Viva o Brontossauro

Viva o Brontossauro Stephen Jay Gould

Resenhas - Viva o Brontossauro

JPHoppe 13/03/2013

De todos os autores de divulgação científica, de todas as áreas, Stephen Jay Gould é o meu favorito. Foram com seus livros, especialmente suas coletâneas de ensaios sobre história natural, evolução e filosofia da ciência que retomei o gosto pela leitura, e o gosto pelo saber. Até temas que nada sabia e nunca me interessaram, como beisebol, tornam-se fascinantes, com conexões e lições descobertas pela velha máquina de escrever de Gould.

"Viva o Brontossauro" é o quinto (de dez) volume de coletâneas de ensaios. O título refere-se ao princípio da prioridade na Zoologia, resultando na confusão "Brontossauro ~ Apatossauro", e a decisão de manter-se o segundo nome. Na mesma linha, Gould lamenta o fato de "Hyracotherium" ser o nome prioritário para a linhagem ancestral dos cavalos, em demérito do mais sonoro "Eohippus". Nesse caso, novas evidências constataram a parafilia do primeiro grupo, e então reconhecimento de "Eohippus" como grupo natural. O artigo foi publicado em Fevereiro de 2002, apenas três meses antes da morte de Gould. Gosto de pensar que ele morreu com um sorriso satisfeito no rosto =D

O fio comum de "Evolução" e questionamento é visto no livro, mas gosto mais desta coletânea em específico pelo tom pessoal em alguns dos ensaios.

A maneira em que ele lida com o próprio câncer, e as várias mensagens de apoio espalhadas por ensaios no livro, incluindo William Overton (juíz do caso McLean Vs Arkansas, episódio importantíssimo na luta contra o irracionalismo nos Estados Unidos), e até Jimmy Carter, que revelou-se um ávido leitor de Gould o/

Também ressalto os ensaios da penúltima seção, mostrando de formas variadas como que a estatística, e o conhecimento dela, pode engrandecer a vida.