O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

Maia 10/08/2022

O enredo é super conhecido, é um clássico em língua portuguesa, Luísa leva uma vida tranquila e feliz e de repente surge sua antiga paixão, o tal primo Basílio. A partir daí temos uma deliciosa narrativa de amores, arrependimentos, consequências e desilusões.

O personagem que mais me incomoda, além do tóxico e detestável primo é a criada Juliana, as vezes a detesto, mas as vezes a compreendendo, afinal, ela tem uma vida bem infeliz, difícil ser uma pessoa agradável nestas condições.

Izadora 07/08/2022

O primo Basílio - comentário crítico
Eça de Queiroz transita escancaradamente entre a misoginia da mulher "culpada" e o classismo da elite "inocente" e o pobre "perverso". Primeiro, que temos uma mulher recatada, vista como um prêmio a ser conquistado e desvirtuado pelo homem moderno, viril e centro das atenções. Na medida em que os desejos e o ego dessa masculinidade são saciados, Luisa se torna suja e enganada, no ápice de sua fragilidade. Sai a figura opressora do homem, entra a figura perversa e oportunista da mulher pobre, empregada, fazendo de Luísa a Mártir. Sai de cena a dinâmica da opressão machista, entra em cena a opressão social e racista, retrato da desigualdade. Ao longo da história, as opressões criam retratos inferiores das mulheres, em diferentes níveis.

Martinha.Souza 03/08/2022

Um clássico
Uma leitura reflexiva, com uma análise sobre a posição da mulher na sociedade, a valorização do trabalho. Podemos comparar as mudanças que ocorreram ao longo das décadas.
Uma leitura inicial difícil, mas com o passar das situações você vai sofrendo e angustiando com os personagens.

Maycon Silva Aguiar 20/07/2022

Luísa, Juliana e Basílio: diferentes facetas de ser humano
Peço desculpas aos amantes de Machado de Assis, de Clarice Lispector e de outros gigantes da literatura brasileira. Espero que não se entenda mal o que direi, por favor: apesar de meu enorme apreço pelos autores nacionais, encontrei, tanto em Eça de Queiróz quanto em José Saramago, ecos de minha voz e simulacros de minhas paixões.

"O primo Basílio", nesse sentido, é um preciso exemplo de como um livro pode me descrever na forma de figuras de linguagens e de artimanhas narrativas. Não se trata de um romance folhetinesco apenas, embora tenha sido esse, talvez, seu propósito principal. Subjacentemente ao enredo, há muito mais do que isso: pulsões se revelam e fazem com que o leitor defronte os próprios desejos, as próprias hipocrisias e as incoerências das conveniências sociais.

Andressa 18/07/2022

Classico.
Um clássico, isso é claro. Mas confesso que, para mim, a leitura foi arrastada. Não conseguia me prender, li pq não gosto de abandonar leituras, sempre tento ler todos dos quais inicio. Quem sabe uma releitura, mas não sei se consigo.

beatriz 15/07/2022

Foi o primeiro clássico que eu li, então acabou sendo uma leitura complicada no início, mas depois que acostumei melhor eu não conseguia parar de ler.
A escrita do Eça é genial, dá pra sentir a ironia do autor nas palavras, como se você achasse determinadas situações tão irônicas quanto ele, o que só demonstra a genialidade desse escritor.
Quando terminei esse livro tive que ficar em silêncio por uns 5 minutos somente refletindo o que tinha lido, é um livro genial que mostra a realidade da vida das pessoas de maneira muito crua e, apesar de escrito há anos, ainda trás questões muito atuais.

Indy 15/07/2022

Um dos clássicos da literatura portuguesa, o livro traz questionamentos interessantes e atuais, principalmente referente ao casamento e as relações humanas.

Mas, além disso, conseguimos ter uma ideia de como era a burguesia portuguesa e todas as suas hipocrisias e também, seus preconceitos, racismos, e classes sociais. Mesmo sendo o plano de fundo da realidade da época (pouco distante da nossa atual), nos ajuda a entender a história e o desenvolvimento dos personagens.

É inegável que o relacionamento da Juliana com a Luísa é parte mais importante do livro e extremamente intrigante. Não há culpados e inocentes, e acho que o autor quis trazer esta reflexão. Em diversos momentos, vemos a Luísa com ações abusivas, injustas para com a Juliana (mostrando claramente estas separações de classes). Por outro lado, vemos Juliana manipuladora e vingativa, sempre se sentindo vítima e injustiçada (sentimentos mais comuns nas relaçoes) Porém ambas com segredos e com desejos.

Uma sonha com uma vida que nunca teve. E sente o tempo todo que as suas "senhoras" a roubam, por isso guarda um segredo para subornar outra e "ter finalmente tudo o que lhe é de direito". Por outro lado, Luísa se encontra "tediosa" de uma vida monótona e solitária, não sabendo o que fazer com a sua vida, pois não está sendo "como ela sonha", encontra em Basílio, um antigo amor, uma "quebra" na realidade.

Agora esta é uma das partes que mais me revoltaram no livro. O jeito que o Basílio manipulou a Luísa só para ter o que ele queria. Sem amor. Sem compaixão. Apenas luxúria e desejos momentâneos. Via a menina apenas como um "pedaço de carne". E simplesmente a abandona/despreza quando se encontra em dificuldade. E tudo isto é ainda extremamente real em nossa sociedade. O jeito dele malicioso e até sádico, em diversos momentos se gaba da "conquista"/"passatempo. É neste ponto que me deu vontade de parar o livro e taca-lo para longe.

A visão distorcida que os homens têm pelas mulheres neste livro é de uma crítica constante do autor, não sei se era a sua intenção, mas é inegável que ela estava presente. E claro, a hipocrisia do casamento. -------trecho seguinte com spoiler, pular para o próximo parágrafo -----O choque do personagem ao pensar na traição cometida pela mulher, mas ele mesmo passou tempo fora desnecessariamente apenas para continuar fomentando suas paixões locais.

Há uma adoração do autor e da sociedade pela pele clara da personagem. E todo o tempo, o autor coloca o trabalho de casa/serviçal associado a cor da pele negra. Ou seja, uma sociedade extremamente racista (inclusive o autor) e, por isso, é preciso tomar este ponto com atenção, pois não era uma crítica a sociedade, mas sim a realidade e que eles não estavam nem um pouco incomodados em mudá-la.

Eu me surpreendi bastante com a história e com as críticas. Esperava um pouco menos do livro, mas fiquei com estas reflexões durante a leitura que me marcaram bastante. Há momentos que demora um pouco para saber qual é a "voz" dos diálogos, pois muda bastante, por isso será bastante comum voltar e reler a mesma página algumas vezes, porém a leitura vale bastante a pena.

Italo 14/07/2022

Primo? Tá mais pra filho da p...
Me entretive com esse livro, não estava esperando muita coisa dele porque não tinha morrido de amores por Os Maias, que é a obra-prima do Eça, e também porque na faculdade eu estudei a resenha carregadíssima do Machado de Assis sobre essa história.

E ele tem razão em algumas coisas, concordo quando a crítica ao avolumamento no final do livro, em especial o capítulo do jantar e do teatro. E também na falta de fibra moral da Luísa que realmente é uma porta, a mulher não move uma palha pra sair daquela situação.

No mais, eu me diverti lendo, a narrativa tem um ritmo bom, as críticas do Eça sobre a sociedade portuguesa da época é uma delícia de ler. Mas achei o desfecho da Luísa fácil demais como conclusão, poderia ter explorado mais a personagem.

(E todo mundo sabe que o Machado não gostava do Eça porque o português já deu uns pegas na mulher dele).

Sthefany.Couto 17/06/2022

Ruim.
Não é o pior livro do mundo, mas passa longe de ser o melhor. A história não é ruim, de verdade. Mas é muito enrolado... O autor descreve cada suspiro, cada pedra... É cansativo! Esse livro daria para ter 100/150 páginas numa boa. Horrível.

Matheus 16/06/2022

Leitura enriquecedora
Bem, devo confessar que tomei este livro para ler atraído pelo título, ou como muitos dizem, "uma escolha no escuro". Talvez seja esse o motivo pelo qual abandonei a leitura na primeira tentativa. Porém decidi dar uma segunda chance ao livro, dessa vez já ciente das intenções do Eça ao publicar tal romance; e consegui concluir a leitura.

Agora falarei sobre minhas percepções.

Numa visão crítica da obra, se a intenção do Eça, além de denunciar o comportamento e as atitudes execráveis da burguesia portuguesa do séc. XIX, era provocar no leitor uma severa repugnância, ele conseguiu com mastria.

Os personagens que compõem a obra são a maioria, egoístas, mesquinhos e materialistas. Não prestam atenção no próximo, são focados em si mesmos e na satisfação dos seus desejos pessoais.

Não posso dizer que essa foi uma leitura prazerosa. Mas devo admitir, que mesmo no séc XXI, o Primo Basílio se faz muito atual e tem muito a ensinar, a quem dá uma chance ao romance.

Ana 16/06/2022

O livro traz um belo misto entre uma história que prende o leitor e uma crítica nítida da realidade de certa sociedade.
A trama é interessante - a dúvida ante as decisões da personagem Luísa, ante o futuro desta e das demais participações, as intrigas... Mas o que realmente mais me agradou na obra é o fato de que cada personagem traz consigo uma forma de representação do que encontramos numa sociedade que vai se corrompendo - desde as personagens realmente más de caráter até aquelas que não possuem intenções puramente ruins, mas vão cometendo atitudes decadentes.
Gostei como Eça também retratou a posição da mulher nisso tudo de forma bem ativa - dando ênfase aos pensamentos de Luísa e Juliana em relação às demais personagens, por exemplo, o que ajudou a criar um contexto do porquê de suas ações.

Guilherme909 14/06/2022

Amor I love you
O Primo Basílio é um romance de Eça de Queiroz. Publicado em 1878, constitui uma análise da família burguesa urbana no século XIX

Fiz uma prova tendo como temática esse livro. Tive a oportunidade de fazer observações e recortes do livro e comparar ao filme. Onde diga-se de passagem as diferenças já começam na geografia. Enquanto o filme traz a grande são Paulo na década de 80

O livro retrata o tradicionalismo pautado na burguesia lisboeta.

Mas toda vez que penso nesse romance me vem a cabeça a canção" amor I love you" que fora inspirada pelas páginas do romance proibido desse livro.

Vale apena ler

Luciana 09/06/2022

Não há mulheres más, minha rica senhora, há maus homens...
Publicado pela primeira vez em 1878 por Eçá de Queirós, o Primo Basílio é uma das obras mais importantes do realismo português.

Neste livro, o autor faz um panorama da sociedade portuguesa da época e suas críticas à burguesia e aos atos humanos são expostas por meio da análise psicológica de seus personagens, dos estereótipos e comportamentos.

Queirós retrata uma sociedade decadente que ainda ses acha grande, ao mesmo tempo que explora todas as camadas hipócritas da classe burguesa da qual Jorge e Luísa (personagens principais) fazem parte ao lado de Basílio.
Achei a obra incrível, parabéns ao autor. Reconheço sua grandiosidade. Mas me irritou demais entender para onde a história de Luísa caminhava.

Foi muito real e muito injusto. Luísa pagou por tudo. Sofreu sozinha. Carregou o peso calada, por medo do marido e da sociedade. O marido que provavelmente a traiu.

Tudo isso enquanto Basílio fugia. No final, o infeliz ainda termina o livro rindo de Luísa, fazendo troça da mesma, a comparando a própria decadência que repudiava em Lisboa. Se esse livro teve um vilão, Basílio foi o maior deles.

"? E vai fazer isso por mim, Sebastião, por mim, que fui tão má mulher...
Sebastião corou, respondeu encolhendo os ombros: ? Não há más mulheres, minha rica senhora, há maus homens, é o que há!"

Sebastião melhor personagem. Soltou, na minha opinião, a frase que melhor resumiu este livro.

Dei três estrelas porque me irritei com o destino de Luísa, do contrário, merecia mais.