comenta sobre as inspirações que o levaram a escrever cada conto. Se você não entendeu algum conto, talvez com os apontamentos do autor alguma coisa possa ficar mais clara. Apesar de ele ser conhecido mais por seu trabalho na ficção científica, seja escrevendo ou traduzindo, Mundo Fantasmo se trata mais de uma coletânea de fantasia e, em alguns casos, de weird fiction. Fantasia não no sentido de algo tolkieniano, mas flertando mais com o realismo mágico. Algumas histórias vão parecer quase ficção tradicional com alguma pitadinha minúscula de estranho que a retira do lugar comum.

Como eu não quero estragar a surpresa dos leitores vou comentar sobre três contos que me chamaram a atenção. Oh Lord, won't you buy me é uma ótima narrativa que mostra uma pessoa que tem problemas em se relacionar com as pessoas e de repente recebe a visita de Deus em um metrô. Este aparece vestido como uma pessoa comum e instiga o protagonista a fazer um pacto com ele. Bem interessante a proposta da narrativa, fugindo do clichê do pacto fáustico. É aquela pergunta: dadas as devidas proporções, será que Deus é tão bonzinho assim? A própria ideia do desejo em si fornece vários caldos para narrativas. O personagem se coloca como um fiel da balança, alguém que está ali para o personagem de forma a equilibrar o Universo. Sem falar no fato de que o personagem é um leitor e se vê às voltas com livros que nunca foram publicados. Imagine colocar as mãos em um livro perdido de Kafka? A narrativa é bem veloz e tê-la colocado como abertura da coletânea foi um baita acerto porque mostra como é a escrita do Bráulio Tavares.

O autor gosta de experimentalismos narrativos. Isso pode ser percebido em Expedição às profundezas do oceano, uma história toda construída como um relatório policial. Achei que deu à história um estilo bem diferente em relação às outras. A escrita seca e pragmática segue justamente a ideia de ser um relato específico sobre fatos que aconteceram em uma dada noite. O acusado está registrando o seu lado da história. Podemos até entender que o narrador não é confiável se formos levar a própria concepção da narrativa. Ele pode ter inventado toda a história insólita para escapar da prisão. Ou podemos acreditar que em uma certa noite, ele encontrou uma mulher bela e misteriosa ao qual ele leva para a cama. Após manter um breve momento de carícias calientes, o personagem se vê diante de uma estranha anciã que tenta matá-lo. Nessa história, o autor faz um belo flerte com o terror, sem nunca sair da atmosfera estranha que ele cria para a narrativa. Bem realizado, pode parecer até exótico para alguns leitores. Mas, o experimentalismo estético aqui redunda em algo que certamente chama a atenção.

Por fim, vamos falar do Exame da obra de Giuseppe Sanz. Uma história que vai fazer alguns autores se retorcerem. Imaginem um autor que nunca escreveu nada, mas é um dos maiores escritores vivos. Segundo o protagonista, ele escreve mais de um milhão de palavras por ano. Mas, sua técnica é, no mínimo, diferente: ele faz uma colagem de trechos de várias obras em seus livros. Segundo Peppe Sanz, ele retira tudo aquilo que é supérfluo e mescla com o que ele julga ser interessante para fazer uma obra de sucesso. O protagonista venera o estranho escritor e busca acompanhá-lo para compreender os seus segredos. É uma narrativa de trajetória que tenta enredar os leitores em uma narrativa cercada de mistérios. Cabe ao leitor julgar se o escritor estaria exagerando e criando uma lenda urbana ou se tudo aquilo que ele fez existiu de verdade. E mais: sua obra é válida? Ou ele é apenas um mero copista? A história vem cercada de pequenas cutucadas no mercado editorial sobre a valorização dos mesmos.

Mundo Fantasmo é uma bela coletânea de histórias. Marcada por histórias que variam do estranho ao experimentalismo, Bráulio Tavares demonstra toda a sua habilidade na criação de histórias curtas e impactantes. Podemos até não gostar de todas, mas há de se concordar que se tratam de narrativas de alto nível. Muito bom ver que a editora Bandeirola buscou resgatar as histórias deste grande autor. E fiquem ligados que vai ter também uma resenha de A Espinha Dorsal da Memória, um clássico de Tavares.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Gárgula 03/02/2021

Mundo Fantasmo, de Braulio Tavares
Conhecendo uma prosa muito boa
Adentro o Mundo Fantasmo, de Braulio Tavares e me deparo com uma prosa daquelas boas de ler. Uma coletânea de textos bem variada, inteligente e onde percebemos como o autor consegue, com talento, entreter bem o leitor.

Publicação da Editora Bandeirola, este livro é a terceira impressão de uma obra impressa há muito tempo, mas que continua atual. Como é importante trazer o autor e sua obra e poder apresentá-lo aos novos leitores. Você pode tanto adquirir a versão física no site da editora, clicando aqui, ou o ebook, clicando aqui.

Vamos aos contos
O livro possui um total de sete contos, criados em grande parte durante uma oficina de ficção científica e fantasia chamada Clarion Workshop, em 1991, que acontece anualmente nos EUA. Abaixo seguem pequenos comentários acerca dos quais eu mais gostei.

Oh Lord, want you buy me
Esta história inicia o livro e aliás não poderia ser melhor esta escolha. Divertida, irônica e irreverente, ela nos mostra uma situação completamente adversa, onde a intervenção divina se faz necessária. Certamente um dos melhores contos do livro.

História de Cassim, o Peregrino, e de um crime perfeito que Deus castigou
Um conto mais longo, talvez uma noveleta, que traz ao leitor um encontro completamente especial entre três figuras. Da conversa entre eles surge um relato para lá de estranho onde o mundo onírico se torna mortal. Gostei muito deste conto.

Expedição à profundeza do oceano
Aqui o terror vem carregado dentro de um depoimento policial. Mais nacional impossível, dado o teor da narrativa que nos remete ao típico ambiente de uma delegacia brasileira. Impressionante esta leitura, que te prende enquanto a narrativa não arrefece.

Exame da obra de Giuseppe Sanz
Simplesmente sensacional a ideia de um escritor chamado Giuseppe Sanz, que se utiliza apenas de sua inteligência e talento cirúrgico em recortar trechos de livros e adaptar outras obras e na criação de seus próprios livros, com o intuito de deixá-los mais palatáveis. O autor brinca com a ideia do plágio de uma maneira divertida e muito interessante. Ademais acabamos por perceber que Giuseppe Sanz é de certa forma uma versão literária de Victor Frankenstein, dissecando e dando novos ares à velhos livros. Suas obras assim se tornam vivas pelas partes que se ligam. Muito bom mesmo!

Considerações finais
Em suma foi um prazer me deparar com uma leitura tão fluida. O texto de Braulio Tavares é gostoso de ler e suas ideias são muito originais. Seu Posfácio é uma viagem por suas referências, outro ponto excelente da obra, sem dúvida alguma.

Apesar de ter um cunho de ficção científica, você encontra outros gêneros neste volume, permeando os textos. Inegavelmente isso mostra a habilidade do autor em contar boas histórias, favorecendo-se do que cada estilo pode lhe emprestar. Sem dúvida um livro que vai te divertir.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2021/01/14/mundo-fantasmo-de-braulio-tavares/

Editora Bandeirola 22/12/2020

Os sete contos de MUNDO FANTASMO se sobressaem pela originalidade e imaginação
A primeira edição foi publicada em 1996. Braulio Tavares nos indica o inusitado, o insólito como característica possível e ao nosso alcance, basta seguirmos as pistas apresentadas nas páginas deste livro.

Pacto com o diabo há vários, mas aqui há um pacto com Deus em Oh Lord, won’t buy me, conto com título inspirado no primeiro verso de Mercedes Benz, música interpretada por Janis Joplin.

Em Paperback Writer um tecladista se apresenta em um concerto interativo. Em vez de música, narrativas improvisadas são datilografadas atendendo aos pedidos do público.

Um escritor que recria obras-primas da literatura numa linguagem palatável ao grande público é o mote (mas não só) de Exame da obra de Giuseppe Sanz.

No Posfácio de MUNDO FANTASMO, as curiosas anotações do autor a respeito de cada conto: como foram pensados, onde foram escritos, as inspirações e fundamentos. Este posfácio é uma surpresa saborosa ao término da leitura.

Contos de MUNDO FANTASMO:

Oh, Lord, won’t you buy me . História de Cassim, o Peregrino e de um crime perfeito que Deus castigou . Paperback Writter . Expedição às profundezas do oceano . Exame da obra de Giuseppe Sanz . E assim destruímos o Reino do Mal . Breves Histórias do Tempo

site: https://www.bandeirola.com.br/produtos/mundofantasmo/