O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

deuxdesoleil 04/07/2023

Fofoca é bom, sim!
Eça de Queiroz... o que eu posso dizer, que tantas outras pessoas já não tenham dito sobre esse autor? São poucos os escritores que conseguem fazer poesia, de maneira tão complexa, com assuntos tão banais, dentro de um romance tão grande, quanto Eça de Queiroz. Para mim, "O primo Basílio", assim como todas as obras que li do autor, são isso: poesia.

É uma história lenta, que narra personagens insignificantes, com objetivos insignificantes em uma sociedade repleta de contradições, sentimentos rasos e problemas sociais. Queiroz escancara cada um desses problemas e trata a insignificância das personagens com uma grandeza absurda.

Acredito que os leitores (mais jovens e mais velhos) desgostam dessa lentidão porque estamos tão acostumados (e me incluo aqui) em histórias dinâmicas, com acontecimentos maravilhosos, com sentimentos passionais e objetivos de muita significância, tanto para a narrativa quanto para o desenvolvimento das personagens, que, é claro, quando nos deparamos com um romance que segue o caminho inverso, ficamos um pouco entediados.

Não apenas entediados, acredito também que a narrativa de Queiroz provoca bastante indignação. Afinal, as personagens fazem dramas absurdos com situações minúsculas. A indignação se dá ainda com as diversas problemáticas trazidas à tona: a questão do machismo, o preconceito racial, o patriarcado, a pobreza, as desigualdades de classes e afins. Queiroz trabalha com essas problemáticas de uma maneira intrínseca ao cotidiano das personagens, explicitando o quanto é real e o quanto essas situações poderiam acontecer, e acontecem, na realidade.

É triste, porém é muito bonito ver que "O primo Basílio" permanece uma obra atual, com discussões contemporâneas e reflexões vivas.

Por fim, reconheço a maestria de Queiroz. A obra, apesar de carregar temas complexos e doloridos, como o racismo e a mulher como objeto de uso, tem um dinamismo e leveza, que toda a temática mais difícil de engolir muitas vezes passa "batido". O leitor é convidado a explorar o cotidiano dessa pequena burguesia, como se estivesse debruçado na sacada de uma janela fofocando sobre a vida alheia. E todas as fofocas são deliciosas!

Queiroz, apesar de não ser sua obrigação, ainda traz bom humor em doses muito inteligentes. As pequenas explosões de ira, as fofocas mal contadas, os comentários atrás das cortinas, situações tão ridículas, que se torna impossível não soltar um riso ou dois. Como leitor, você apenas sorri e aguarda a próxima fofoca.

Amadeus bibliotecário 04/07/2023

Uma das obras mais emblemáticas da literatura realista.
Temos aqui uma narrativa precisa e detalhada, que expõe os aspectos mais sombrios da sociedade burguesa portuguesa do século 19. Ele retrata a hipocrisia, a moralidade aparente e as relações vazias que permeiam a alta sociedade lisboeta.
Ao longo da trama, Eça de Queiroz revela os conflitos internos de seus personagens, explorando suas fragilidades emocionais e seus desejos reprimidos, ou seja, talaricagem pura!!!

Hilton 03/07/2023

Comecei e terminei a história odiando todos os personagens exceto por um cidadão de bom coração. ou a personagem é pedante e chata ou ela é sequelada e maluca. quase todos os personagens, no fundo da alma, só desejam o bem estar próprio. assim, o livro denunciou com primazia a decadência da sociedade de lisboa da época, o autor foi brabo. só que ele não foi brabo na hora de narrar a história, porque o livro também começa e termina chato, menos nos momentos de cólera das personagens.

Melga 06/06/2023

Melhor livro da vida
Sem sombra de dúvida o meu livro favorito da vida. Tive a primeira experiência com a obra no ensino médio e levo comigo. Com traços bem realistas, Eça de Queiroz expõem a sociedade machista, as relações humanas como sendo por interesse. Luisa se apaixona e começa a viver um romance escondido com seu primo Basílio enquanto seu marido estava trabalhando na construção de Brasília, no momento em que ela está mais acuada, Basílio foge a deixa resolver tudo sozinha.

Marcos5813 04/06/2023

Ao desembargo do coração
Romance esplêndido do Eça de Queiroz. As relações proibidas, menos de família e mais pela concupiscência da carne, torna o "paraíso" um lugar funesto e de vanguarda, onde esperando ter em vida ou em morte as sensações mais profundas da alma. De dois amores, morreu-se os dois, um registrados nos anais fúnebres, o outro, de provisão tardia, traído. Favoritado!

Ramon98 14/05/2023

Eça de Queiroz disseca a infidelidade ao mostrar que todo o prazer que sustenta a traição é o fruto proibido da novidade e as condições do mistério que o "paraíso" proporciona.
Atual e perspicaz, é impossível não reconhecer a genialidade literária de Eça de Queiroz. Sua habilidade em desnudar as hipocrisias e revelar as verdadeiras facetas de uma sociedade que insiste em se mostrar sob falsas bases é testemunho de sua maestria como escritor. Cada obra de Eça de Queiroz é uma imersão profunda em um mundo de personagens complexos e tramas intricadas, despertando reflexões sobre as nuances da vida em sociedade. Como leitor e fã das crônicas de Nelson Rodrigues, não poderia deixar de me afeiçoar a essa escrita.

Lu 09/05/2023

Coisa mais linda!
Amei do começo ao fim!
Li na adolescência e foi marcante. Reli agora e foi surpreendente!
Achei lindo a descrição de tudo, das personagens, dos locais. Achei lindo o trator passar por cima de todo mundo!
Eça esmaga!

Ed Souza 29/04/2023

O primo Basílio
Acredito que já lindas vezes e tenho certeza que irei ler outra vez antes de morrer

Uma história linda , clássica e cheia de grandes personagens

Sayonara 18/04/2023

O Primo Basílio
Divertido e um prato cheio para quem se interessa em fazer análises sobre os personagens-tipo da estética realista.
A trama não deixa nada a desejar para os melhores novelões que encontramos por aí afora, razão pela qual atravessamos suas mais de quatrocentas páginas sem sentir, e ainda temos o bônus de conhecer Portugal do final do século XIX e seus atores. Vale a pena!

mariajailza 14/04/2023

Cruel e real!
Eu já li quando adolescente, mas ler na fase adulta foi surreal.

Luísa caiu na conversa do Basílio simplesmente pq ela não conhecia o amor próprio.

O autor fala várias vezes que o Basílio falava ou fazia era inédito na vida dela ou que só era encontrado nos romances... E o que muda hoje?

A gente continua colocando nos braços do outro a responsabilidade de nos fazer sentir amadas, continuamos dependentes emocionalmente.

E como a Luísa, continuamos caindo na conversa de quem só quer nos usar.

Luísa errou sim, mas o Basílio foi desumano. E quem ficou na boa?

Esse livro é muito necessário, leiam!

Lilian 11/04/2023

Uma das maiores obras literárias portuguesas!
O romance é uma crítica à hipocrisia da sociedade burguesa da época, retratando personagens que lutam para manter as aparências, enquanto escondem seus segredos e vícios. "O Primo Basílio" é uma obra intensa, que aborda temas como adultério, corrupção, inveja e manipulação, e é considerado uma das maiores obras literárias portuguesas.

site: https://lilianfreitas.com/