Antologia poética

Antologia poética Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Antologia Poética

Sandra.Lucia 22/01/2017

Drummond é o meu mineiro
Tudo de Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira, é sensação excitada pelas palavras. Poeta do amor, da vida, da ficção por excelência. Antologia Poética, reúne os melhores poemas de Drummond. São textos que prendem a gente, pega a gente pelos olhos de tanto prazer. José, poema de Sete chaves, são apenas textos dentro do prazo sem validade de ser Drummondiana, com amor e força poética. Parafraseando, "Quando nasci, um anjo torto desses que vivem a galope, disse: Vai Sandra, ser gauche na vida"
Leia Antologia Poética. É lindo.

Mauricio.Alcides 20/10/2016

...
Foi uma obra poética que simplesmente não me agradou acho até que mestre Carlos me enjoou.

Não sei o motivo mas não consegui sentir prazer com essa obra de Carlos Drummond, sou um grande fã do poeta mas a maior parte das poesias que foram selecionadas para essa antologia simplesmente não satisfizeram meus anseios.

Ainda tenho em “Sentimento do mundo” a minha antologia favorita.

Alice 27/01/2016

"Mas há que tentar o diálogo quando a solidão é vício"
(A Luís Maurício, infante)

Lira Romantiquinha

Kaíque 16/02/2014

Iniciação
Acho que foi meu primeiro livro de poemas/poesias.
(Minto, havia lido um de Cecília Meireiles pouco antes)
Mas de qualquer maneira, livros desse gênero literário não me agradam muito - são bem subjetivos, hahaha. Mas como em breve terei que ler Sentimento do mundo (do mesmo autor) para prestar vestibulares, por que não dar uma chance a toda sua antologia?
Pois digo que não foi nada ruim, muitas coisas, por mais subjetivas que fossem passavam muito bem o entender, mesmo que o meu entender e o do autor sejam diferentes, ainda é algo significativo.
Gostei de alguns em particular e os guardo no histórico de leitura. Um tanto quanto longa a obra, mas recomendaria para admiradores de tal gênero.

Gaby 10/08/2013

É uma bela obra, dividida pelo autor em nove seções. A leitura do início do livro foi bem cansativo para mim, pois há nos poemas uma nostalgia melancólica sobre a vida. Felizmente no decorrer do livro os poemas me agradaram mais, sendo repletos de demonstrações da perspicácia do autor.

site: http://umarcoirisdeletras.blogspot.com.br/

Jonathan 26/02/2013

O Drummond
Conhecia pouco, quase nada da poesia de Drummond. E sua antologia me mostrou que o que eu conhecia não mostrava nem 1% do que Drummond é. Não sou pretensioso de dizer que agora sei o que o autor pretende. Mas, o livro permite de ver as várias "caras" de Carlos Drummond de Andrade.

Curiosamente, a parte que mais gostei do livro foi o prefácio. Para quem gosta de escrever, o conselho do moço de Itabira ajuda na árdua e prazerosa arte de escrever: “Achavam-me idiota ou palhaço; suportei os ataques porque ao mesmo tempo recebia o estímulo de meus companheiros de geração e de pessoas mais velhas, nas quais depositava confiança, pela capacidade intelectual e pela honestidade de julgamento que as distinguiam.”

Os poemas variados levam o leitor a várias situações e a seleção feita pelo própria autor dá ao livro uma particularidade interessante.

Ana 12/01/2013

Antologia poética do principal poeta brasileiro do século XX. Selecionados e organizados pelo próprio Drummond, estão aqui os clássicos que popularizaram o escritor: "José", "Quadrilha", "Canção amiga", "A máquina do mundo", entre outros.

Arsenio Meira 25/08/2012

O POETA MAIOR.

Lílian 04/01/2012

Drummond é o meu poeta preferido. Aprendi com ele que na vida nada pode nos escapar, que há beleza e poesia em tudo, principalmente na simplicidade e que o ser humano é falho, mas é lindo...

May 26/05/2011

Drummond é um poeta sem igual né. E com esse livro que reuni todas suas poesias fica explicíto seu dom para poesia. Só há uma coisa a dizer: Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra

U.F. 24601 23/01/2011

"Drummond repousa não apenas na sua contemporaneidade, mas na sua instantaneidade (tanto em 2001 como em 2100)"
Realmente uma grande antologia, nela encontramos uma poesia para cada momento da vida, cada emoção, sentimento, enfim, recorremos a está obra, que certamente uma poesia, ou até mais, encaixará como peça de um quebra-cabeça que falta, e nela nos consolamos.

A obra é dividida em 10 seções (nove + uma incorporada na 5ª edição) no meu histórico de leitura anotei as melhores (em minha opinião) de cada seção.

Minh'alma chove
frio, tristinho.
Não te comove
este versinho?

(do poema "Lira Romantiquinha")

Milena; 19/10/2010

Lindo, mas era da biblioteca. rs

Gabi 28/08/2010

Antologia Poética - Drummond
Só uma coisa a dizer: minha vida seria um pouquinho mais sem graça se eu nunca tivesse lido Drummond. Perderia a sensação desse poema que sai do papel e invade a gente, encontra o centro de nossas aflições. Único!