Sons and lovers

Sons and lovers D. H. Lawrence

Resenhas - Sons and lovers

aracastta 31/03/2023

Mother's hold
É complexo falar sobre esse livro, ele é bom, um exemplo de como um casamento e relação ruim refletem nos filhos, ao ponto de deixar eles doentes e incapazes de se desprenderam dessa influência.
Quando eu vi o título e li os primeiros capítulos, eu chorei e tive uma certeza: eles serão bons filhos e péssimos amores, e de fato eu estava certa.
William morre sem conseguir de desprender da mãe, ele praticamente foge de casa, pensando que talvez ele consiga melhorar estando longe e acaba morrendo. Paul vive mais pela mãe do que por si, suas conquistas, seu dinheiro, seus hábitos, é tudo para agrada-la e não consegue ver que ela que o segura, por culpa da relação deles que ele não consegue amar Miriam por completo, ou qualquer outra mulher. Porque sua mãe ocupa o maior lugar de prestígio em sua vida e ele não consegue tira-la de lá e isso torna-se em raiva e ódio, um ódio que alterna entre odiar a Miriam e a mãe, mas ele consegue ver o porque do ódio, mesmo que saiba que sua mãe está esta em seu caminho.
Não tem muito o que falar de Arthur, ele é rebelde e revoltado e impulsivo, ele causa inveja no Paul por ser desprendido e bem com sua aparência, ele consegue flertar e ser mais livre que Paul. Ele se casa, talvez porque tenha engravidado a esposa, mas vira um pai de família, consegue se virar, sua mãe não teve tanto peso nele, afinal ela nunca olhou muito para ele, mas dele só temos pequenos momentos, nunca ao menos um capítulo, como com Wiliam ou Paul.
É um bom livro, mas doloroso é irritante de ler, ao mesmo tempo. Devia se chamar Filho e Amante, no singular.