Poética

Poética Aristóteles

Resenhas - Poética

1 | 2 | 3 | 4

tinhooo 24/08/2022

aproveitei muito mais essa segunda leitura do que a primeira que eu fiz. e isso é muito bom, porque agora com mais repertório eu consigo identificas os elementos com mais facilidade. quem gosta de literatura no geral, tem que ler isso!

Tauana Mariana 01/03/2012

Poética

A poesia épica e a trágica, bem como a cômica, a ditirâmbica e a maioria da interpretação com flauta e instrumentos de cordas dedilhados são todas, encaradas como um todo, tipos de imitação. 40

É possível perceber que toda a poética tem na sua origem duas causas, ambas naturais. De fato, no ser humano a propensão à imitação é instintiva desde a infância, e nisso ele se distingue dos todos os animais; ele é o mais imitativo de todos, e é através da imitação que desenvolve seus primeiros conhecimentos. 44

A composição de narrativas tem seu início na Sicília; entre os poetas atenienses, Crates foi o primeiro a abandonar a forma iâmbica e criar histórias e narrativas (roteiros) com base em assuntos universais. 47-48

[...] a poesia é mais filosófica e mais séria que a história, pois a poesia se ocupa mais do universal, ao passo que a história se restringe ao particular. 55

A metáfora é a aplicação de um nome que pertence a uma outra coisa, quer transferência de gênero à espécie, da espécie ao gênero, da espécie à espécie, quer por analogia. 78

Mari 08/07/2021

Um livro sobre livros
Amei a experiência de ler um texto escrito há mais de 2000 anos. Muito mais facil e fluida do que imaginei.
Nos faz entender sobre enredos ainda hoje muito usados, histórias e metricas de poesia.
Vale a leitura sim

André Siqueira 23/06/2021

A Poética de Aristóteles se insere em um contexto de uma democracia incipiente aliada a primeira tentativa sistemática de uma polis organizada segundo os princípios da igualdade de governança e representação (ainda que tremendamente exclusiva; e em vários sentidos irônica; excluindo mulheres, crianças, estrangeiros de qualquer espécie ou pessoas sem propriedade). O centro de tal mundo se localizava em Atenas, cercada de pequenos Estados que se agrupavam e guerreavam ao sabor das necessidades.
Aristóteles teve como mentores Sócrates e Platão, que sob certo aspecto, solidificaram novas formas de diálogo e comunicação para atender as novas necessidades discursivas da polis e da democracia emergente (maiêutica, drama, comédia, diálogos platônicos e a própria filosofia). Diversos outros nomes, como Esquilo, Sofócles e Eurípedes são mencionados; embora sua influência se observe melhor nas obras que se quer catalogar.
Assim, Aristóteles não precisa defender a existência de uma filosofia, ou gênese de pensamento, como seus mentores; antes chega a uma realidade onde estes métodos do saber já estão razoavelmente ancorados, encontrando solo fértil para germinar suas ideias.
A poética é exemplo de como ele trabalha em todas suas obras, de forma divergente aos diálogos Socráticos (consolidados por Platão): primeiro realiza uma definição do tema; seguida uma explicação causal do fenômeno e por fim uma demonstração de sua essência, aquela característica que lhe seria única e portanto, métrica para defini-la.
O ponto que parece principal e delineador da obra é que nela são possíveis observar, pelo menos em potência, grande parte das teorias literárias que ocuparam espaços hegemônicos dentro da academia; desde os formalistas russos e sua preocupação a forma, passando pela análise de discurso francesa e sua preocupação com a mensagem até a nova crítica norte americana e sua preocupação com a recepção; inclusive com citações diretas nas principais grandes obras que criaram estas linhas teóricas o que além de ilustrativo da importância que a obra têm para o meio literário a torna também leitura obrigatória para uma compreensão fortuita da literatura enquanto disciplina acadêmica.

marcosandrade.e 17/05/2021

Muito interessante para curiosos do teatro e dramaturgos conhecerem um pouco do universo das Tragédias Gregas através da Poética de Aristóteles.
O livro traz um conjunto de regras que os antigos gregos utilizavam na criação de seus poemas miméticos e que pode, de alguma forma, servir para inspirar os criadores de agora.
Recomendo ter algum conhecimento prévio para entender melhor a obra. Ler Tragédias Gregas como Édipo Rei, Antígona, etc., pode ajudar e ter um pouco mais de contexto para essa leitura super interessante.

Baratela 01/05/2021

Textos Fundadores da Literatura Ocidental
Texto fundamental para o entendimento sobre o que é considerada a poética, começando com nada mais nada menos que o próprio Aristóteles.

Juliana.Franz 27/04/2021

Gostei, li para um projeto da faculdade, foi bem bom rever algumas teorias literárias que vemos no início da faculdade.

Talvanes.Faustino 21/04/2021

Parabéns 34
Sem sombra de dúvida, a melhor edição desta obra do Ari. Li na força do desespero, mas a qualidade da edição supera o desespero, e que venha a prova de Literatura.

stillwoozy 21/04/2021

é Ele
Como é possível esse livro não ter nota máxima no Skoob?
Maravilhoso, Aristoteles, tá de parabéns mesmo!

Luana 14/03/2021

É um livro muito completo sobre o surgimento do teatro e das principais obras da época. Vale a pena para quem quer conhecer um pouco mais sobre.

Livs 08/02/2021

Além do esperado
Eu li esse livro de modo didático, inicialmente eu não esperava me interessar realmente para além do estudo mas até que foi possível, embora uma linguagem que não estou tão acostumada, o livro me prendeu ao ponto que pude terminar o livro junto as minhas anotações em um único dia

LuisfelipeBN 16/10/2020

A lógica da boa escrita
Quando comecei a faculdade de Letras ouvia da professora sobre a necessidade de todo aluno de Letras ler A Poética de Aristoteles. Quando sai do curso e minha fome literária cresceu e a necessidade de escrever melhor urgiu, foi a primeira obra que me veio em mente. É simplesmente fantástica. Com uma linguagem simples, Aristoteles, com ajuda de seu tradutor, expressam as instruções que todo aspirante a escritor, escritor eventual, acidental, ou mesmo aquele obrigado a escrever por consequências educacionais, deveria seguir. A boa escrita é consequência de uma linguagem clara, simples e com eventuais complexidades. As palavras não devem ser usadas além do necessário, nem mais, nem menos, mas simplesmente o que é necessário para o texto.

VinAcius9 08/06/2020

Leitura essencial
Me surpreendi com a intensidade de detalhes e fluidez do texto aristotélico. É um livro essencial e fala sobre várias áreas: literatura, teatro e linguística.

Wilker.Dantas 06/05/2020

Achei muito interessante ver todas as referências a Odisseia de Homero, a obra de Aristóteles faz uma bela análise e estabelece as diferenças entre os gêneros literários até então conhecidos. Li para um fichamento da faculdade, é uma obra essencial para quem se interessa por literatura.

Jordanah 16/03/2020

Que?
Não sei se foi por conta da tradução, mas só entendo esse livro quando leio SOBRE ele...

1 | 2 | 3 | 4