Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca

Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca Maurice Leblanc

Resenhas - Arsène Lupin Ladrão de Casaca

Cinara... 19/09/2020

"Às vezes me pergunto por que nem todo mundo escolhe ser ladrão. Com um pouco de habilidade e reflexão, não existe trabalho mais sedutor. Profissão pacata... digna de um pai de família... Cômoda até demais... chega a ser maçante. "

Primeira leitura que eu fiz desse livro foi por causa do filme Ladrão de Casaca de 1955 do diretor Alfred Hitchcock com o maravilhoso Cary Grant e a Grace Kelly...
Agora me deu o fogo novamente para ler por causa da série da Netflix Lupin, lê-se tanto esse livro na série que eu tinha que ler novamente ??
O legal do livro é que você nunca sabe o que está acontecendo! ?
@tigloko 17/01/2021minha estante
É boa a série de tv ? Eu lembro de ter gostado do livro

Cinara... 17/01/2021minha estante
Muitooo !!! Assista ?

Valmisson.Moura 17/01/2021minha estante
Não tenho dinheiro par comprá esse livro kk que pena queria ler :-: deixa par próxima

Márcia Regina 17/01/2021minha estante
Gosto do livro. Não conheço a série, vou procurar.

Cinara... 17/01/2021minha estante
Elisabete aparece a notificação do seu comentário pra mim mas não aparece o comentário ?

Elisabete 18/01/2021minha estante
É bom saber, que exstem uma série de TV. Eu estava pesquisando e parece que a Netflix fez um Nova versão dessa série, o nome é Lupin.

Danubia.Souza 16/02/2021minha estante
Nossa real kkkk eu sempre fico confusa e tentando decifrar os role, aí quando ele explica no final o que ele faz em cada capítulo eu fico tipo uaaau ? o cara é foda

Cinara... 16/02/2021minha estante
Danubia eu fiquei o tempo todo pensando pq eu não sou esperta assim??

Danubia.Souza 16/02/2021minha estante
Super entendo kkkkkkkkkk quando assisti a série eu fiquei pensando mais ainda

Vini 05/07/2021minha estante
Como faz para ler?

Fred Zanitti 16/07/2021minha estante
Os livres do Lupin tem uma sequencia cronológica que devem ser lidos? Ou não faz diferença? As histórias são interligadas de alguma forma?

Helena 04/08/2021minha estante
Que bom ouvir isso, achei que eu não estava me concentrando direito na leitura? kkkk nunca sei de fato o que está acontecendo

Cinara... 04/08/2021minha estante
Frederico não são interligadas não, pode ler como você quiser...

Cinara... 04/08/2021minha estante
Helena viu só ?? é uma doidera mesmo!?

Fred Zanitti 04/08/2021minha estante
Cinara, obrigado pela resposta!

Cinara... 07/08/2021minha estante
Rafa nesta edição da Zahar está na página 211, o parágrafo começa assim...
- Ufa! Pronto...

Natan 26/01/2022minha estante
Sim o livro é muito bom meu capítulo favorito por acaso não só por culpa da série da Netflix é O colar da rainha capítulo incrível

Gustavo616 08/11/2023minha estante
Como q eu faço pra ler?

Cinara... 10/11/2023minha estante
Aqui não tem o livro pra ler Gustavo é apenas um diário de leitura, você pode pegar na biblioteca emprestado ou procurar num sebo, comprar em uma livraria ou na amazon

Craotchky 31/08/2023

O outro lado da moeda
"Trabalhava por gosto e vocação, mas também para divertir-se."

Sendo, cronologicamente, a primeira obra do famoso ladrão francês Arsène Lupin, O ladrão de casaca é um livro constituído por histórias curtas e independentes; em outras palavras, o volume reúne contos até então publicados por Maurice Leblanc, protagonizados pelo seu principal personagem. Nota-se que houve uma leve tentativa de atribuir certa coesão ao todo, mas sinceramente não havia necessidade, uma vez que cada capítulo se sustenta sozinho. Generosamente, poderíamos nos referir ao livro como um romance episódico...

O fato é que O ladrão de casaca é um livro leve, divertido, criativo, sarcástico e, por vezes, engraçado. Leblanc conseguiu criar um personagem carismático, elegante, confiante e claro, sagaz. Ao mesmo tempo, o autor conseguiu criar um personagem que, embora seja "do mal" dificilimamente (inventei essa palavra agora) será taxado pelo(a) leitor(a) de vilão, porque, como diz na contracapa desta edição, "[...] ridicularizando os burgueses, ajudando os fracos, Arsène Lupin é um Robin Hood da Belle Époque."

A frase destacada acima faz mesmo sentido. Lupin meio que tem e respeita um código moral todo próprio. Realmente ele rouba apenas pessoas extremamente ricas e não costuma empregar meios violentos para cometer seus crimes; sua principal arma é a astúcia. Interessante também que Lupin frequentemente utiliza disfarces e outros nomes, o que, durante uma parte dos contos, esconde sua identidade até de quem está lendo! Ele vai se revelando aos poucos, através de suas ações, afinal:

"Por que hei de ter uma aparência definida? Por que não evitar o perigo de uma personalidade sempre igual? Meus atos já me revelam bastante. Tanto melhor que não possam nunca dizer com certeza: 'Eis aqui Arsène Lupin'. O essencial é que digam sem medo de errar: 'Arsène Lupin fez isso'."

Sim, algumas coisinhas podem soar meio forçadas às vezes, mas nada que se possa condenar veementemente. Não fica tão claro, também, como Lupin sabia determinados elementos de um caso; no máximo esse conhecimento fica sugerido implicitamente, ou fica como que subentendido. Mas é outra coisa que raramente acontece, e a meu ver praticamente não prejudica o todo.

Sem dúvida, o grande momento do livro é quando Arsène Lupin se vê cara a cara com Sherlock Holmes, ou melhor, Herlock Sholmes. Penso que o autor jogou bastante bem com as possibilidades desse encontro, sobretudo no escasso espaço de um conto. Pelo que senti, Leblanc trata Herlock com respeito. Ao final, quando interrogado sobre a razão de não ter prendido Lupin quando teve uma manifesta oportunidade que lhe caíra no colo, Herlock responde: "[...] quando se trata de um adversário como Arsène Lupin, Herlock Sholmes não aproveita as oportunidades... ele as cria."

Claro que Leblanc favorece sua criação, mas não consigo ver qualquer intenção pejorativa para com o personagem de Sir Arthur. O desfecho é ousado ao deixar claro que Maurice planejava colocar os rivais frente a frente novamente. Não resta dúvida que lerei Arsène Lupin contra Herlock Sholmes; não posso perder mais um confronto.

CURIOSIDADES:
• Em 1955 o mestre Hitchcock adaptou o livro no filme "To catch a thief". (Essa nem eu sabia!)
• Após Conan Doyle apelar para a justiça contra o uso de seu personagem pelo autor francês, Leblanc foi proibido de usá-lo. Assim, apenas trocando a posição da letra S, nasceu Herlock Sholmes. Herlock Sholmes mora na Parker Street e cultiva uma amizade profunda com o sr. Wilson. (hahahahahahah)
• Uma provocação/cutucada de Leblanc(?): "[...]Herlock Sholmes, o mais extraordinário decifrador de enigmas jamais visto, a prodigiosa personagem que parece forjada pela imaginação de um romancista [...]"
• Em sua autobiografia (já resenhei ela por aqui, inclusive) Conan Doyle conta uma histórica curiosa: "Numa dessas ocasiões, quando eu entrava no salão para participar de um torneio de bilhar amador, o atendente me entregou um pequeno embrulho que havia sido deixado para mim. Ao abri-lo encontrei um pedaço de giz comum, cor verde, igual aos que se usam para jogar bilhar. Divertido com o incidente, guardei o giz no bolso do colete e usei-o durante a partida. Depois, continuei a usá-lo, até que um dia, meses mais tarde, ao esfregar a ponta do taco, a superfície do giz cedeu e descobri que ele era oco. Do orifício assim exposto puxei uma tira de papel com as palavras: 'De Arsène lupin para Sherlock Holmes'."
Cafeína 31/08/2023minha estante
O filme do hitchcock foi a curiosidade do dia, para mim

Craotchky 31/08/2023minha estante
Pois é, descobri só após terminar a leitura

Carolina221B 11/09/2023minha estante
Eu também não sabia sobre o filme... Amei esse trechinho sobre a biografia do Doyle. Eu amo as "tretas" desses dois! ?? Gostei bastante da sua resenha!!! Ah, poxa, fui subestimar a ilíada e agora eu estou presa com vontade de ler Lupin... Mas tá bom. Kkkkk

Craotchky 11/09/2023minha estante
Obrigado, Carolina. Bah, erro grave subestimar a Ilíada, né...! Embora ela tenha sido mais tranquila do que eu imaginava. Acho que eu, ao contrário de você, a superestimei! Bem, você que lute!

Carolina221B 12/09/2023minha estante
Eu que lute! Contudo, já estou na parte em que o velho Nestor convence o adorável Pátroclo a assinar a desgraça da ilíada. Sinto que as coisas vão ficar bem emocionantes em breve.

Craotchky 12/09/2023minha estante
Gostei do uso dos adjetivos, tão recorrentes nos épicos homéricos. É, as coisas vão ficar mais movimentadas, mas vejo a Ilíada como uma narrativa até regular em termos de ritmo. Boa leitura, por aí!

Ana Carol 25/09/2021

Gostoso de ler como Agatha Christie
Busquei o livro após assistir o seriado da TV e para minha surpresa o próprio seriado contém muitas das aventuras do livro, atualizadas obviamente para uma situação presente.

O livro é simples e fluido, muito gostoso de se ler. O desenrolar da história na maioria das vezes parece óbvia, mas surpreende pela forma com que Lupan consegure resolvê-las e prever as possíveis consequências de suas ações antes do próximo passo.

Mas o que mais surpreende é como acabamos gostando do personagem, pq no final das contas, é um ladrão! Remetendo ao velho Robin Hood e a frase "ladrão que rouba de ladrão, tem cem anos de perdão", acabamos torcendo para ele se dar bem no final!

Posso dizer que foi um dos livros de suspense que mais gostei de ler (de bem que gosto tanto de ler, que é difícil eu não gostar de alguma coisa hehe).
Cleber 25/09/2021minha estante
Também adorei as aventuras do Lupin?

Ana Carol 25/09/2021minha estante
Eu me apaixonei! Não esperava que fosse tão bom!

Cleber 25/09/2021minha estante
Também não esperava, li por causa da série também e já estou com a continuação com o Herlock Sholmes :)

Ana Carol 28/09/2021minha estante
Eu li "as oito pancadas do relógio" e adorei Tb! Naqueles stands de shopping os livros por 15 reais! Eu só não compro pq não tenho mais espaço na estante. Rs

Cleber 28/09/2021minha estante
Entendo você, acabei pegando a coleção em e-book, agora só falta tempo p ler rsrs

Michela Wakami 18/01/2022

O livro é dividido em capítulos, e nem todos estão interligados.
Um em particular, fiquei tão confusa, que precisei relê-lo, para entender, o que estava acontecendo.

Lupin, muitas vezes aparece com outros nomes.
Ele usa muitos disfarces, por isso tem que prestar muita atenção.

Tem um outro, que achei muito viajado, O colar da rainha.
Lupin é um ser super dotado na malandragem.

Os dois primeiros capítulos , e o último, são os melhores, na minha opinião, gostei demais.

O último capítulo, é uma introdução para o segundo livro.

Valeu a leitura. Que venham os próximos.
Raquel365 18/01/2022minha estante
Aaaah nem! Não gosto de livros dividia assim? já não quero mais!

Michela Wakami 18/01/2022minha estante
?????
Raquel, e tem que ter muita disposição, são 21 livros.
Eu já tô aqui pensando, que não vou dar conta de ler tudo esse ano, vai ser enjoativo.
Muito, Lupin para uma pessoa só. ????

Raquel365 18/01/2022minha estante
Putz! Desisti antes de começar ??

Michela Wakami 18/01/2022minha estante
?????

Vitoria293 18/01/2022minha estante
Eu comecei o primeiro livro algum tempo atrás e não entendi nada, sou muito lerda ??

Vivi.Montarde 31/07/2021

História leve e bem gostosinha de ler. Boa para intercalar com livros mais pesados e difíceis.

Apesar de ser um livro de época, não tem uma linguagem difícil. Adorei o Lupin, sua esperteza, a ironia e o deboche.

Gostei mais da série da Netflix, mas são estilos bem diferentes. O livro tem alguma coisa que lembra Indiana Jones, umas aventuras bem mirabolantes, que sei que não são todos que vão gostar, mas achei bem divertido.
Dani 10/08/2021minha estante
Que bom vivi que você gostou e se divertiu.
As vezes é só isso que procuramos em uma leitura ?
Talvez seja minha próxima leitura ?

Vivi.Montarde 11/08/2021minha estante
Quando ler conta o que achou. Espero que tb goste ?

Dani 09/09/2021minha estante
Oi vivi li ele recentemente
Gostei!
Não é um grande livro
Mais é engraçado as vezes e prende vc em algumas estórias
As vezes tinha uma certa raiva do lupim. Kkk
No geral acho que esses livros do Lupin são bons entretenimento
Ótimo pra se passar o tempo.
Uma leitura rápida. ?
Ps: estou assistindo a série e gostando muito ?

Vivi.Montarde 09/09/2021minha estante
Tb achei divertido e gostosinho de ler.
A série é maravilhosa né. ??

Dani 12/09/2021minha estante
Sim maravilhosa a série ?

livrosepixels 22/02/2023

As mil faces da malandragem
Conheci Arséne Lupin quando estava quase acabando a série de Sherlock Holmes (ou seja, pouco mais de um ano atrás, me julguem). E como ele se mostra o oposto do bom e enigmático detetive, resolvi encarar. E de cara devo dizer que tenho me divertido bastante com esse personagem.

Arséne Lupin é ardiloso, pragmático e muito engenhoso. Utiliza de diversos disfarces, parece sempre estar a frente de tudo e de todos e consegue escapar das garras da polícia bem ao estilo Houdini. Mas ele não é um ladrão tão ruim assim, afinal de contas, só rouba a alta classe, banqueiros e pessoas não tão boas para a sociedade (segundo a consideração dele). Isso o torna meio Robin Hood.

Esta primeira história é também a estreia do autor no mundo literário, lá em 1905 se não me engano, então é normal que o livro não seja tão coeso quando se espera ser. Os capítulos não fazem uma conexão 100% exata, então algumas coisas ficam confusas. Além disso, senti dificuldade para entender quem é o narrador e quem é o personagem, que às vezes parecem ser a mesma pessoa.

Dado este detalhe, acabei por não apreciar tanto assim o livro, mas fiquei motivado a continuar lendo-o, já que tenho em mãos o primeiro box, contendo sete livros, e pretendo ler ao menos um livro de Arsene por mês (conclusão prevista para julho).

No mais, é um rival ardiloso e bem à altura do excelente detetive Sherlock Holmes. Acho que nem mesmo Poirot, que seria criado anos depois, conseguiria parar esse gentleman.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/
Millene 22/02/2023minha estante
Ele é incrível! Já que gosta do Sherlock, leia Arsène Lupin contra Herlock Sholmes é um encontro interessante e bem comico

livrosepixels 22/02/2023minha estante
Oi Milena, estou lendo esse segundo volume este mês, está bem divertido ver Sherlock pela visão do Maurice LeBlanc haha

nanda - leitora nas horas vagas 22/02/2023minha estante
amiga tenho o box, mas sempre que tento começar, desisto, por justamente não entender muito bem. Acha que compensa insistir mesmo tendo dificuldade para interpretar?

livrosepixels 22/02/2023minha estante
@nanda acredito que compensa sim, apesar de uma certa confusão, o segundo livro está melhor estruturado e apresenta uma narrativa mais coesa, creio que dai pra frente tenderá a melhorar.

Ju 08/09/2012

O Ladrão de Casaca
Se você é uma pessoa que traz consigo traumas da infância e abomina clássicos, atenção: este livro pode ser a sua cura. Eu amo clássicos, e claro que alguns me agradam mais e ganham um lugar privilegiado na estante! Este acaba de se tornar um deles.

O Ladrão de Casaca é um livro composto por 9 contos, sendo que os 3 primeiros são sequenciais. Foram originalmente encomendados a Maurice Leblanc por Pierre Laffitte, para publicação em uma revista mensal recém-lançada por ele. Em 06 de julho de 1905, foi apresentado ao público Arsène Lupin, o ladrão cavalheiro. Um ladrão que agia de forma elegante, nos salões e castelos. Capaz de se arriscar por uma paixão ou para fazer uma gentileza.

Nesta edição, antes de dar início aos contos, nos é apresentada uma espécie de biografia de Arsène Lupin, que eu aconselho que você leia só após terminar o restante do livro. Isto porque, nela, encontram-se as soluções de vários dos casos apresentados. Mas eu achei o máximo esta seção existir. Conhecer este adorável ladrão mais de perto foi fantástico!

Sim, eu disse isso mesmo, adorável ladrão. Não dá pra duvidar da elegância e da simpatia de Arsène. Leram o alerta na sinopse? Pois é, eu fui realmente seduzida e torci por ele até o fim!

A leitura deste livro flui admiravelmente bem. Não percebi erros de revisão. Quando eu precisava parar de ler, protestava internamente. Foi realmente delicioso acompanhar as aventuras (e desventuras) do ladrão mais interessante do qual já ouvi falar. Uma pessoa super inteligente e fascinante. Arsène é completamente encantador.

Meu conto preferido foi Arsène Lupin na prisão. Sim, o meu "herói" foi preso, rs, por um detetive que ficou mundialmente conhecido por conseguir essa façanha: Ganimard. O mais trágico é que ele se tornou meu conto favorito exatamente porque nele o detetive faz papel de bobo pela primeira vez! hahaha...

A única coisa que não gostei nesse livro foi a capa. Eu imaginei o meu Arsène bem diferente... rs...

Recomendo demais O Ladrão de Casaca. Uma leitura leve e muito divertida.
Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro e eu achei interessante, gosto muito de contos.
Mas concordo com você quanto a capa - feia.

;)

Thaís 12/04/2013minha estante
Amei a resenha! Historias com detetive sempre me deixam anciosa e como eu sou lenta custo a descobrir o vilão haha Tbm adorei o titulo super diferente ;)

Baah 14/04/2013minha estante
adoro esse tipo de livro, curti demais a narrativa dele! um bom livro

Dani 16/04/2013minha estante
Gostei bastante do enredo, é bem diferente de tudo o que já li, fora que ladrão bonzinho? Preciso ler ^^

Patti Spissoto 05/11/2018

Não gostei
Achei o livro bem chatinho... Com muitos detalhes que não eram necessários, achei os contos confusos... No começo de cada um eu ficava perdida e demorava pra entender quem estava falando e quem era quem. Acabei o livro em "leitura dinâmica" (aquela que você lê superficialmente os parágrafos)... Desculpa Sr. Maurice, mas não curti seu livro...rs
Martelletti Bragança Lucio 02/12/2020minha estante
Estou sofrendo com ele tb... talvez não esteja em um bom momento. ..

Patti Spissoto 04/12/2020minha estante
Aprendi a abandonar quando o livro não me agrada... Agora não fico mais perdendo tempo com livros assim.

Martelletti Bragança Lucio 31/12/2020minha estante
Está certa. Tem muito na fila de espera . Rsrsrs

Patti Spissoto 31/12/2020minha estante
Hehehe... Certeza!

Mare 09/01/2022

Amo um ladrão debochado, sabe?
Eu estava muuuuito curiosa pra ler esse livro, ainda mais porque a série da Netflix é incrível e me instigou muito!

Amei, é super divertido, porque Lupin é um ladrão MUITO debochado eu amo demais. O livro é inteligentíssimo e eu sou fã de histórias de roubos (na ficção né kkkkk).

Muito maluco pra mim, que leu Agatha Christie a vida inteira, ler uma história do ponto de vista do ladrão e ele ser tão carismático que dá vontade de dizer: vai lá rouba o que você quiser, até onde o sol toca é seu reino!
Otávio Carvalho 09/01/2022minha estante
A série é maravilhosa
Mas eu odiei o livro eu esperava mas ação , mas malandragem é etc

Otávio Carvalho 09/01/2022minha estante
Sem ofender

Mare 09/01/2022minha estante
Claro!! A série é incrível, mas é mais atualizada. O livro é de 1907, tentei manter isso em mente, daí adorei. Achei na mesma linha de ação que ler Agatha Christie, mas vendo o outro lado da história hahaha

Sarah 20/08/2021

Sherlock Holmes francês?
Oh, não, meu caro amigo! É injusto fazer tal comparação. Sim, a inteligência e o brilhantismo de ambos é semelhante, mas Lupin está do outro lado da lei, caminhando, quem sabe, do lado interessante e aventuroso da vida. Arsène é francês demais para ser Sherlock, ou será Holmes inglês demais para ser Lupin?

Lupin é charmoso, um notável cavalheiro, ele próprio se descreve como possuindo a frivolidade francesa, adora mulheres e conquista amizades a qual ele estranhamente é fiel e, quando lhe dá na telha, faz uma boa ação. Sherlock, por outro lado, é difícil de gostar logo de cara por causa do seu humor, dos seus modos taciturnos, da sua reclusão, mas Lupin? Ah, Lupin! Difícil é não se apaixonar, ou, como dizemos no Brasil, não cair no golpe dele.

Para mim, os primeiros contos são fáceis de decifrar. Você vê Lupin, sabe o que ele está tramando e dá boas gargalhadas com suas peripécias, mas com o passar do tempo as coisas ficam complexas e, quem sabe, o próprio personagem consiga enganar o leitor. É como se ele fosse uma pessoa real que aos pouquinhos se revelou a Maurice Leblanc, o autor ? primeiro o fácil, depois o difícil ? ou será que foi o autor que passou a conhecer melhor o seu próprio personagem?

O conto "O Colar da Rainha" para mim foi o ápice. Ele foi a conexão emocional que faltava entre mim e o personagem, aquele vínculo que só se constrói quando você conhece a pessoa além da aparência. É incrível como soa como um privilégio. Conheço Lupin de verdade! Sei quem ele é! Simplesmente maravilhoso! Pois aqui são revelados segredos que nenhuma outra pessoa sabe, um conhecimento confiado somente ao leitor.

O livro foi uma boa aventura, uma leitura muito fácil que me rendeu muitos sorrisos traquinas enquanto eu torcia para um ladrão. Sinto que estou me despedindo de um amigo travesso e não exatamente honesto, mas que provavelmente uma hora ou outra estarei procurando revisitar.
duda 11/10/2021minha estante
sua resenha ficou incrível, me deu mais vontade ainda de ler ?

Sarah 03/11/2021minha estante
E ai, mana, leu? Leia, é muito bom. Adoro um golpista, -q KKKKKKKKK

duda 03/11/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda n, acho q ano q vem consigo ler ele

Leticia.Santos 16/06/2021

Esse livro reúne nove histórias do famigerado Ladrão de Casaca. É uma leitura leve e divertida. Gostei muito da personalidade do Lupin, bem humorado, irônico e super confiante.
Alice.Nanica 17/06/2021minha estante
pode me dizer como eu leio aqi no app?

Leticia.Santos 17/06/2021minha estante
O skoob é somente para registrar as leituras. Não tem como ler por aqui. Esse livro eu comprei na amazon.

Alice.Nanica 18/06/2021minha estante
n sabe nenhum lugar q eu possa ler, pela net?

Lendo e Cantarolando 18/02/2021

Top...
É um clássico da literatura mas com leitura fácil, divertida, envolvente. E com a série ficou melhor ainda. O livro complementa a série e vice verso. Tem resenha no meu canal sobre: Lendo e Cantarolando - https://youtu.be/s2wcusKsPUk
Cleber 18/02/2021minha estante
Já estava querendo ler também, por causa da série, depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda.

Lendo e Cantarolando 18/02/2021minha estante
Nossa super compensa viu. Se for lá ver meu vídeo vai entender um pouco melhor sobre o livro. Fiquei morrendo de vontade de ler mais livros da saga

Lorena Maria 07/06/2021

Amei! Livro onde você não se cansa de ler e é envolvido de mistérios, e todos contendo o melhor ladrão de todos!! Ansiosa para ver o reencontro com Herlock Sholmes!
Eukaua 07/06/2021minha estante
Maravilhosoo né?!

Lorena Maria 07/06/2021minha estante
MUITO

LuisIV 17/06/2021

Um bom passatempo...
Aqui você encontra diversos contos, que apesar de curtinhos, tem seu nível de detalhamento e profundidade. Me interessei pelo livro após assistir a série na Netflix, gostei da experiência.

Você não vai sentir grandes emoções, seu coração não vai errar as batidas mas é um bom livro p/ ler em uma tardezinha de frente para o mar.

Acredito que seja perfeito p/ quebrar aquela ressaca literária.
Alice.Nanica 17/06/2021minha estante
como q eu posso ler no app?

LuisIV 26/06/2021minha estante
Que app?

Taina 14/09/2021

Bom passatempo
Resolvi ler o livro depois de ter assistido a série. O livro é composto de nove histórias das quais duas ou três me levaram ao tédio, mas de maneira geral, é interessante e bastante criativo.
Penso que à época em que foi escrito deve ter sido verdadeiro sucesso (justificável) e a fama que carrega até os dias de hoje o faz meritório de ser lido.
Em suma, um bom passatempo.
Milena 15/09/2021minha estante
E a série, amiga, você gostou? Só vi a primeira temporada, fiquei com medo da segunda ser um pouco forçada então não vi ainda..

Taina 16/09/2021minha estante
Então? é um pouco forçado sim, mas vale pela distração e criatividade (e tb foi rapidinho de assistir). As histórias do livro que me deram tédio foram justamente as mais forçadas.