A Espinha Dorsal da Memória

A Espinha Dorsal da Memória Bráulio Tavares

Resenhas - Espinha Dorsal da Memória

Andre 26/05/2023

Como em todo livro de contos algumas histórias aqui se destacam mais do que outras mas como boa parte delas descrevem o mesmo universo sob perspectivas e em épocas diferentes, os contos acabam por se complementar em um todo com bastante coesão.

Mandy 20/05/2023

Quer começar a ler FC? Não comece por aqui.
Definitivamente eu não recomendo esse livro para quem eatá iniciando no mundo da ficção científica, porque olha, o caminho vai ser árduo e doloroso, além de você precisar estar acompanhado de um dicionário até porque o livro foi escrito muito tempo atrás. Enfim, tirando isso é um livro de contos, onde Braulio começa com contos que em comum só tem a foto de serem de ficção científica e serem escritos poe Braulio Tavares, de resto não tem absolutamente nada interligando-os, porém na segunda metade do livro as coisas mudam, tudo começa a ter uma ligação a mais, mas não é algo incrível ou espetacular é só algo como: "legal, temos uma ligação aqui". Confesso que simplesmente detestei as cenas de sexo neste livro, não agregam em nada na história e é FICÇÃO CIENTÍFICA para refletir sobre o universo e não para ficarmos vendo um cara traindo a eposa, se eu quisesse ver isso leria Questões do Coração. Bem, é isto, se for iniciante nesse mundo, não recomendo você iniciar por aqui.

Davenir - Diário de Anarres 27/09/2022

O melhor do mestre da ficção fantástica brasileira
"A Espinha dorsal da Memória" (2020) é a principal obra do escritor Bráulio Tavares onde o vemos na sua melhor modalidade, o conto. Minha edição é da editora Bandeirola que relançou a obra após campanha de financiamento coletivo repartindo a obra original em duas. A primeira de mesmo nome e Mundo Fantasmo. Este volume tem duas partes. A primeira estão agrupados contos curtos com temáticas bastante variadas onde podemos ver o autor com uma escrita muito acima da média na FC brasileira. Na segunda parte temos contos que giram entorno d'Os Intrusos, uma raça alienígena que aparece a Terra e abala profundamente nossas crenças em tudo. Vamos aos contos em separado.

Parte I

"Mal-assombrado" é um conto muito curto. Um homem reflete em meio ao medo que o domina sobre criaturas que poderiam surgir das sombras.

"Os Ishtarianos estão entre nós" é um punhado de reflexões que fazemos em momentos de solidão, porém refinadas e cheias de ironias divertidas que só poderiam ter saído de um escritor de Ficção Científica.

"Catálogo de exposição" uma viagem num museu futurístico com todas as bizarrices que você não poderia imaginar. Gosto da constante sensação de estranhamento ininterrupta que o autor promove durante toda a leitura.

"História de Maldun, O Mensageiro" um conto sobre a memória por um senhor que tenta lembrar uma aventura de sua época de menino em plena idade média após a dissolução dos califados árabes. A falta de elementos e credibilidade do relator atiçam a curiosidade ao longo da jornada.

"Cão de lada ao rabo" David é um cientista que faz a maior descoberta científica num laboratório no porão de sua casa e é sugado por um buraco negro caseiro e de dentro dele tenta vislumbrar sua situação. Gosto das descrições das sensações e de imaginar esse horizonte de eventos.

"Mare Tenebrarum" Um momento dramático de uma casa sendo invadida pela chuva. O conto consegue retratar o caos da tempestade de forma comovente ainda que os personagens não tenham tempo para comoverem-se com nada.

"Sympathy of the Devil" Um autor recebe uma proposta de pacto feita pelo diabo e ambos tem uma conversa onde o diabo tenta convencer o autor a aceitar o trato. A forma com que o diabo se apresenta é bem diferente e o final surpreendente.

Parte II

"Príncipe das Sombras" acompanha um autor muito famoso por seus livros de viagem no tempo, em momentos com seu pai e depois com uma misteriosa mulher, em meio aos primeiros momentos da aparição d'Os Intrusos, extraterrestres de origem totalmente desconhecida. Enquanto está com o pai, a narrativa alterna entre as primeiras impressões, resumidas de seus próprios artigos, de um autor que não faz ideia do que está acontecendo e depois, o caos que se instaura e os sentimentos afloram a pele, quando ele encontra uma mulher misteriosa e se envolve com ela.

"Jogo Rápido" O professor Leo chega ao Brasil para participar de uma missão espacial para receber Os Intrusos e é recepcionado pelo seu amigo de longa data Alan. Ambos conversam sobre como o Brasil mudou com a descoberta da vida inteligente fora da Terra e como esta bagunçou o imaginário popular com seitas e grupos com ideias malucas. São aspectos que pouco vi sobre invasões espaciais e os momentos mais impactantes são excelentes.

"Stuntmind" acompanhamos trechos da vida de Roger Van Dali, um stuntmind. São os seres humanos que voltam com conhecimentos dos Intrusos após entrarem em contato com eles. Conhecimentos tão valorizados que eles voltam e são tratados quase como divindades, criando uma casta de seres com revelações porém parecem ter perdido um pouco da sua humanidade.

"Mestre de Armas" avança mais no tempo, onde uma guerra com os Intrusos é uma realidade e a humanidade avança pelos portais de Hipertempo, porém é uma viagem só de ida, sempre para frente. Isso obriga a humanidade a avançar criando estações. Acompanhamos uma unidade do exército em sua trajetória rumo a entidade máxima, mas isso seria avançar sempre ou uma luta sem sentido? O autor subverte a narrativa de Space Ópera de império enormes e fraturados para uma humanidade em franca corrida sabe-se lá para onde.

"O espelho-relâmpago no oco do ciclone" o livro encerra-se com um conto sobre a finalidade. Após a humanidade explorar o espaço, avançando no túnel do Hipertempo e construir dezenas de estações, eis que a humanidade retorna ao Sistema Solar. A unidade em Fobos, lua de Marte, traz um vislumbre da Terra mas não é mais o planeta que deixaram para trás. Acompanhamos um grupo de Decifradores e Descritores, que são a ponta de lança da exploração que busca entender os Intrusos numa guerra cada vez mais distante.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2022/09/resenha-254-espinha-dorsal-da-memoria.html

Paulo 23/04/2021

De uma coisa vocês podem estar certos: nenhum dos contos presentes desta coletânea serão comuns. Todos vão inquietá-los seja pelo estranhamento ou pela reflexão. A escrita de Braulio Tavares é inquieta e curiosa, e nunca se encontra no mesmo lugar. É o tipo do autor que joga todas as convenções da escrita criativa fora para criar algo único e com personalidade. É óbvio que não é aquele tipo de obra que vai agradar a todos porque, por vezes, o leitor vai precisar se esforçar um pouco para compreender o que está no entrelinhas. Para mim, é revigorante ver alguém saindo desse lugar comum. Afinal, escrever literatura é uma arte e poucos são os autores que entendem essa pequena definição. Ao lidarmos com arte somos desafiados a sairmos de nossas cascas e explorarmos um novo mundo. Essa é a proposta de A Espinha Dorsal da Memória.

Para explorarmos a mente desse incrível criador de histórias selecionei quatro contos que vão nos apresentar diferentes facetas do autor. Antes de falar delas quero parabenizar a ótima edição da Bandeirola que foi financiada através do Catarse. Mais um resgate da editora que tem se destacado pelo bom trabalho editorial. Além das histórias de Braulio Tavares, ao final temos uma fortuna crítica com uma série de reportagens e entrevistas dadas sobre o lançamento do livro (sua primeira edição foi lusitana) e sobre o autor em si. Vale a pena ler para fornecer um nível a mais de compreensão sobre o que foi lido. A coletânea em si possui doze contos divididos em duas partes: na primeira temos sete contos explorando o lado insólito e estranho das ideias do autor enquanto que na segunda temos cinco contos que se situam no mesmo universo em que a humanidade recebe a visita dos Intrusos e isso provoca uma série de mudanças na Terra.

Cão de Lata ao Rabo é um daqueles contos que vão fazer o leitor estranhar de cara. É um longo período sem parágrafos ou pontos continuativos. Braulio nos apresenta uma situação de forma continuada que vai explorar a experiência de um homem por outras dimensões. O que começa como uma história de alguém tentando realizar uma incrível descoberta se transforma em uma odisseia sobre matéria e identidade. Do que somos feitos? O que nos torna indivíduos? A partir daí nosso protagonista terá sua própria forma física alterada por conta de suas experiências e o resto do mundo tentará entender quem ele é. No fundo, Braulio deseja explorar o nosso processo de individuação e como nos posicionamos em nossas próprias realidades. O conto tem muito de lisérgico e me lembrou bastante as viagens de Philip K. Dick por esse tema. Vamos ter nossas próprias percepções dobradas pelo progresso do conto. Além de ser uma aula de como manipular a escrita e conseguir escrever algo completamente diferente do comum. Sair das convenções habituais de desenvolvimento frasal.

O segundo conto é quase uma crítica social às enchentes que acontecem em nosso país e desabrigam milhares de pessoas todos os anos. Digo quase porque vai ter alguma coisa de insólita na narrativa e Braulio vai inserir esse elemento quando vocês menos esperarem. A narrativa é contada em primeira pessoa a partir de um menino que vê uma forte chuva atacando o lugar em que ele vive. À medida em que eles precisam salvar os móveis e outros objetos da casa, a água vai tomando conta pouco a pouco tudo o que vê pelo caminho. É uma narrativa tensa em que o leitor fica transtornado com a falta de esperança que vai tomando a família. Talvez essa seja a narrativa mais pungente e real de toda a coletânea porque lida com um assunto corriqueiro do Brasil. Só que ao final temos algo que vai tirar o nosso chão em uma abordagem quase lovecraftiana.

Eu tinha que inserir Sympathy for the Devil por causa do meu coração roqueiro e fã dos Rolling Stones. Claro que eu iria citar essa narrativa. E o detalhe é que esse é um dos contos mais conhecidos do autor onde ele deturpa a noção do pacto fáustico. Além de termos um Diabo como a imagem de uma Tentação Proibida que é Nastassja Kinski, a loirinha fatal da década de 1970. O interessante nesse conto é como Braulio deturpa a própria ideia do que é o demônio e como ele se manifesta em nossas vidas. Seria ele uma existência material ou uma manifestação metafísica de nossos desejos? E o que significa de fato "vender sua alma"? Através dessa exploração e de diálogos sagazes o autor nos envolve em uma narrativa que questiona quais são nossos verdadeiros desejos. O final é surpreendente.

Por fim eu queria trazer um conto do universo dos Intrusos para comentarmos. Optei por Stuntmind por nos apresentar aquela malandragem da leitura fora da caixinha. Aparentemente é uma narrativa que nos apresenta um ser humano que conseguiu estabelecer contato com os Intrusos e possui uma série de informações dos alienígenas em sua mente. Por causa disso ele passou a ser parte de uma elite de stuntminds, seres que passaram pela mesma experiência que ele. Agora, nosso protagonista vive uma vida de luxo e extravagância onde todos os seus desejos são realizados à custa da vida dos outros seres humanos que nada possuem. É um ótimo retratado de uma extrapolação da desigualdade social levada ao último nível. O protagonista faz todo tipo de ação reprovável desde se atirar em uma piscina de chocolate até observar os demais com desprezo e usá-los como objetos. Somos imediatamente transportados para nossa sociedade capitalista onde poucos possuem uma vida privilegiada e seus desejos mundanos são sonhos inalcançáveis para os demais. É daqueles contos que te dá um nó no estômago tamanha falta de empatia do protagonista.

Mais uma coletânea do Braulio Tavares, mais algumas horas de satisfação com boas histórias. É óbvio que a coletânea não é perfeita, e o autor exagera na dose aqui ou ali. Como qualquer coletânea. Terão alguns contos dos quais a gente não vai curtir; eu, particularmente não gostei da História de Maldun, o Mensageiro, embora seja uma narrativa bastante elogiada. Achei arrastada e eu me perdia com facilidade em parágrafos alongados e repletos de informação. Mas, no geral, é uma coletânea bem acima da média onde vocês irão conhecer um autor no auge de suas potencialidades, manipulando a escrita como ele considera melhor para aquilo que ele deseja entregar. Desafiador, audacioso, corajoso. São os três adjetivos que posso dar ao autor e à sua criação.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Laura Regina - @IndicaLaura 28/03/2021

Coletânea de contos de ficção científica.
Quero muito agradecer a @felixliteratura e @elrafa.lit por terem escolhido este livro pra #estantedistopica ! 😍 Eu fiquei muito contente e orgulhosa em conhecer o paraibano Bráulio Tavares, um talento multifacetado, poeta, escritor de músicas e de ficção, premiado por vários destes contos aqui reunidos.

Com diferentes temas, conhecemos a visão fantástica de um menino que vive uma enchente, uma viagem emblemática do mensageiro Maldrun, a negociação entre um mortal entediado e o Diabo, a burrice de um cientista ganancioso, o medo paralisante do escuro, o primeiro contato com seres extraterrestres, as novas organizações da sociedade a partir do contato com os Intrusos...

Eu me vi angustiada, animada, triste, ansiosa, alegre... E sempre com vontade de conhecer mais cada uma das histórias, por serem tão interessantes e por terem tantos detalhes!

Você já percebeu né, o autor é bastante diversificado, trazendo aventura, suspense, drama, comédia, sarcasmo, terror, realismo, fantasia, tudo com narrativas encantadoras e viciantes. É imperdível também conhecer o próprio Bráulio através de entrevistas, por exemplo, porque o cabra manja muito de literatura!😍

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

Debora 23/03/2021

Ficção científica escrita por um brasileiro
Nos últimos meses andei lendo alguns livros de FC com o pessoal do Estante Distópica (e super recomendo!).
FC não é meu gênero favorito e fecho este ciclo com chave de ouro, lendo Bráulio Tavares - que eu desconhecia até então.
A espinha dorsal da memória tem 2 partes: a 1a de contos que envolvem narrativas mais terrenas, por assim dizer (desculpem não saber como me expressar melhor). E que, aliás, foi minha parte favorita, principalmente o conto Mare Tenebrarum (me senti envolvida naquela tempestade seguida de desmoronamento).
A 2a parte forma uma série temática, falando do contato entre os Terrestres e os Intrusos. Não são contos sequenciais, mas tratam todos do mesmo tema. São contos interessantes e bem escritos, que nos dão muito a pensar sobre esses tais Intrusos e TB sobre nossa sociedade.

Matheus Colares 15/01/2021

Bonito, profundo e filosófico
Coletânea de contos divididas em duas partes. A primeira entretém, dá gosto de ler pela boa escrita do autor. Mas é na segunda que está o real encanto do livro. Cada conto traz uma nova perspectiva sobre como a humanidade vai mudando após o contato com extraterrestres e a aquisição de novas tecnologias. Bonito, profundo e filosófico.

Sebo Por Todo C 22/12/2020

Escritor premiado nacional e internacionalmente, tem clássico da ficção científica relançado pela Bandeirola em edição especial
Apontado por escritores e críticos como um dos livros mais importantes da ficção científica nacional, A ESPINHA DORSAL DA MEMÓRIA contribuiu para consolidar a identidade de toda uma geração da FC.

O livro traz doze contos divididos em duas partes independentes entre si. Na primeira parte, entre outros contos, está o ganhador do Prêmio Nova de 1989, Sympathy for the Devil e o curtíssimo Mal-assombrado, em que morcegos e monstros, cada vez mais monstros, se debatem.

Já em Os Ishtarianos estão entre nós, um escritor às voltas com uma invasão de formigas em sua cozinha, tenta descrever a Terra sendo invadida por alienígenas; e o elogiado Cão de lata ao rabo, onde um cientista consegue criar uma fenda no continuum espaçotempo e acaba arremessado em outro universo perseguido por criaturas monstruosas.

Na segunda parte concentram-se as narrativas em que uma raça alienígena é delineada em cinco contos impressionantes. Dentre eles, Mestre de Armas, ganhador do Prêmio Nova de 1990, aborda o treinamento militar de adolescentes para enfrentar os Intrusos.

Príncipe das sombras se passa na noite em que a raça alienígena fez contato com a Humanidade, narrado por um jovem escritor de ficção científica, dono de um cineclube no Rio de Janeiro. Já no conto O espelho-relâmpago no oco do ciclone, Decifradores tentam estabelecer os padrões das tempestades de areia marcianas, talvez uma espécie de linguagem estabelecida pelos Intrusos.

Contos de A ESPINHA DORSAL DA MEMÓRIA:

Parte I: Mal-assombrado . Os Ishtarianos estão entre nós . Catálogo de exposição . História de Maldun, o Mensageiro . Cão de lata ao rabo . Mare Tenebrarum . Sympathy for the Devil

Parte II: Príncipe das Sombras . Jogo rápido . Stuntmind . Mestre de Armas . O espelho-relâmpago no oco do ciclone

O AUTOR

BRAULIO TAVARES é antologista, traduziu e organizou títulos de importância fundamental na literatura de gênero, além de escrever o pequeno clássico O QUE É FICÇÃO CIENTÍFICA (Brasiliense, 1986). Escritor premiado nacional e internacionalmente, merece a edição especial e caprichada que a Bandeirola preparou para dois de seus livros mais marcantes: A ESPINHA DORSAL DA MEMÓRIA e MUNDO FANTASMO.

“No fundo sou apenas um escritor”, é o que afirma ao ter relacionadas suas habilidades como ficcionista, dramaturgo, antologista, tradutor, roteirista, cordelista, poeta, compositor de sucessos na voz de Elba Ramalho, em parcerias com Lenine e muitos outros. “É o exercício da palavra escrita que dá o fio condutor em tudo o que faço.”

site: https://www.bandeirola.com.br/produtos/aespinhadorsal/

Gidelcio.Miranda 25/11/2016

A Espinha Dorsal da Memória.
Diferente das Histórias para Lembrar dormindo, os contos da Espinha Dorsal mostram que a Ficção Científica brasileira tem seu lugar ao sol e não deixa a desejar quando comparada com nenhuma obra gringa. Bráulio Tavares reafirma suas influências de fora e de dentro do Brasil em histórias que vão da FC clássica, Penny Dreadful, Pulp Fiction até contos Fantásticos. Vale a pena conferir e encarar essa viagem.