Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca

Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca Maurice Leblanc

Resenhas - Arsène Lupin Ladrão de Casaca

Mimi 14/09/2023

Lamentável
Nesse livro acompanhamos Arsene Lupin, um renomado ladrão que consegue empreender roubos e feitos jamais vistos. É um livro que contém várias histórias. Não é o tipo de livro que me agrada muito, pois eu gosto de histórias contínuas e não compiladas, como se fossem contos. Eu já havia assistido a série e tinha gostado bastante, mas os livros eu achei extremamente maçantes e não via a hora de acabar. Eu espero que os próximos sejam melhores

Isaaa 13/09/2023

" Arsene Lupin o ladrao de casaca" 3.0/5.0?
O livro "Arsene Lupin o ladrão de casaca" é o primeiro livro das aventuras do Lupin um mestre dos disfarces e artimanhas que engana qualquer detetive e até mesmo os leitores. O livro foi é escrito por Mauriece Leblanc um francês, publicado pela editora Zahar. Com o gênero mistério e ficção policial o Lupin se tornou uma figura icônica e memorável.
    O livro é composto por 9 capítulos, sendo cada um, contos e episódios independentes que envolve o leitor com seu ar de mistérios e trama na qual Lupin participa, com exemplo: A fuga de Arsene lupin na prisão, O colar da Rainha, O sete de copas, A pérola negra, O cofre-forte da Sra. Imbert. Lupin é um ladrão diferenciado, está mais para um anti-heroi já que ele só rouba aqueles que já possuem uma fortuna, ajuda policiais a pegarem assassinos, se deixa ser preso mas sempre sai mostrando sua astúcia já que sempre está um passo a frente de até mesmo Herlock Sholmes.
    Na minha opinião, considerando que o gênero não é meu favorito, vejo que a história é muito arrastada e difícil de se entender já que o autor da detalhes de coisas que não precisa e as pistas que precisam não é dito, o que ajudou para não me prender,  mas em alguns dos episódios me prendeu de forma surpreendente. O capítulo 6 " O sete de copas" com certeza foi o meu favorito me enganou e me fez pensar e tentar entender como e porque da trama. Esse livro foi a base para a  inspiração de uma série na Netflix "Lupin" mas é claro que é diferente, já que são linguagens diferentes (audiovisual e literatura) e o anos que se passam é diferente já que no livro se passa no no século XX e na série se passa no século XXI  mas vale a pena assitir a série e ler o livro.

Rhamon Melo 10/09/2023

Uma das melhores façanhas que pude ler. Arsène Lupin é o ladrão que você para e pensa "estou gostando dele".

Aniellen.AraAjo 10/09/2023

Arsène Lupin
É um livro muito bonito e interessante, que vc sempre vai ficar querendo saber como Lupin conseguiu fazer tal coisa, achei a leitura fluída e gostei muito

Lanny 03/09/2023

O Maurice Leblanc me enganou de tantas formas que é difícil de descrever, por isso gostei tanto, e sem dúvida vou ler as próximas histórias de Arsene Lupin.

Henrique803 03/09/2023

Eu li o livro por conta da série, fiquei extremamente curioso para ler o livro e quando li foi bem legal. Não tem nada haver com a série, é realmente a história do livro. É um dos primeiros livros que você torce para o ladrão, o larápio, o vigário. Talvez seja por causa daquele modo elegante dele, um cavalheiro como o próprio livro fala, mas o que me conquistou foi a esperteza dele. Tenho certeza que se vocês lerem, vão adorar o Lupin.

Craotchky 31/08/2023

O outro lado da moeda
"Trabalhava por gosto e vocação, mas também para divertir-se."

Sendo, cronologicamente, a primeira obra do famoso ladrão francês Arsène Lupin, O ladrão de casaca é um livro constituído por histórias curtas e independentes; em outras palavras, o volume reúne contos até então publicados por Maurice Leblanc, protagonizados pelo seu principal personagem. Nota-se que houve uma leve tentativa de atribuir certa coesão ao todo, mas sinceramente não havia necessidade, uma vez que cada capítulo se sustenta sozinho. Generosamente, poderíamos nos referir ao livro como um romance episódico...

O fato é que O ladrão de casaca é um livro leve, divertido, criativo, sarcástico e, por vezes, engraçado. Leblanc conseguiu criar um personagem carismático, elegante, confiante e claro, sagaz. Ao mesmo tempo, o autor conseguiu criar um personagem que, embora seja "do mal" dificilimamente (inventei essa palavra agora) será taxado pelo(a) leitor(a) de vilão, porque, como diz na contracapa desta edição, "[...] ridicularizando os burgueses, ajudando os fracos, Arsène Lupin é um Robin Hood da Belle Époque."

A frase destacada acima faz mesmo sentido. Lupin meio que tem e respeita um código moral todo próprio. Realmente ele rouba apenas pessoas extremamente ricas e não costuma empregar meios violentos para cometer seus crimes; sua principal arma é a astúcia. Interessante também que Lupin frequentemente utiliza disfarces e outros nomes, o que, durante uma parte dos contos, esconde sua identidade até de quem está lendo! Ele vai se revelando aos poucos, através de suas ações, afinal:

"Por que hei de ter uma aparência definida? Por que não evitar o perigo de uma personalidade sempre igual? Meus atos já me revelam bastante. Tanto melhor que não possam nunca dizer com certeza: 'Eis aqui Arsène Lupin'. O essencial é que digam sem medo de errar: 'Arsène Lupin fez isso'."

Sim, algumas coisinhas podem soar meio forçadas às vezes, mas nada que se possa condenar veementemente. Não fica tão claro, também, como Lupin sabia determinados elementos de um caso; no máximo esse conhecimento fica sugerido implicitamente, ou fica como que subentendido. Mas é outra coisa que raramente acontece, e a meu ver praticamente não prejudica o todo.

Sem dúvida, o grande momento do livro é quando Arsène Lupin se vê cara a cara com Sherlock Holmes, ou melhor, Herlock Sholmes. Penso que o autor jogou bastante bem com as possibilidades desse encontro, sobretudo no escasso espaço de um conto. Pelo que senti, Leblanc trata Herlock com respeito. Ao final, quando interrogado sobre a razão de não ter prendido Lupin quando teve uma manifesta oportunidade que lhe caíra no colo, Herlock responde: "[...] quando se trata de um adversário como Arsène Lupin, Herlock Sholmes não aproveita as oportunidades... ele as cria."

Claro que Leblanc favorece sua criação, mas não consigo ver qualquer intenção pejorativa para com o personagem de Sir Arthur. O desfecho é ousado ao deixar claro que Maurice planejava colocar os rivais frente a frente novamente. Não resta dúvida que lerei Arsène Lupin contra Herlock Sholmes; não posso perder mais um confronto.

CURIOSIDADES:
• Em 1955 o mestre Hitchcock adaptou o livro no filme "To catch a thief". (Essa nem eu sabia!)
• Após Conan Doyle apelar para a justiça contra o uso de seu personagem pelo autor francês, Leblanc foi proibido de usá-lo. Assim, apenas trocando a posição da letra S, nasceu Herlock Sholmes. Herlock Sholmes mora na Parker Street e cultiva uma amizade profunda com o sr. Wilson. (hahahahahahah)
• Uma provocação/cutucada de Leblanc(?): "[...]Herlock Sholmes, o mais extraordinário decifrador de enigmas jamais visto, a prodigiosa personagem que parece forjada pela imaginação de um romancista [...]"
• Em sua autobiografia (já resenhei ela por aqui, inclusive) Conan Doyle conta uma histórica curiosa: "Numa dessas ocasiões, quando eu entrava no salão para participar de um torneio de bilhar amador, o atendente me entregou um pequeno embrulho que havia sido deixado para mim. Ao abri-lo encontrei um pedaço de giz comum, cor verde, igual aos que se usam para jogar bilhar. Divertido com o incidente, guardei o giz no bolso do colete e usei-o durante a partida. Depois, continuei a usá-lo, até que um dia, meses mais tarde, ao esfregar a ponta do taco, a superfície do giz cedeu e descobri que ele era oco. Do orifício assim exposto puxei uma tira de papel com as palavras: 'De Arsène lupin para Sherlock Holmes'."
Cafeína 31/08/2023minha estante
O filme do hitchcock foi a curiosidade do dia, para mim

Craotchky 31/08/2023minha estante
Pois é, descobri só após terminar a leitura

Carolina221B 11/09/2023minha estante
Eu também não sabia sobre o filme... Amei esse trechinho sobre a biografia do Doyle. Eu amo as "tretas" desses dois! ?? Gostei bastante da sua resenha!!! Ah, poxa, fui subestimar a ilíada e agora eu estou presa com vontade de ler Lupin... Mas tá bom. Kkkkk

Craotchky 11/09/2023minha estante
Obrigado, Carolina. Bah, erro grave subestimar a Ilíada, né...! Embora ela tenha sido mais tranquila do que eu imaginava. Acho que eu, ao contrário de você, a superestimei! Bem, você que lute!

Carolina221B 12/09/2023minha estante
Eu que lute! Contudo, já estou na parte em que o velho Nestor convence o adorável Pátroclo a assinar a desgraça da ilíada. Sinto que as coisas vão ficar bem emocionantes em breve.

Craotchky 12/09/2023minha estante
Gostei do uso dos adjetivos, tão recorrentes nos épicos homéricos. É, as coisas vão ficar mais movimentadas, mas vejo a Ilíada como uma narrativa até regular em termos de ritmo. Boa leitura, por aí!

Gabriel1994 30/08/2023

Trabalho de midias
"Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca" é uma obra fascinante escrita pelo autor francês Maurice Leblanc, lançada originalmente em 1907. O livro apresenta ao leitor um personagem carismático e cativante, Arsène Lupin, um ladrão mestre em disfarces e artimanhas, que se tornou uma das figuras mais icônicas da literatura de mistério e do gênero de "gentleman ladrão". O enredo gira em torno das peripécias de Arsène Lupin, um homem astuto e inteligente, capaz de desafiar a lei e escapar incólume de situações aparentemente impossíveis. Seus roubos são executados com maestria, deixando a polícia e as vítimas perplexas diante de sua habilidade e audácia. O personagem é construído de maneira atraente, não sendo apenas um mero criminoso, mas sim um anti-herói, cuja personalidade encantadora e carisma inegável conquistam o leitor, gerando uma relação de amor e ódio. O enredo se desenvolve em uma série de episódios independentes, onde Lupin embarca em aventuras desafiadoras, sempre um passo à frente de seus perseguidores, como o inspetor Ganimard. Cada capítulo é uma história envolvente e cheia de suspense, com reviravoltas surpreendentes que mantêm o leitor grudado às páginas. Além do caráter cativante de Lupin, o autor também explora outros aspectos importantes da trama. Ele apresenta a sociedade francesa do início do século XX, suas nuances e contrastes sociais, com uma dose de crítica aos privilégios da aristocracia e dos ricos, enquanto o "ladrão cavalheiro" rouba deles impunemente. Essa abordagem adiciona profundidade ao enredo e traz questões sobre justiça e moralidade à tona. Leblanc também tece elementos de romance e mistério no enredo, criando uma trama envolvente e cheia de reviravoltas. Lupin é auxiliado por uma série de personagens secundários intrigantes, cada um com suas motivações e histórias, o que adiciona camadas ao universo criado pelo autor. "Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca" é uma leitura envolvente para os amantes de mistério, aventura e intriga. Maurice Leblanc conquista o leitor com sua escrita inteligente e bem-humorada, proporcionando uma viagem emocionante pelo mundo do crime, cheia de charme e astúcia.

Esther Akemi 29/08/2023

Instigante e intrigante. Este livro marcou o começo da minha jornada pelas histórias mirabolantes e bem calculadas de Lupin... Sem dúvidas, uma leitura leve, divertida e na qual vale a pena investir o tempo

Cibele.Veras 27/08/2023

Esse primeiro livro é uma boa porta para entender de quem se trata Arsene Lupin.
Mas acredito que é mais do mesmo em todos os capítulos.

Ray 26/08/2023

Que experiência!
Esse livro é incríveeel!!

A leitura é fácil (embora tenha me enroscado em algumas palavras), os personagens são muito interessantes e enigmáticos, e o que devo dizer de Arsene Lupin? Ora! É com certeza um dos personagens mais divertido, misterioso e inteligente que já li (em minha opinião), sinceramente, me apaixonei por sua astúcia e elegância, e não posso negar que me diverti muito lendo.

Nos veremos em breve Arsene Lupin, estou ansiosa para ler sobre suas próximas aventuras!

;)

Paty 23/08/2023

Livro
Para quem gosta de mistério, aventura. Vai ama muito essa história. Super recomendo ler esse livro.

GoomesH 22/08/2023

Não andou
Os primeiros e último conto são muito bons, porém, é cansativo a forma que se desenrolam os outros. Destaque para o carisma do protagonista e a forma com que os golpes são feitos.

Anah 20/08/2023

Sinceramente foi umas dos livros mais bonitos e interessante que já li,na serie nos vemos coisas que lembram o livro por exemplo o jeito meio carismático e reservado de lupin,e tbm o fato dele gosta de ler e muitas coisas da época do livro,a linguagem e meio chatinho no começo mais ao decorrer dos capítulos se torna incrível ler por mostra o jeito único de Arsene e muito isso impacta a história,na minha opinião,os últimos capítulos s
ão dos melhores além do romance que foi abordado no início de forma muito bonita e discreta mas no final te se finalizado meio triste,além do encontro com shelock,logo o próximo livro e lupin vs shelock,claro.

Iris 16/08/2023

A minha opinião sobre este livro pode ser um pouco diferente das demais, mas eu não mudar a minha opinião por isso. Ele possui uma leitura cansada ao ler vc não se prende tanto quanto eu esperava, as histórias são muito embaralhadas e demora a se resolver, para mim a pior parte e os capítulos grande demais mas isso é só a minha opinião. Enfim o livro é bom mas não é nada extraordinário.