Sobrevivência Emocional

Sobrevivência Emocional Rosa Cukier

Resenhas - Sobrevivência Emocional

Maria Tereza 29/01/2024

Sobrevivência Emocional
Esse livro é um compilado de escritos importantes sobre a teoria e prática clínica, principalmente voltada para os atendimentos de pacientes com transtornos de personalidade.
Gosto da escrita dessa autora por trazer diversos exemplos de sua vivência dentro com consultório, inclusive transcrições de trechos que auxiliam a entender exatamente como ela conduz.
É claro que nós, psicoterapeutas, aprendemos ao longo do tempo qual a nossa maneira pessoal de conduzir e aplicar as técnicas, mas não deixa de ser um conforto ler o passo a passo da prática de um profissional experiente.
Obrigada Rosa Cukier, você com certeza inspira confiança e empatia, tanto aos profissionais quanto aos pacientes.

carolina 06/12/2023

Eu li esse livro com muitas interrupções e claramente não tive o proveito que gostaria de ter tido. pra ser honesta é um pouco maçante mas tem partes interessantes realmente

Maria.Julia 11/02/2023

Ótimo
Escrita fácil, muito tranquilo de ler, didático e acrescenta muito conhecimento. Gostei bastante, compreendi muito bem mesmo ainda sendo graduanda.

Ranya.Fernandes 30/08/2021

É um livro bem didático, de fácil leitura, teórico, abordando assuntos sobre as dores da infância, os traumas infantis que são carregados para a vida adulta, manejo terapêutico e intervenções clínicas.

E é como ela fala no último capítulo/conclusão do livro: ?Este livro tratou, basicamente, do poder que um ser humano tem sobre o outro.?

Daniela 26/07/2021

Empatia é regra de ouro de ser terapeuta
Terminei este livro pensando no quanto é necessário o cuidado e o respeito a quem se está atendendo na clínica, respeito à criança que aquele adulto que está em sofrimento foi, respeito a si mesmo, um olhar cuidadoso e uma ajuda empática, são práticas que as teorias por si só não farão por nós.
No mais é um livro muito bem escrito que auxilia a pensar em pacientes com diagnóstico borderline e narcisista, usando o Psicodrama para trabalhar a empatia e a resolução de conflitos.
Já estou com vontade de reler algumas partes dele, mesmo tendo acabado de ler.

Priscila Furtado 10/07/2021

Sobrevivência Emocional - Rosa Cukier
Um livro expetacular.
Como nossas vivências na infância influenciam nossas atitudes como adultos?
Nessa obra, a autora, traz uma visão do psicodrama influenciado pela psicanálise de como as primeiras experiências que tivemos na vida, podem marcar a vida adulta.
O livro não propõe uma análise que visa o perdão de cuidadores omissos, ou que façamos as pases com o passado, mas mostra como esses eventos podem moldar padrões de comportamentos disfuncionais, uma vez que a criança não tenha tido um ambiente saudável para seu desenvolvimento emocional.
Muitos sobrevivem a períodos muito angustiantes, e na vida adulta tenta compensar as perdar dessa criança interior.
O livro é brilhante e tem muitas referências corroborando as teorias da autora. Assim como relatos de caso que torna a leitura muito esclarecedora.
Recomendo a leitura não apenas para profissionais, mas para pessoas que tiveram que amadurecer emocionalmente em um ambiente hostil.
Essa é uma leitua muito enriquecedora, que traz muitos insights ao leitor. Super recomendo.

Evelyn 04/12/2020

Criança ferida
Leitura essencial para psicólogos interessados em tratar as crianças feridas em adultos pelo viés do Psicodrama e para aqueles que carregam uma criança ferida dentro de si e gostariam de entender melhor de onde vem todos esses sentimento.

Debora 20/04/2019

Necessário
Alguns livros acredito que sejam necessários ao mundo e é o caso deste. Não dou psicóloga, não atendo em consultório mas compreendi a maior parte dele sem grandes pesquisas. Então, mesmo que o público alvo seja o de psicólogos recomendo pra quem quer entender sua criança interior ferida e deseja cuidar dela e de si... É um livro corajoso e exige um leitor corajoso e disposto à entrega.