A Comédia Humana - Vol. I

A Comédia Humana - Vol. I Honoré de Balzac

Resenhas - A Comédia Humana

Jessica 27/08/2023

Um pouco extenso
Assim como os autores da época, Balzac se dedica a descrever costumes da cultura europeia fazendo uma analise crítica sobre tais costumes.
Mesmo sendo um clássico e nos levando a reflexão dos nossos costumes e atitudes, achei a escrita de Balzac um pouco descritiva e extensa demais.

Julio.Argibay 21/06/2022

Comédia humana
Eh uma coletânea de vários romances com personagens que aparecem ou são citados nas tramas. Eu gostei do conto: As duas esposas. Que trata da diferença entre a vida das duas mulheres: amor x sacrifício. Já a estoria: Modesta, achei bem maçante. Essa criatura passa por dificuldades quando o pai vai recuperar sua fortuna no exterior. Na volta, já rico, ele quer casá-la com um nobre. Mas ela não se decide.

Paulo 02/04/2020

Leitura um pouco exaustiva
Havia já um bom tempo que que eu planejava ler este livro e os seguintes de Balzac, de ler por completo as observações de um vivente do século retrasado. Este primeiro livro foi para mim, então, a introdução do que eu devo aguardar dos próximos livros da série. E assim como eu descrevi na resenha do Conde de Monte Cristo, esta obra pode ser também chamada de um compêndio do século XIX, um detalhe fiel do que foi aquela época, nas fronteiras do antigo e o moderno.

Mas não sei se é por uma preguiça minha, por certas vezes eu simplesmente não conseguia ler as tantas e tantas descrições que o autor fazia antes de começar a história em si. A versão que eu li contém comentários de Paulo Rónai (parece que ele está em todo livro que leio), e ele comentou em algumas linhas sobre as descrições exaustivas do escritor: "Talvez não seja supérfluo pedir ao leitor ainda não bastante familiarizado com os métodos de Balzac que se arme de um pouco de paciência para abrir caminho através das explicações preliminares um pouco maçudas que o autor acha indispensável fornecer antes de começar o enredo. Um romancista atual de hoje espalhá-las-ia engenhosamente em doses pequenas por toda a obra [...] mas Balzac gostava de submeter de vez em quando seus leitores a um pequeno esforço inicial, compensando-os amplamente em seguida".

Admito que não senti a ampla compensação em seguida. Talvez eu não esteja ainda no momento certo para ler as obras balzaquianas, assim como eu não estive pronto para tantas outras obras e para, tempos depois, retornar a elas e ler com outra perspectiva. Ademais, acho que eu preciso de um livro mais leve durante esta quarentena.

Eu certamente lerei os próximos livros d'A Comédia Humana, mas não por agora.
Jenifer Cerdas 10/10/2020minha estante
Leio Balzac desde o 1° ano do ensino médio. É bem característico dele seu primeiro capítulo ser uma longa descrição crítica sobre a sociedade francesa. Amo Balzac, mas para apreciar a obra dele tem que ter a paciência para passar esse primeiro capítulo. Hoje já consigo aproveitar mais essa característica dele. Conselho: Leia livros fora dessa coleção, pois a tradução está mais fácil e fluída.

Paulo 11/10/2020minha estante
Vou seguir seu conselho. Foi assim que eu acabei amando os livros do Machado de Assis: começando pelos contos. Daí fiquei mais habituado ao estilo do escritor e pude embarcar nas obras maiores com mais facilidade (e prazer).

Andre Luis 15/11/2020minha estante
Excelente resenha Paulo. Obrigado pela dica, Jenifer. Quero começar a ler as obras balzaquianas. Iniciei a leitura deste volume mas abandonei-a por achá-la muito exaustiva.

Aécio de Paula 07/11/2019

A Comédia Humana - Vol. 1 Honoré de Balzac
A comédia humana é um apanhado de romances, contos e novelas escritos pelo escritor francês Balzac. A editora Globo traduziu toda a comédia humana, em 17 volumes. Toda essa vasta produção literária foi traduzida por 20 tradutores e inclui introduções em todas as obras e notas de rodapé de Paulo Ronai, um dos maiores críticos literários do Brasil. São 88 obras escritas em meados de 1829 até 1848.
Obras que compõem A comédia humana – volume 1
Ao “Chat-qui-pelote”,
O baile de Sceaux,
Memórias de duas jovens esposas,
A bolsa,
Modesta Mignon

Gláucia 11/10/2013

A Comédia Humana - Volume 1 - Honoré de Balzac
Estou muito feliz com a oportunidade de ler essa obra prima, Balzac tem se revelado um de meus autores preferidos e pretendo ler toda sua comédia humana.
Esse primeiro volume reúne estudos de costumes, cenas da vida privada e traz:
A Vida de Balzac, por Paulo Rónai
Prefácio à Comédia Humana, por Balzac
Ao "Chat-Qui-Pelote"
O Baile de Sceaux
Memórias de Duas Jovens Esposas
A Bolsa
Modesta Mignon.

Todos devidamente comentados por aqui. Rumo ao volume 2!
Cris Costa 27/03/2014minha estante
Ganhei o volume 1 esta semana. Estou feliz por finalmente ter a oportunidade de conhecer esta obra universal. Pretendo ler todos os volumes!

Gláucia 28/03/2014minha estante
Cris, é maravilhoso! Balzac é tudo de bom...

Cris Costa 28/03/2014minha estante
Gláucia, os seus comentários sobre os livros que vc já leu são muito bons e aguça a minha curiosidade. Estou com vontade de ler vários dos livros que você citou! Continue comentando as suas próximas leituras, por favor...rs...