Conversações com Renato Russo Renato Russo

Resenhas - Conversações com Renato Russo

Maria.Batagin 05/04/2024

Biografias
Um compilado de várias entrevistas com os integrantes do Legião Urbana.
Os Pensamentos e opiniões precisas do Renato Russo se destaca dentro da banda.

Maju39 24/09/2023

Carinho muito grande
Triste por não poder fazer com que as palavras desse livro não acabem nunca, eu gosto muito da essência brasileira e de pessoas que eu considero geniais aqui do Brasil, no meio delas está o Renato Manfredini Junior, eu nem existia ainda enquanto o renato já estava lá, morto, e a vida é assim mesmo, eu gosto de conhecer pessoas que pensam como ele, e como ele disse no livro, a banda legião urbana foi o porta-voz de muitos que pensavam aquilo e não sabiam como se expressar, então é normal sim você se identificar com a banda, intuito é esse, não me considero "diferente" por gostar de legião urbana, mas sim considero que tenho um certo privilégio, gosto também de como o renato deixa claro que não é ele quem faz tudo na banda e que ele não é o dono de nenhuma verdade, a gente perde muito tempo tentando ser melhor que os outros, Renato também não se considerava nenhum poeta, só letrista, ele gostava de Fernando Pessoa!!! Ele também disse que não se considera profissional, se considera amador (amador no bom sentido, d quem ama o que faz) gostaria de transcrever para cá todas as palavras dele que me tocaram, mas não ia caber, Renato foi único, você é único, busque sua individualidade tente não ir na onda e descubra o que você mesmo gosta de fazer, essencial.
Viva Renato Russo !! Dado e Bonfá também!!

Antonio Maluco 02/09/2017

Estilo Musical
foi legal saber o que pensa o Renato Russo em vários assuntos

skuser02844 09/02/2016

seleção ótima de entrevistas!
acho que posso afirmar ter lido todas, ou quase todas, entrevistas do renato. sendo esse o terceiro ou quarto livro do gênero que leio sobre ele. um livro para os fãs; um verdadeiro achado rsrs. ainda mais se, como eu, você tenha a sorte de ler a primeira edição, que data de 1996. comprei de um sebista com aquelas páginas amarelinhas e tudo mais. recomendo.

Alfeu Junior Varela Bueno 20/07/2014

Lido e relido em 2002

Cáh 10/07/2012

Conversações com Renato Russo
Conversações com Renato Russo é um livro onde contém trechos de entrevistas feita com Renato Russo, e algumas com a banda, onde você acha respostas de muitas perguntas, conhece um pouquinho mais sobre o artista e a banda Legião Urbana.
Essas entrevistas abordam vários assuntos, onde Renato fala de suas angustias, suas duvidas, política, sonhos, a geração do decorrer dos anos, do que mais gosta das suas inspirações, e do que faz em seu tempo livre...
Conta sobre o que está se passando na sua vida pessoal, sobre sua carreira solo, sua vida como compositor e integrante da Legião, sobre sua saúde, fala sobre o homossexualismo. E a grande parte das entrevistas, fala muito sobre a relação das drogas, jovens e o rock in roll.
Deixa claro em várias trechos que não apenas ele que compõe a Legião, não apenas ele que faz as canções, deixa claro que muitas vezes também o próprio Dado e Bonfá chegavam com as composições prontas, e ele fazia a letra.
Enfim, é um livro que você lê com um ar de curiosidade, querendo saber o que esse grande artista falou, fez e pensou. Eu como grande fã do seu trabalho, recomendo muito o livro, e descubra um pouquinho mais sobre o grande poeta do rock dos anos 80 e 90.

Alineprates 12/02/2011

Renato Russo foi, na minha opinião, um dos maiores poetas do rock brasileiro e apesar de sua morte me 1996 continua conquistando "legião" de fãs por todo o país e de todas as idades.
Eu tenho uma enorme admiração pelo Legião Urbana e por todo o seu trabalho.

Esse livro se trata de uma coletânea de entrevistas com Renato Russo, desde o inicio da banda até a morte do vocalista. Em algumas entrevistas tem participação de Bonfá e do Dado.

O que eu mais gostei é que esse livro é que não se trata de alguém falando sobre o Reanto, mas dele falando de si mesmo, respondendo diversas perguntas, expondo sua opinião sobre diferentes assunto como droga, musica, politica, aids, amor, família,sexo, etc. Isso me fez sentir mais próxima do Renato, como se eu estive ali ouvindo ele falar.
Quanto mais lia o livro mais admirava o grandioso Renato, mais queria saber sobre ele, como ele se sentia sobre as coisas.

Não há como negar que o ele era uma pessoa extremamente inteligente, ele não apenas cantava, mas entendia de música e quando eu digo isso, estou falando que ele conhecia a história da música brasileira. Além de ser antenado em política, história, literatura...

No livro Renato fala sobre seus gostos musicais (era fã do Djavan e Caetano) e na literatura Drumond e Pessoa, não como negar a influência em suas músicas (belíssimas!). Ele também fala de Cazuza e como a sua morte o afetou na época.
Quando terminei o livro não pude deixar de pensar o quanto perdemos em termos de "qualidade" na música brasileira, pois Legião Urbana não era apenas uma banda para "ouvir" era uma banda para ouvi e sentir, tudo ao mesmo tempo.

"Se eu tenho medo que me esqueçam? Não;
eu estou com o público e ele está comigo."
Renato Russo

titaah 28/12/2009

Entrevistas com Renato separado por períodos, interessantíssimo para saber mais sobre oque o líder da Legião Urbana pensava.

vsc bibliotecária 14/09/2009

"Legião Urbana tudo vence"
Urbana Legio Omnia Vincit!

Mais um presente para os fãs da Legião Urbana.

Gabriel Barros 28/08/2009

Conversações com Renato Russo
Polêmico, inquieto, criativo e carismático. Assim era Renato Russo, o grande poeta do rock brasileiro dos anos 80 e 90. Nesta seleção de suas melhores entrevistas, ele está mais vivo do que nunca. Conta os segredos do sucesso do Legião Urbana, faz declarações reveladoras sobre sua vida e a sua carreira, e opina sobre temas instigantes - música, política, comportamento, sexualidade, drogas... Em cada frase, a ousadia de um artista que se transformou no guru de gerações de jovens brasileiros.

“Conversações” está longe de ser mais uma biografia longa e cansativa sobre como o artista ia dormir, mas é basicamente uma espécie de coleção de recortes de revista de rock, onde você conhece seu artista com fotos, trechos de musicas, declarações e até opiniões. Renato se mostra surpreendente nestas entrevistas, e quem é realmente fã de Legião Urbana deve ler este livro.

Gabriel Barros

Princess_cila 15/05/2009

Pura autenticidade!!!
É um ótimo livro para acompanhar a história de Renato Russo, e consequentemente da Legião Urbana, através da reunião das entrevistas mais marcantes de sua trajetória.