Poética

Poética Aristóteles

Resenhas - Poética

1 | 2 | 3 | 4

brunossgodinho 22/05/2022

É preciso começar dizendo que a Poética é uma leitura desagradável. Não porque ruim, não porque enfadonha, mas porque incompleta. Como outros livros de Aristóteles que se perderam ao longo dos tempos, a Poética da qual podemos desfrutar é mero fragmento daquilo que o intelecto vasto de Aristóteles conseguiu produzir.

Muita coisa de nosso modo de pensar e da semântica das nossas ideias sobre produção ficcional se explica numa leitura desse texto. Já de outras leituras de textos originalmente produzidos em grego, especialmente se forem de Aristóteles, é possível "pressentir" o papel polissêmico ao qual se presta o verbo grego poien. Para os historiadores (classe da qual faço parte), pensar uma poética tornou-se tarefa (quase) central da reflexão teórica nos últimos anos.

Dedicado essencialmente à tragédia, a Poética dá pinceladas, por comparação, em outros gêneros narrativos. Os elementos fundamentais desse fazer das tramas que é a poética são conhecidos, até óbvios, mas explicados em algumas minúcias e marcados por diferenças fundamentais entre nossa cultura e a dos gregos. E é nessa diferença que, penso, há um caminho importante de recuperação de uma qualidade que, há tempo, parece gradativamente se perder nas produções de narrativas.

As principais formas de ficção que povoam nossa vida — narrativas textuais e audiovisuais, romances e filmes ou séries de televisão — têm sido marcadas por histórias cada vez menos inventivas. Não que os gregos tenham sido absolutamente originais e, no que forem, tiveram a vantagem de viver há mais de dois milênios e, assim, estamos sempre em situação menos privilegiada. Mas é notável como boas histórias não conseguem ser recontadas de maneira efetiva; ou novas histórias (ainda que não sejam originais, isto é, que tenham sido criadas do zero) não sejam suficientemente boas por não manejarem bem suas tramas.

Um dos objetivos centrais da poética aristotélica é a mobilização das emoções. E, claro, para nós, pouco efeito teriam as tragédias gregas. Ou, pelo menos, não aqueles que eram a meta de seus inventores. Para nós, sobra um efeito que é menos do texto trágico e mais do tempo, da distância cultural que nos separa. Por outro lado, o livro de Aristóteles nos dá alguma noção daquilo que falta nos textos (trágicos ou não) de hoje para que eles efetivamente nos comovam.

linne 03/02/2022

Fundamental!
Incrível como que os conceitos apresentados na obra são importantíssimos até hoje! Uma leitura essencial!
Gui 05/02/2022minha estante
Você sabe +/- onde ele fala de comédia? Preciso ler pra uma pesquisa que tô fazendo rsrs

Maria.Jose 02/01/2022

Manuallll
O não manual da época que não tinham manuais, se tornou o manual dos manuais, mesmo agora que não usamos mais manuais.

Amanda Bruna 31/12/2021

Quando precisei estudar esse livro pra faculdade, achei que seria torturante. Mas me surpreendeu aprender tanto da minha área e da literatura como um todo.

milliaways 30/11/2021

Lido como parte da bibliografia da minha dissertação de mestrado.

A Poética é um texto basilar do teatro ocidental, e seu estudo pelos clássicos moldou o teatro e o drama pelo menos até as vanguardas do século XX. Sua leitura é necessária, mas há coisas mais relevantes hoje em dia.

Maria5621 19/11/2021

Assim, é uma obra ótima, um clássico, porém a leitura é pesada e um tanto hermética. Tem que ter paciência e força de vontade kkkkkk essencial pra estudo dos clássicos antigos porém um porre em alguns momentos, curtinho então vai né

camargo.Claudia_Regina 08/10/2021

Poética
Leitura necessária como um referencial histórico sobre narratologia, contudo, completamente antiquado, especialmente em termos humanos, ao dizer que mulheres e escravos são seres inferiores.

Paulo 21/09/2021

É Aristóteles
O conteúdo do livro é muito denso, a enorme quantidade de notas de rodapé prova o quão complexo é o pensamento do autor. Infelizmente ? e algo que é algo de mim e não tem nada a ver tanto com o livro quanto com a tradução ? eu não consegui aproveitar tudo que essa complexidade pode oferecer. Enquanto a tradução, a 34 sempre traz qualidade, e essa em específico ganhou o prêmio Jabuti.

Bruno Oliveira 07/09/2021

OS PRIMÓRDIOS DA CRÍTICA LITERÁRIA
Arte Poética, de Aristóteles é, provavelmente, o primeiro texto de Crítica Literária. Lá, o filósofo lista e cita inúmeros exemplos (obras) de sua época (muitos hoje perdidos) que corroboram com suas explanações. É um texto bem direcionado, ou seja, só “os do meio o entenderiam melhor”, contudo, há conceitos ali que perduram até hoje (!). O porém fica mesmo com a edição. Esta da Martin Claret, por exemplo, peca em pôr por demais notas de rodapé. Essas, até nos ajudam a entender melhor certos pontos em algumas partes do texto, mas tamanha poluição visual, quebra a fluidez do texto original. Ir e voltar a leitura em um texto filosófico é um exercício desgastante... No mais, a leitura vale em travar contato com um texto da Antiguidade Clássica e, também, na edição (tem de se reconhecer), há boas informações sobre o seu autor e um Complemento de Leitura competente. O livro é um bom curso.

Mari 08/07/2021

Um livro sobre livros
Amei a experiência de ler um texto escrito há mais de 2000 anos. Muito mais facil e fluida do que imaginei.
Nos faz entender sobre enredos ainda hoje muito usados, histórias e metricas de poesia.
Vale a leitura sim

André Siqueira 23/06/2021

A Poética de Aristóteles se insere em um contexto de uma democracia incipiente aliada a primeira tentativa sistemática de uma polis organizada segundo os princípios da igualdade de governança e representação (ainda que tremendamente exclusiva; e em vários sentidos irônica; excluindo mulheres, crianças, estrangeiros de qualquer espécie ou pessoas sem propriedade). O centro de tal mundo se localizava em Atenas, cercada de pequenos Estados que se agrupavam e guerreavam ao sabor das necessidades.
Aristóteles teve como mentores Sócrates e Platão, que sob certo aspecto, solidificaram novas formas de diálogo e comunicação para atender as novas necessidades discursivas da polis e da democracia emergente (maiêutica, drama, comédia, diálogos platônicos e a própria filosofia). Diversos outros nomes, como Esquilo, Sofócles e Eurípedes são mencionados; embora sua influência se observe melhor nas obras que se quer catalogar.
Assim, Aristóteles não precisa defender a existência de uma filosofia, ou gênese de pensamento, como seus mentores; antes chega a uma realidade onde estes métodos do saber já estão razoavelmente ancorados, encontrando solo fértil para germinar suas ideias.
A poética é exemplo de como ele trabalha em todas suas obras, de forma divergente aos diálogos Socráticos (consolidados por Platão): primeiro realiza uma definição do tema; seguida uma explicação causal do fenômeno e por fim uma demonstração de sua essência, aquela característica que lhe seria única e portanto, métrica para defini-la.
O ponto que parece principal e delineador da obra é que nela são possíveis observar, pelo menos em potência, grande parte das teorias literárias que ocuparam espaços hegemônicos dentro da academia; desde os formalistas russos e sua preocupação a forma, passando pela análise de discurso francesa e sua preocupação com a mensagem até a nova crítica norte americana e sua preocupação com a recepção; inclusive com citações diretas nas principais grandes obras que criaram estas linhas teóricas o que além de ilustrativo da importância que a obra têm para o meio literário a torna também leitura obrigatória para uma compreensão fortuita da literatura enquanto disciplina acadêmica.

marcosandrade.e 17/05/2021

Muito interessante para curiosos do teatro e dramaturgos conhecerem um pouco do universo das Tragédias Gregas através da Poética de Aristóteles.
O livro traz um conjunto de regras que os antigos gregos utilizavam na criação de seus poemas miméticos e que pode, de alguma forma, servir para inspirar os criadores de agora.
Recomendo ter algum conhecimento prévio para entender melhor a obra. Ler Tragédias Gregas como Édipo Rei, Antígona, etc., pode ajudar e ter um pouco mais de contexto para essa leitura super interessante.

Baratela 01/05/2021

Textos Fundadores da Literatura Ocidental
Texto fundamental para o entendimento sobre o que é considerada a poética, começando com nada mais nada menos que o próprio Aristóteles.

Juliana.Franz 27/04/2021

Gostei, li para um projeto da faculdade, foi bem bom rever algumas teorias literárias que vemos no início da faculdade.

Talvanes.Faustino 21/04/2021

Parabéns 34
Sem sombra de dúvida, a melhor edição desta obra do Ari. Li na força do desespero, mas a qualidade da edição supera o desespero, e que venha a prova de Literatura.

1 | 2 | 3 | 4