O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

Camila Felicio 13/05/2024

Eça para mim é o maior escritor em língua portuguesa do século XIX, sua forma de escrever com tanta ironia me faz ser uma grande entusiasta. Para mim ele é único e enorme!
O Primo Basílio é um romance do realismo-naturalista em essência, Eça adorava Zola e em seus textos encontramos muito sarcasmo, muita crítica a sociedade portuguesa, muitos momentos absurdos mesclados com muita ironia e frases hilárias. Ainda que o começo seja lento, com o passar da prosa e o envolvimento de Luisa com Basílio me foi impossível largar a leitura, do capítulo 4 ao 11 o ritmo é frenético, dando uma pausa durante a ascensão de Juliana e o declínio mental de Luisa que passa a ser tiranizada pela sua empregada...

Jorge, o boi manso como Juliana o chama tem seu charme mas é um personagem morno, Basílio é o canalha em essência, D.Felicidade a beata (que parecia tirada do livro de O Crime do Padre Amaro) traz todo um alívio a narrativa, Leopoldina era o vício que influía em Luisa (a vejo como a personagem mais autêntica), Acácio simbolizava a hipocrisia burguesa... Luisa era o casamento burguês, burocrático e frágil...Mas ninguém brilha mais que a invejosa Juliana, que tinha lá suas razões e tinha seus sonhos, liberar-se de seu ofício onde sempre era oprimida por patrões e conseguir um dinheirinho para ter seu negócio e seu homem, a construção da personagem é BRUTAL, uma grande personagem queiroseana! Inclusive em seu final e como foi seu tratamento derradeiro terminei por ter-lhe muita empatia!

Livro maravilhoso, de um autor que eu sou apaixonada desde novinha e está sendo mágico retornar a sua literatura!! Ainda prefiro o Crime do Padre Amaro onde a construção me alucinou, e sua narrativa ainda me choca até hoje!
AlineLucia 13/05/2024minha estante
Não consegui sentir empatia pela Juliana, mas dei boas risadas (apesar de saber que era errado) com os pensamentos que ela tinha a respeito dos patrões e patroas que teve. Para mim essas são as melhores partes do livro! Eça entrou pra minha lista de favoritos com esse livro!

Camila Felicio 14/05/2024minha estante
Eu tentei kkkkk na parte dela velada tive mta dó ??? Construção maravilhosa! Não tem como não morrer de rir das opiniões dela sobre os patrões kkkkk lacrimejei rindo quando ela chamou o Jorge de boi manso!
Eça é sensacional porque ele tem uns temas fortes, critica sem dó mas do nada mete humor kkkk

Vanessa 10/05/2024

Um clássico mas que fica um pouco monótono de tanto que o autor descreve a cena mas uma tragédia anunciada

Myllena55 09/05/2024

Um primor da Literatura portuguesa
?Contexto histórico e curiosidade literária
Publicado em 1878, O primo Basílio foi um romance de grande sucesso tanto em Portugal quanto no Brasil. O escrito causou grande repercussão entre leitores, críticos e escritores. Estava em voga a escrita Realista/Naturalista. Enquanto alguns escritores derramavam elogios, ninguém menos que Machado de Assis elaborou duras críticas sobre a obra, falando sobre o excesso de descrições e falta de originalidade, mas assegurou que tinha grande admiração pelo escritor português. Por sua vez, Eça de Queirós agradeceu ao escritor brasileiro pela crítica, pois honrava o livro pelo rigor com o qual foi escrito.
?Sobre a obra
O romance se passa em Lisboa, tendo como alguns dos personagens: Luísa, Jorge, Basílio, Sebastião e Juliana. Essa última é criada da casa, marcada por um vida de miséria e sofrimentos, que tenta fazer seu ?pé de meia? para a velhice, por meio de algum deslize das patroas a quem servia. Ela encontra em Luísa uma oportunidade. Todos os personagens estão constantemente envolvidos em discussões, debates e conversas íntimas, que são características das obras de Eça de Queirós.
?Minha opinião sobre a obra
Foi uma leitura um pouco lenta, mas muito interessante. Apreciei bastante a escrita do Eça de Queirós e super recomendo a leitura. O final é inesperado e pode gerar indignação no leitor, passei muita raiva com o tal primo Basílio. Para mim é 4 estrelas, pois gosto de finais felizes e apaixonados. ??

vanessaetraud 08/05/2024

"Ele segurou sua mão com delicadeza, mas seus olhos traíam a dor que ele tentava esconder. Naquele momento, ambos sabiam que estavam se despedindo para sempre."

Mais um exemplar que aborda os valores morais da sociedade da época. Aqui, somos apresentados a um triângulo amoroso não oficial, envolvendo Luísa, uma mulher idealista cuja vida se transforma quando seu caso amoroso vem à tona, ao lado de seu marido, Jorge, e seu primo Basílio, um sedutor egoísta.
Mais uma vez, o livro destaca as fraquezas humanas e os conflitos éticos. A sociedade está pronta para lidar com comportamentos imprudentes e paixões descontroladas? A resposta é não, e é Luísa quem acaba sofrendo as consequências.

Basílio se revela como um homem egocêntrico, preocupado apenas com seus próprios interesses. As repercussões do envolvimento e conduta do trio recaem exclusivamente sobre Luísa, enquanto para Basílio, por ser homem, o que é revelado e apontado é aceito com tranquilidade, enquanto ela é destruída.

Podemos oferecer tudo, e mesmo assim não será o suficiente. Um amor que poderia ser avassalador chega a um fim tão doloroso que invalida cada momento vivido. Talvez todos os três tenham sua parcela de culpa. Talvez, se Jorge tivesse nutrido mais seu relacionamento com Luísa, a traição não teria ocorrido. Talvez, se Basílio não existisse, o desfecho poderia ter sido feliz. Ou, talvez, seja inerente à sua natureza, e Luísa nunca teria sido verdadeiramente feliz com Jorge. Há um eterno "e se..." porque a vida dela se desvanece e se perde para sempre. O destino foi cruel com ambos, mas o que me marcou foi o desfecho da protagonista, consumida pela culpa e pelo desespero, deixando cicatrizes profundas em sua alma e a levando ao fim. Seu coração partido percebe tarde demais o verdadeiro custo de suas escolhas imprudentes. Acredito que a solidão e o remorso a acompanharam até o último suspiro.

Mimyas0 05/05/2024

Um livro que criou lembranças.
De início é muito chato de ler, passar das 10 primeiras páginas foi uma luta daquelas. É uma história de arcos até interessantes e personagens cheios de personalidade. Gostei, mas não muito.

Leitura clássica me quebra, li somente por conta de um trabalho da escola e acabei adquirindo um certo carinho por conta das memórias que criei em volta deste livro. Fazer uma peça sobre ele foi desafiador ainda mais porque eu era a roteirista, mas vendo agora depois que passou só tenho boas lembranças dos ensaios e da peça que (para o meu grupo) foi perfeita.

Reg 04/05/2024

Não funcionou bem pra mim. Não que não seja um bom livro, já li outros livros do autor e gostei bastante, mas esse não consegui me conectar com os personagens. Achei meio lento, leitura meio difícil.

GabiMaria25 01/05/2024

Esse é um livro sobre a Luísa
"O Primo Basílio" foi uma grande surpresa para mim. Eu estou encantada com a escrita do autor Eça de Queiroz! Nunca havia lido nada dele e eu já quero ler mais obras dele. O enredo, os personagens, o cenário, todo o contexto da época faz com que o leitor se sinta parte daquilo. Eu mesma me senti vivenciando em Lisboa no século XIX, observando a vida daquelas pessoas, principalmente de Luísa.

O que falar de Luísa? Ela é a personagem principal do livro. Não deveria ser o Primo Basílio, mas sim um título direcionado a ela. Tudo gira em torno dela, da sua vida, seus desejos, seu casamento, sua relação com as empregadas, suas vontades e seus desprezos. Confesso que no início achava muito sonsa, mas após sofrer na mão da Juliana e ficar doente fiquei com muita pena. Me senti como se fosse amiga dela e estivesse vendo ela sofrer (justamente) por um erro que cometeu.

As personagens femininas desse livro são esplêndidas (tirando a Dona Felicidade que é chatíssima). Luísa, Leopoldina e Juliana são muito bem desenvolvidas. Queria ter visto mais da Leopoldina, mas o que o Eça apresentou foi o suficiente para conhecê-la, e, também, queria que tivesse desenvolvido melhor a cozinheira Joana.

Contudo, Luísa e Juliana são as melhores personagens da obra. Confesso que torcia muito pelas vinganças da Juliana mas depois eu vi que ela perdeu a mão.

Sobre os personagens masculinos, pouco a dizer: Basílio um macho escroto, Sebastião amigo fiel, Jorge chato no início mas com um bom coração, o único que amava a Luísa verdadeiramente.

Eu posso afirmar que esse é até o momento o meu livro favorito de toda a minha vida. Tem babado, confusão, baixaria e entretenimento na certa. Nota 10!

Maick 28/04/2024

O primo Basílio
Uma linguagem não tao muito difícil que se parece , em que você entrará em um tempo em que as pessoas terão que dar explicação em tudo que se faz.
Luiza sofreu tanto ,em uma posição tão difícil de sua vida amorosa que a confiança com as pessoas em sua volta faziam ausência nesses dias que nunca findaram.
Existem algumas Luiza hoje nesse século em que viemos ?? Talvez ,mas com uma mente tão esperta quanto !
Sem mais .

Jessica1248 27/04/2024

Único sentimento possível: Ranço. Ranço de absolutamente todos os personagens! Uma hipocrisia que enjoa... Terminei o livro na força do ódio!

Raysa Pinheiro 25/04/2024

O enredo é interessante, mas existe um pouco a barreira da linguagem e da escrita do século XIX. O final achei inesperado.

Helena 23/04/2024

Passeei o livro todo odiando com todas as minhas forças Luisa e Basílio pra no final a dona morrer e ele fazer um segundo filme de curtindo a vida a doidado???

@jana450 15/04/2024

Inesquecível
Por ter sido leitura obrigatória para o vestibular eu li com muita atenção e reli, fiz todos os questionários e por isso não esqueci nenhum detalhe.

Polianny Martins 09/04/2024

Fiquei agoniada com o romantismo e o machismo andando de mão dadas. Na maioria dos momentos não gostei da história, mas ela é muito boa perto do filme.