Livro das Bestas

Livro das Bestas Raimundo Lúlio

Resenhas - Livro das Bestas

Vânia Moreno 25/11/2021

Excelente leitura
O livro das Bestas (Ramon Llull) ??

Confesso que não tinha conhecimento desta obra e deste autor.
Encontrei em um quiosque na estação São Paulo-Morumbi,com livros a partir de R$ 10,00 (onde sempre compro livros) e me chamou a atenção.

Ramon Llull foi o mais importante escritor, filósofo, poeta, missionário e teólogo da Espanha Medieval, da língua catalã. Escrevia também em em árabe e latim. Nasceu em Palma de Maiorca em 1232 e faleceu no mesmo local em 1316. Foi casado e desse casamento teve dois filhos, mas em 1275, depois de uma experiência mística, passou a dedicar-se a conversão de infiéis e a Igreja.

Ele criou um personagem chamado Félix, um andarilho que se "maravilha com as maravilhas do mundo". No Livro das Bestas, Félix vai a um lugar onde animais selvagens estão escolhendo o rei deles. Assim como nas Fábulas que nós conhecemos, o autor utiliza animais para representarem comportamentos humanos tais como: a intriga, a ideologia, o adultério, a mentira.

Temos uma descrição da sociedade medieval, o efeito das paixões humanas na prática política, a luta entre o bem e o mal e as reformas necessárias para atingir-se o ideal. Embora seja uma obra escrita no Medievo, fazendo uma alegoria às situações daquela época, podemos sim utilizar os mesmos exemplos para os dias atuais.

Talita.Lobo 06/06/2021

Boa surpresa
O livro é um referencial de crítica política da idade média. O autor escreve uma organização social corrompida dando como exemplo uma sociedade de animais. Pela compreensão e referência dessa sociedade podemos traçar um paralelo às formas políticas que coexistiam na idade média, e como essas se desvirtuavam. A mim a leitura foi muito proveitosa.
Por acaso eu re-li o Príncipe de Maquiavel este ano, cel que foi escrito mais ou menos 300 anos depois de O livro das bestas. Muitas comparações podem ser postas, muitas referências podem ser analisadas.
Apesar de ser um livro pequeno, não é de fácil compreensão. Lúlio escreve em forma de fábulas. Algumas não são de imediata compreensão, e preciso achar a moral da história praticamente em casa fala do diálogo. Mas é um bom exercício de pensamento. Eu recomendaria....

Raimundo Lúlio 15/06/2011

Para saber mais sobre a Idade Média
O Livro das Bestas, um dos melhores textos da prosa catalã medieval, é uma crua e inteligente alegoria, de valor universal, sobre paixões humanas. Lúlio mistura seres humanos e animais e personifica estes últimos, como nas fábulas clássicas. Mas a crítica aos humanos e seus costumes atinge níveis insuspeitos graças ao espelho do comportamento animal. A obra apresenta diversos temas: a descrição da sociedade feudal, o efeito das paixões humanas na prática política, a luta entre o bem e o mal e as reformas necessárias para atingir-se o ideal. Servindo-se precisamente do simbolismo das bestas, Lúlio faz desfilar perante o leitor a intriga, a ideologia, o adultério, a mentira, enfim, todas as mazelas que amargam a sociedade dos homens quando estes, incoerentes com sua condição racional, deixam-se subjulgar pela cega sensibilidade.

Raimundo Lúlio 15/06/2011

Comentário sobre o livro

V¡ctor 30/07/2010

Livro das bestas
"Livro das bestas" foi escrito no sec. XIII, sendo considerado um dos melhores textos de prosa catalã medieval. É uma parte de um outro livro de Lúlio chamado "Félix, o livro das maravilhas do mundo", um andarilho que procurava descobrir as maravilhas do universo e acaba encontrando um local onde animais selvagens procuravam escolher seu rei. O texto é ambientado num reino onde diferentes espécies de animais vivem numa hierarquia feudal. Numa espécie de fábula em que os animais acabam sendo personificados, o autor narra a eleição do Leão como rei e, posteriormente, as dificuldades que ele (rei) encontra em seu reino para escolher o Conselho do Reino. É uma crítica às paixões humanas na prática e às forças boas ou más com que os homens realizam suas ações. Segundo Lúlio, as paixões más aflingem e tiram a lucidez, e as boas fortalecem a aguçam a inteligência. Muitos acreditam que a intenção de Lúlio foi escrever um manual para os príncipes, resumindo qualidades que um governante deve possuir. A crítica concorda que Lúlio fez referências ao governo de Luís IV da França - para que ele, considerando o que fazem os animais, visse como deve reinar e como guardar-se dos maus conselhos e dos homens falsos. Apesar de ser uma obra medieval, aborda temas universais e presentes no comportamento humano até os dias atuais.