O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Diego 20/07/2021

Livro importante para compreender que a violência contra a mulher não se expressa somente de forma física, mas sobretudo é institucionalizada e normalizada. Um livro para ter consciência e dimensão da magnitude dos desafios que as mulheres ainda precisam enfrentar simplesmente para obter respeito na sociedade.

Suzanie 18/07/2021

O mito da beleza como controle social
Esse livro não é de leitura fácil, muitas vezes incomoda ou podemos achar radical. Certo é que em algum momento toda leitora se identificará com algo que lhe causava estranhamento ou dor, e não sabia exatamente como nomear ou explicar, algo maior que um mero incômodo pessoal, maior que cada uma individualmente.

Acredito que sua leitura seja um divisor de águas, pois a partir dela somos capazes de melhor reconhecer o mito da beleza ao nosso redor, e mesmo interiorizado em nós.

Selecionei alguns trechos do último capítulo:

O mito da beleza combateu as novas liberdades das mulheres transpondo diretamente para nosso corpo e nosso rosto os limites sociais impostos à vida da mulher. Em consequência disso, precisamos agora nos fazer as perguntas sobre nosso lugar no nosso corpo, da mesma forma que as mulheres da geração passada questionaram sobre seu lugar na sociedade.
(?)
Nós mulheres ja confirmamos não haver nada de inferior com nossa mente. Será que nosso corpo é mesmo inferior?
(?)
O mito da beleza propôs às mulheres uma falsa escolha. O que eu serei, sexy ou séria? Precisamos rejeitar esse dilema falso e forçado.
(?)
Se rejeitarmos a afirmação insistente de que a aparência de uma mulher é seu discurso, se ouvirmos umas às outras fora dos limites do mito da beleza, isso já será um passo político à frente.
(?)
Não teremos tudo isso enquanto não nos identificarmos com os interesses das outras mulheres, e não permitirmos que nossa solidariedade natural supere os obstáculos à organização originados pela rivalidade e competição provocadas artificialmente em nós pela reação do sistema contra o feminismo.
(?)
A mudança mais difícil, porém mais necessária, não virá dos homens nem da mídia, mas das mulheres - da forma pela qual encaramos as outras mulheres e nos comportamos em relação a elas.

Recomendo muito a leitura a todos, homens e mulheres.

brendbatista 16/07/2021

Comecei receosa com a leitura, mas fui achando interessante, depois de um tempo a leitura começa a ficar chata e repetitiva, apesar de abordar diversos pontos interessantes.

Tem muita análise boa e importante para refletir, devido ao fato de abordar o mito da beleza atrelado a diversos aspectos, como religião, fome, sexo....

Não gostei tanto assim, mas é um livro bom para entender o peso de ser mulher em uma sociedade definidora de padrões inalcançáveis, para assim tentar se enxergar de outra forma, muito além dessa limitação.
Tamyres 16/07/2021minha estante
Senti o mesmo e acabei abandonando o livro. Acho que tem conceitos importantes mas acaba ficando pesado e um pouco ultrapassado, dado à época que foi escrita o livro e o recorte de quem era a autora (mulher branca, hétero, etc). Ainda assim traz muitos conceitos superinteressantes. Que bom que não estou sozinha! Rs

brendbatista 16/07/2021minha estante
Exatooo, você complementou super meu pensamento! Bom também saber que divido esse sentimento com alguém!!

Exatamente

Raabe 06/08/2021minha estante
Pensei que estava em um claro desvaneio por não achar o livro não tão "paltônico"

*platônico

Laura.Sanches 16/07/2021

Esplêndido
Naomi consegue transformar toda a sua indignação com posiçao forçada à mulheres em dados concretos e justificativas históricas para um certo tipo de supremacia masculina e afastamento da mulher de atividades laborais.
Não só isso, mas também justifica inseguranças colocadas em nossa mente como verdadeiras lavagens cerebrais para que dificulte cada vez mais nosso sucesso.
Esse processo se perpetua há séculos, como uma difícil barreira a se vencer. A terceira onda feminista, a qual o livro pertence, aborda a chegada da mulher no ambiente de trabalho que mesmo assim resiste ao nosso avanço, colocando padrões inalcançaveis por qualquer uma de nós, minimiza nossa habilidade de crescimento a uma época de florescimento estético, mantendo um tempo de vida útil as mulheres, gosto muito de como ela fala que homens mais velhos são vistos como experientes e de sucesso, enquanto mulheres mais velhas são vistas como descartáveis e incapazes.
Foi com certeza um maravilhoso mergulho de autoconhecimento.

Paulinha 13/07/2021

Não sei fazer resenha
Apesar dos últimos bafafas nas mídias sobre a autora, achei o livro muito bom, faz uma reflexão profunda sobre esse assunto que assombra as mulheres diariamente, não é tão atualizado, várias coisa já mudaram para o nosso bem, mas muitas coisas estão iguais ou piores, o que é muito triste. Mas acho importante ler.

Marjorie.Barticiotto 09/07/2021

Leitura válida
Tem muita informação bacana, importante e aponta principalmente como a beleza é usada de forma política, onde a beleza tem a função de fazer as mulheres perderem o foco. Gostei, acho uma leitura muito válida, mas em alguns trechos é bem repetitivo, quem sabe c a função de deixar bem gravada a msg. Algumas frases me deram a impressão de Naomi reproduzir um pouco de machismo, mas quero acreditar quem pela época em que foi escrito, nem tudo estava definido em termos de feminismo. É uma leitura extensa, mas vale a pena, recomendo.

Haila.Batistao 07/07/2021

Leitura a ser feita com as devidas ressalvas
Estava muito curiosa para ler este livro e, quando peguei para ler, foi uma leitura muito fluida, ele tem uma linguagem bem simples e agradável.
Durante a leitura, fiquei um pouco confusa com dados, estatísticas, números apontados no texto sem uma menção acerca de datas ou fontes (me peguei diversas vezes até mesmo questionando se os dados se referiam ao ano em que o livro foi escrito ou aos dias atuais), mas, de qualquer forma, segui minha leitura e finalizei com a sensação de identificação com alguns pontos, concordando com eles.
Após a leitura, busquei a opinião de outras pessoas sobre o livro e me deparei com as mesmas indagações que fiz (além de descobrir que a autora é negacionista, antivacina...), me fazendo questionar mais ainda o conteúdo do livro e reavaliar o que li.
Por fim, considero a obra válida para iniciar reflexões e questionamentos acerca de temas relativos aos padrões de beleza, entretanto, é importante ler atento à ausência de embasamento no conteúdo, pois, sem fundamentar o que se diz, pode se dizer o que quiser e este livro não se trata de "ficção" ou "fantasia".

Bi Tondin 03/07/2021

Polêmicas
Realmente ter terminado esse livro valeu muito a pena. Quando eu estava na metade, eu descobri que a Naomi Wolf é antivacina e vi algumas polêmicas sobre ela, então eu dei uma desanimada... Mas consegui terminar a leitura. Percebi muitos dados jogados ao longo do livro, meio que sem referência e um pouco sensacionalistas, mas simplesmente ignorei. Os comentários e a visão da autora realmente são muito interessantes e com certeza mudou minha própria forma de ver a beleza.

Vitória 30/06/2021

Dolorosamente necessário
Demorei muito para começar a ler, talvez por resistências, mas é uma leitura obrigatória para toda mulher. Uma leitura que me doeu muito em diversas partes e que me fez sentir o quanto ainda sou (somos) condizentes com o mito.
Como se desprender de um mito tão enraizado e naturalizado, e que, se apresenta como tão sedutor?

Lup 30/06/2021

Necessário
Não me recordo do último livro que demorei tanto assim pra ler? mas valeu a pena. Mesmo sendo um pouco cansativo de ler pelos fatos e pela escrita vibe documentário, o livro me fez ver muitas coisas da nossa realidade de outra forma. Mudou minha visão em muitos aspectos e me fez refletir demaisss!
Recomendo

Mel Brito 28/06/2021

Todas(os) deveriam ler
Esse livro realmente mudou minha percepção sobre algumas coisas em mim mesma e me rendeu discussões maravilhosas com as pessoas à minha volta. Eu realmente gostaria de dar um exemplar para cada amiga e familiar minha. A leitura é muito fácil e fluída, qualquer um consegue ler e todos deveriam!

Isa 26/06/2021

?Vamos perder a vergonha. Ser vorazes. Procurar o prazer. Evitar a dor. Vestir, tocar, beber e comer o que tivermos vontade. Ser tolerantes com as escolhas das outras mulheres. Procurar o sexo que quisermos e lutar ferozmente contra o que não quisermos?.

Livro necessário, como já esperado, mas por vezes um pouco - agora, em 2021, fora do seu contexto de escrita original - exagerado. Gostaria de tê-lo lido quando era mais nova, teria me poupado de muitos questionamentos completamente desnecessários e me adiantado muito o processo de amor próprio.

July 21/06/2021

O mito da beleza
Eu achei muito interessante como a autora analisa o conceito de "beleza " relacionado a mulher em várias esferas da sociedade, como no trabalho, religião, cultura. Os absurdos que são relatados no livro me deixaram de queixo caído. Como toda uma "estrutura" foi montada para julgar as mulheres dentro de "padrões aceitáveis de beleza".

" Uma mulher pode ser demitida por não ter a aparência correta, mas a questão da aparência correta permanece aberta a interpretações" p. 57.
"... a beleza de uma mulher passou a ser ao mesmo tempo sua função e sua culpa." p. 63.

Embora recentes polêmicas envolvendo a autora, acho que vale a pena a leitura.

Cristina117 20/06/2021

Ah eu achei um livro muito chato.
Confesso que pulei muitas partes. Livro repetitivo e muito apelativo.
Eu como mulher me senti humilhada lendo. Naomi Wolf coloca a mulher como um ser sem capacidade nenhuma de fazer suas escolhas.
Péssimo. Não desisti pq prometi ler com o coração aberto.

Estelia 20/06/2021

O mito da perfeição
Esse livro mostra como a "Beleza" é capaz de moldar a mulher, de como ela dita o que fazer e não fazer. Por 8 capitulos Naomi, mostra uma linha do tempo que a Beleza percorre na vida da mulher. Não é uma leitura fácil, em algumas partes o estômago revira tamanhas atrocidades vividas por outras mulheres. Mas, se tem interesse em saber o porque de várias conquistas que temos hoje a leitura é muito válida.