Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

Dálete 01/07/2014

ANTES DE MORRER
AMAR OU NÃO AMAR, MESMO SABENDO QUE A MORTE É IMINENTE...
A RELAÇÃO DE ADAM E TESSA ACONTECE NO MOMENTO DIFÍCIL DA VIDA DA MESMA... MAS, APESAR DO POUCO TEMPO, É INTENSA.
A HISTÓRIA TRATA DE AMOR, AMIZADE, FAMÍLIA E TRAZ A TONA VÁRIOS CONFLITOS QUE ENVOLVEM A CERTEZA DA MORTE E A APROXIMAÇÃO DA MESMA. o DESEJO DE TESSA EM VIVER DIFERENTES EXPERIÊNCIAS ENVOLVE TODA A FAMÍLIA E OS POUCOS AMIGOS, ELA MESMO SEM PERCEBER ACABA MODIFICANDO A VIDA DE TODOS AO SEU REDOR, FAZENDO COM QUE ELES DEEM UM NOVO RUMO A SUAS VIDAS. É UMA LINDA HISTÓRIA... LEIAMMMMMMM!!!

Francine 13/03/2014

Além do clichê...
Antes de Morrer apresenta Tessa Scott, uma garota de 16 anos que foi diagnosticada com leucemia. Seu estado de saúde é crítico e irreversível, de modo que Tessa decide realizar as dez atividades que sempre desejou antes de morrer. O interessante é que as atividades eleitas são quase inteiramente antissociais (como "usar drogas", "quebrar uma lei"...), um claro desafio aos seus próprios limites. A narrativa em primeira pessoa permite entender, no entanto, que a cada atividade realizada a satisfação esperada não acontece. No lugar dela, Tessa se sente amargurada e decepcionada com o fato imutável de que a cada atividade realizada está mais próxima da morte. Isso porque os dias passam, impiedosamente, enquanto ela apenas piora.

O livro inicia, portanto, com a proposta clichê de que a protagonista doente possui uma lista de desejos, mas avança para uma narrativa que envolve muito mais do que isso. A autora apresenta os sentimentos conflitantes de quem não quer morrer, mas nada pode fazer para mudar seu próprio destino. É um livro perturbador nesse sentido. Tessa não é uma garota doce ou sociável, ela é reservada e explosiva! De quem não quer incomodar, repentinamente ela deseja incomodar a todos, como se tornar sua morte fácil para as pessoas fosse diminuir seu valor.

Outro ponto forte no livro é que, em meio a esse contexto desolador, Tessa encontra o amor. Adam é um jovem sem receios de demonstrar quão apaixonante é Tessa, quanto ela fará falta, quanto se importa com o fato de que não estará com ele no futuro. Ele valoriza cada momento que passam juntos e sua presença é marcante também nos últimos minutos da vida dela. Sendo em primeira pessoa, o final da obra foi construído de modo a compreender os devaneios e o estado de saúde de Tessa, seus últimos pensamentos e fôlego.

Antes de Morrer é um livro com tudo para torná-lo ruim: sabemos o final antes mesmo de lê-lo e a lista de desejos é um perigoso clichê, mas a maneira como a autora aborda a morte – tão certa e, ainda assim, tão imprevisível – é tocante e emocionante. Recomendo!

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2013/08/resenha-4-antes-de-morrer.html

Raquel Comunale 15/02/2014

O livro narra a vida de Tessa, uma jovem garota que tem leucemia sendo que a doença já está em um estágio avançado. Decidida a esquecer dos seus problemas e aproveitar a vida enquanto pode Tessa começa a elaborar uma lista de coisas que deseja fazer e conta com a ajuda da sua melhor amiga, Zoey, para realizar. Claro que um dos primeiros itens da lista é perder sua virgindade e se apaixonar mas enquanto corre atrás dos seus desejos Tessa vai descobrindo que nem sempre o que ela desejava era exatamente o que ela queria.

Eu chorei em diversos trechos do livro. Na verdade eu chorei o lendo o livro inteiro. A relação de Tessa com seu pai e seu irmão Cal é a coisa mais linda do mundo, a autora conseguiu deixar claro como a família tem um papel importante e o quanto as pessoas podem podem ser fortes quando precisam. Achei muito doce a maneira como a autora explorou as fragilidades de Tessa e como a família e os amigos eram afetados por seus desejos e medos.

Terminei de ler em um dia e achei simplesmente fantástico. Mais do que recomendo.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Michelle 21/01/2014

Uma celebração da vida
O livro conta a história de Tessa,16 anos,que convive há muitos anos com o diagnóstico de sua doença.Logo que ela soube que tinha leucemia,Tessa é cercada de cuidados pela família e,aos poucos,vê sua vida modificada integralmente.
Porém,quando ela parece que,ainda assim,perderá a luta para o câncer,então Tessa,corajosamente,assume as rédeas de seu destino,e parte em busca de conquistar uma lista "de coisas a fazer antes de morrer".
Então,é nesse exato momento,em que luta contra a morte certa,que Tessa paradoxalmente descobre como viver em plenitude,saboreando a vida em cada pequeno instante:o primeiro amor,o sexo,rebeldia adolescente,a fraternidade.
Uma verdeira celebração da vida e uma reflexão contumaz sobre a fugacidade do tempo.

psykloz 16/11/2013

Sempre tive atração por assuntos relacionados à morte. Foi o nome o que me chamou e até então foi o melhor livro que li esse ano.
A narrativa, a observação da personagem com comentários distraídos a respeito de eventos próximos da situação. O estar aqui e ali simultaneamente. O não estar; não existir. A procura dos sinais sobre o futuro, sobre a morte. Os sinais de que tudo estará bem por enquanto, através de situações corriqueiras e a vida circundante que passam despercebidas por outros. A infinitude do que é viver. A valorização dos reais valores de estar vivo, faz-nos questionar o modo como levamos a nossa vida. Essas questões são lançadas em uma narrativa magnífica por ser capaz de envolver o leitor por inteiro.

Indico à todos.
Principalmente aos sensíveis que gostam de chorar com uma boa estória. Eu desidratei de tanto chorar.

thai 28/10/2013

Antes de Morrer
Até hoje eu não entendo meu fascínio por livros que me fazem chorar, na verdade eu achava que fosse uma tarefa meio complicada, mas quando eu encontrei "Antes de Morrer" e li a opinião de quem leu o livro, já imaginava que seria obrigada a me emocionar com a história, por, mas que eu não quisesse, foi uma tarefa impossível e não me arrependo disso. Tessa Scott é uma garota de 16 anos de idade. Claro que seria normal se ela não estivesse doente e tivesse consigo uma lista recheada de coisas que quer fazer antes de morrer, grande parte dos itens dessa lista não são impossíveis mas te fazem ter uma visão negativa da personagem, inclusive de egoísmo e falta de compreensão com quem amava e se preocupava com ela desde o inicio. Sei como a maioria odeia estes livros com personagens e suas doenças terminais, mas eu vi o ponto de vista de Tessa desde o primeiro capitulo, e por mas que quisesse desistir da leitura, segui em frente até o último capitulo.

Seus desejos de se formar, se apaixonar, casar-se, ter filhos e viajar pelo mundo só vai se distanciando dos seus dedos e só cresce quando ela conhece Adam. Seu vizinho e que passa grande parte dos momentos ao seu lado, embora no inicio distante e com medo de se entregar a uma paixão que em meses, semanas, dias ou talvez em um segundo, pode acabar. Sabemos melhor sobre ele no decorrer da história, sobre sua vida difícil e obrigatória a cuidar da mãe que sofre ainda com a perda do marido. Junto em toda essa mala temos sua amiga Zoey, que promete estar ao lado dela para completar os itens da sua lista, mas diante de toda a situação, essa lista só não veio para acrescentar que em alguns momentos pode ser desnecessária mas também para abrir aos olhos de Tessa.

"Antes de Morrer" mostra claramente às fraquezas, os medos, as grandezas, a dor e da perda que são reais e são realmente comuns e podem acontecer quando menos esperamos. Invejei a atitude de Tessa em diversos momentos e a sua força de vontade, como também me estressei com suas atitudes idiotas colocando totalmente a culpa na sua doença. Dou todo o meu crédito e meu coração ao seu pai, que esteve ao seu lado sem reclamações e perdeu quatro anos de toda a sua vida cuidando da filha doente, aturando suas crises, seus momentos de querer abraço e de querê-lo longe. Da esperança da família de vê-la quem sabe percebendo o que fazia, por mas que não tivessem esperanças de que ela, quem sabe, melhoraria. A autora em momento algum quebrou o ritmo e eu gostei disso, só desanimei no inicio, mas acabei pegando firme e encerrando a história finalmente. Me emocionei bastante com o final do livro e posso dizer que é uma tarefa impossível não sentir vontade de chorar vendo a forma com que Tessa foi ficando e quanta coisa perdeu, infelizmente. Mas no final das contas o que importa é que eu entendi o real motivo da Tessa ser e tratar as coisas com tanto egoismo, a intenção dela não era só magoar os outros, mas também fazer com que talvez não sentissem uma possível saudade quando ela partisse.

Jenny só mostrou o quanto devemos aproveitar os momentos, as oportunidades, as coisas, sem medo, ser corajosa, verdadeira, mostrou com uma sensibilidade a vida de quem vive e aproveita o pouco que tem a cada instante. Recomendo este livro para quem esta num daqueles momentos ruins, que tem pensado bobeira e até mesmo na morte.
Felizmente eu não tenho pensado em nada disso, mas me fez abrir aos olhos e perceber que tenho se eu quiser, muita coisa pela frente e não posso deixar a vida passar por entre os meus dedos e ficar parada, só observando. Com isso eu estou indo viver a minha vida, sem pensar nas conseqüências, mas pensando nos outros e em mim mesma.

Li o livro em PDF e por mas que a diferença seja bem grande de 289 páginas para 193, o que mais uma vez volto a dizer que não faz diferença ou tenha problema algum, li ele em uma semana por ter outros livros para serem lidos. Espero até o final do ano completar a lista de livros lidos em PDF. O próximo? "Cidades de Papel" do autor John Green, alguém já leu? Ele é recém lançado, nem li a resenha, sou fã do autor por isso baixei o livro e quero me surpreender. ;)

site: http://napontaenalingua.blogspot.com.br/2013/10/resenha-antes-de-morrer-jenny-downham.html

Aline 10/10/2013

MARAVILHOSO!!!!
Olha, li em 3 dias porque não arrumei tempo maior, senão teria sido em um apenas!
A história me prendeu de imediato, fui virando páginas sem perceber...
CHOREIIIIII.......
Recomendo!

Marina 30/09/2013

"A vida é feita de uma série de instantes, cada um deles uma viagem rumo ao fim."
Tessa tem 16 anos, e aos 12 foi diagnosticada com Leucemia. Ela sabe que tem pouco tempo, e diante do inevitável destino, Tessa faz uma lista com dez coisas que gostaria de fazer antes de morrer. Entre esses itens está sua primeira relação sexual, usar drogas, infringir a lei, enfim, fazer coisas que ela não teria oportunidade ou coragem de fazer, e acima de tudo tentar aproveitar o tempo restante.

***

Não gosto muito de ler livros onde o tema central é o sofrimento de alguma personagem. Principalmente quando esse sofrimento é uma doença. Tem muita gente passando por situações assim e eu me sinto mal por ficar lendo esse tipo de livro. Não é algo que eu possa explicar, apenas me sinto mal e ponto. Mas resolvi ler esse livro porque fiquei curiosa a respeito da história, tinha acabado de assistir o filme "Antes de partir" e estava procurando saber se ele era uma adaptação quando encontrei Antes de morrer. O livro e o filme não são o mesmo, mas tem uma coisa em comum: os personagens estão morrendo e resolvem fazer uma lista de coisas para fazer. Isso me chamou a atenção e eu resolvi ler Antes de morrer.

No início o livro estava parecendo aqueles filmes bobos de seção da tarde, mas logo eu comecei a gostar dele. A Tessa me irritou muito, a amiga dela, Zoey, também me irritou muito, o pai dela também, o irmão, enfim, todo mundo me fez raiva em alguma parte do livro. E foi por isso que gostei dos personagens. Ultimamente tenho gostado de livros com personagens irritantes, eles são mais humanos. A Tessa foi a que eu amei e odiei ao mesmo tempo, ora agindo como criança, ora como adulta. Mas gostei de ver os pensamentos dela, a visão dela a respeito da vida. Foi fácil perceber o quanto o pai da Tessa (acho que o nome dele não é mencionado) estava confuso, ele parou de trabalhar para cuidar da filha, e depois da lista, fica perdido, sem saber o que fazer. Ele quer deixar a filha aproveitar a vida, ao mesmo tempo que quer protegê-la. E tem o Cal, que no começo do livro é apenas um garoto, mas aos poucos vamos notando o quanto ele cresce, chegando a agir exatamente como a Tessa estava agindo no início do livro, de maneira rebelde, adolescente. Zoey é a irresponsável melhor amiga da Tessa, que a ajuda a cumprir vários itens da lista. Ela também amadurece ao longo do livro. E tem o Adam, que é o vizinho da Tessa, e logo se torna namorado dela. O Adam é um rapaz inteligente e gentil, e o romance dos dois é bonito. Nada de muita melação. Outros personagens também foram interessantes, cada um a sua maneira, mas foram esses os que mais me chamaram a atenção.

Antes de morrer é realista, e em momento algum existe a possibilidade de algum milagre ou algo do tipo. A própria Tessa é quem narra o livro, e ele é narrado no tempo presente, não temos aquela esperança de "talvez ela esteja contando a história depois de muito tempo". Eu fiquei muito triste enquanto lia, principalmente quando o livro começa a passar da metade. É difícil falar sem dar spoilers, digo apenas que é um livro tocante. Preparem a caixa de lenços, esse é um livro pra fazer chorar.

Descobri ontem que o livro foi adaptado para o cinema, e o filme no Brasil se chama Agora é para sempre, e a atriz Dakota Fanning interpreta a Tessa. Ainda não assisti, mas pretendo ver logo (e reclamar da adaptação) e reencontrar a Tessa.

site: https://marina-menezes.blogspot.com/

Gabi 10/04/2013

Um livro singular
Se um dia você descobrisse que tem câncer, o que você faria? Viveria cada dia como se fosse o último, aproveitaria sua família e seus amigos ao máximo e confrontaria a doença? Talvez você fizesse uma lista de coisas...

E é isso mesmo que Tessa, a protagonista desta história, faz. Quando li essa pequena sinopse, sabia que iria chorar. Esperava um livro doce e bem clichê que retratasse romanticamente como a morte mudava a vida de alguém. Ainda sinto que os livros "doentes" são os que mais me emocionam, e esse foi um deles. Mas de uma maneira diferente.

Porque a gente pensa que quando alguém está para morrer essa pessoa deve ser gentil, doce e perfeita? Existe um tipo de aura que a cobre e de repente todos os seus pequenos erros são apagados para apenas a luz aparecer? Esse alguém está em paz e aceita plenamente sua situação?

É por isso que 'Antes de Morrer' torna-se um livro singular. Ao invés de sentir empatia pela Tessa, como provavelmente deveria acontecer, em várias partes do livro não gostava de sua personalidade forte e amarga. Ela estava longe de ser perfeita e certamente não era gentil. Se você pensa que os items de sua lista eram "louváveis", saiba que um deles é "Usar drogas" e outro "Quebrar uma lei" . É uma personagem diferente do que estamos habituados num tipo de livro como esse.

Isso tornou a leitura ainda mais interessante. Até quando Tessa se apaixona as coisas acontecem de forma diferente. Seu relacionamento com Adam é intenso e reprimido, como se ela não quisesse se machucar e também não quisesse machucá-lo. Ele está sempre ao lado dela e muitas lágrimas me foram arrancadas em partes deles.

Obviamente não consigo captar sua emoção em frases curtas que contam muito pouco do que podemos sentir, mas acredito que é uma leitura muito válida, principalmente pra pessoas que gostam de dramas românticos e estão habituadas à velha fórmula do romance melado. Downham escreve de um jeito sutil e forte, sem ser piegas e ainda tocando profundamente.

Luana 10/03/2013

♫ Playlist ♫

It's My Life - Bon Jovi
Never Gonna Be Alone - Nickelback (sempre choro assistindo esse clip)
Because You Loved Me - Celine Dion
Tears in Heaven - Eric Clapton
Wherever You Will Go - The Calling

Bianca 03/03/2013

Chorando..
Já vi vários comentários sobre esse livro ser muito triste, ou que ele faltava alguma coisa, sim o livro é triste, a partir da 150 eu não conseguia mais conter minhas lágrimas, não tem como não se emocionar.

O livro é centrado em Tessa que tem 16 anos e há 4 anos vem lutando contra a leucemia, mas se encontra cada vez mais perto da morte, ela poderia escolher a quimioterapia e prolongar a vida mais um pouco, mas teria que viver mais fraca do que já era.
A morte é algo que todos nós algum dia teremos e ela é forte o suficiente para entender isso e escolhe viver intensamente e faz uma lista de coisas que queria fazer antes de morrer, a lista incluí perder a virgindade, se apaixonar, ter os pais juntos novamente, infringir leis e algumas outras coisas.
Leia mais em: http://3indefinidas.blogspot.com.br/2012/03/resenha-antes-de-morrer.html

Leticia Zampier 02/03/2013

O livro conta a história de Tessa, uma garota de 16 anos que tem leucemia há 4 e está chegando na "linha limite". Então ela decide fazer uma lista de coisas que ela gostaria de fazer antes de morrer e é em cima disso que a história se desenvolve.
O que a princípio parece ser um YA bem surperficial, vai aos poucos se tornando profundo e fazendo questionamentos sobre a vida, a morte, o amor... Acho que é exatamente essa a intensão da autora, dar essa idéia de amadurecimento da personagem, através do amadurecimento da narrativa.
O livro é em primeira pessoa, o que nos fornece uma visão bem proxima do que a Tessa está passando. O mais interessante foi o trabalho da autora no final do livro, construindo os capitulos e a narrativa, de forma que acompanhasse o estado de espirito e de saúde da Tessa. Esse trabalho com a linguagem me agradou muito.
A descrição do relacionamento entre Tessa e seu namorado é bem precisa e, para mim, nao deixou nada a desejar. A forma como a primeira noite dos dois é narrada dá aquele aperto no coração, fazendo pensar "Ah, eu queria uma noite dessas".
Quem gostou de A Culpa É das Estrelas com certeza vai gostar desse livro. Quem não gosta muito dessa tematica meio dramática, provavelmente não vai gostar tanto, mas ainda assim é uma leitura que eu recomendo.
A única coisa que me incomodou foi a infantilidade da Tessa no início do livro, mas depois eu entendi que era o jeito da personagem de lidar com a doença. É bom lembrar que ela só tem 16 anos.

@estantedaali 19/02/2013

Lindo!
Livro lindo, com um tema abordado que eu nunca tinha lido em qualquer outro livro antes. Tessa, ou Tess, era uma menina apaixonante, cheia de vontade de viver e com planos para o futuro, e aos 12 anos foi diagnosticada com leucemia. Depois de anos de tratamento e o caso só piorando resolveu acabar com tudo e fazer o que tinha vontade de fazer antes de morrer. Usou drogas, teve a primeira vez, se apaixonou e uniu os pais separados de novo, fazendo com que sua família ficasse unida novamente para aguardar o momento da morte. Se apaixonou pelo vizinho Addam, o namorado perfeito, ficou ao seu lado até o seu último segundo de vida e fez com que seus últimos dia fossem os mais felizes.
A autora usou aquela ideia de que antes de morrer você vê sua vida passar na sua frente e foi mais ou menos assim o fim da trama. Só achei que ela pudesse ter escrito um trecho da vida após a morte de Tess, como todos enfrentaram a situação, mas ao todo o livro é lindo e faz você repensar sua vida.

Letícia 13/02/2013

Antes de Morrer
Antes de Morrer conta a história de uma garota de 16 anos que lida com a leucemia desde os 12 anos. Tessa Scott é uma adolescente igual as outras: tem crises com espinhas, cabelo, roupas, garotos, tem vontade de ir pra balada, e ao descobrir que sua morte está próxima, decide aproveitar a vida o máximo que pode. Sua melhor amiga, Zoey, a ajuda nesse estágio difícil de sua doença, e apesar de muitas vezes discordar dela, a apoia para completar sua lista de coisas a fazer antes de morrer. Mas uma coisa que não estava na lista de Tessa e que foi inevitável acontecer foi conhecer e se apaixonar por Adam, seu vizinho, que fica ao lado de Tessa mesmo depois de descobrir sua doença. É um livro criativo, tocante, emocionante, bem conduzido, original, detalhado e realmente muito dramático. Você vai rir muito, mas não tanto quanto vai chorar. Quando o livro acabou, eu não apenas senti que tinha terminado de ler um livro. Senti que eu perdi uma pessoa querida, que fazia parte da minha vida. Com a escrita leve e doce, o livro é dividido em curtos quarenta e seis capítulos, o que tornou a leitura muito fácil. Os capítulos finais são surpreendentes porque você nunca espera ler o que uma pessoa leucêmica sente (não relacionado a doença, mas relacionado ao lado emocional) no final de sua doença, e a escritora consegue colocar o ponto de vista de Tessa não de um modo ofensivo ou 'forte'. Na verdade, o livro todo a escritora descreve os sentimentos de uma adolescente leucêmica, de um modo tão intenso e real, que é como se ela própria tivesse passado por isso. Esse livro me tocou profundamente, e só de folhear as últimas páginas, já sinto uma saudade dos personagens e uma vontade imensa de chorar. Um dos pontos mais legais do livro, é que Tessa é rebelde, como a maioria das adolescentes. E apesar de aceitar sua doença, não lida com ela de modo normal e fácil, como a maioria das histórias conta. Ela lida de uma forma real. Ela é uma adolescente que sabe que vai morrer, então decide fazer o que quer porque ela nunca mais terá a chance de fazer essas coisas. Drogas, perda da virgindade, roubo, são umas das coisas que estão na sua lista. Outro ponto maravilhoso é sua amizade sincera com seu irmão menor, que é seu protetor, companheiro, amigo. E como qualquer relação de irmão-irmã, eles tem suas brigas - e muitas, mas eles são muitos ligados um ao outro também.